Ícone alego digital Ícone alego digital

Debatedores apontam preocupação com o desmonte dos Correios

27 de Abril de 2017 às 15:58

Em audiência pública que debate a situação Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a deputada Adriana Accorsi (PT), o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Mauro Rubem, o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Goiás, Elizeu Pereira da Silva, e demais debatedores mostraram preocupação com a situação dos Correios, que passa por problemas de gestão.

A Empresa, segundo eles, passa por um processo de desmonte que pode deixar no Brasil cerca de 110 mil trabalhadores desempregados, sendo que, em Goiás, este número está em torno dos 3 mil servidores.

De acordo com Elizeu, os Correios faturam bilhões de reais anualmente, mas a Presidência da Empresa acredita que a mesma está gerando prejuízo e aponta para a privatização como saída para solucionar a questão. Ele lembrou que, na Argentina, a empresa de serviços postais pública foi privatizada, contudo, a medida não se mostrou vantajosa para o País, que agora está cogitando reestatizar a mesma. Para o sindicalista, a manutenção de uma empresa estatal que presta este tipo de serviço vem ao encontro da soberania do país e sua segurança nacional.

Mauro Rubem teceu duras críticas ao Governo Federal por cogitar a privatização da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. "Eles são um bando de ladrões roubando o povo. Realizamos esta audiência para defender esse patrimônio do povo. O fato concreto é que o desmonte está vindo de forma acelerada e temos que barrar isso", comentou.

Servidores dos Correios, presentes no debate, levantaram a questão de que a empresa está gerando cada vez mais lucro, mas que a massa trabalhadora está sendo prejudicada com o fechamento de agências, tendo em vista que o acúmulo de entregas está colaborando para a queda de qualidade dos serviços.

Eles acreditam, ainda, que os sindicatos devem lutar por uma auditoria nas contas da Empresa e realizar um lobby junto ao Congresso Nacional para impedir o desmonte dos Correios.

A audiência pública está em andamento no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira, 27.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.