Simeyzon participa do Brasil Solar Power, evento sobre energia solar fotovoltaica, no Rio de Janeiro

05 de Julho de 2017 às 12:06

O deputado Simeyzon Silveira (PSC) está representando a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, como presidente da Comissão de Minas e Energia, e também do Fórum Permanente de Energia, no evento Brasil Solar Power, evento oficial do setor fotovoltaico nacional, que acontece nos dias 5 e 6 de julho, no Rio de Janeiro.

O congresso aborda, nestes dois dias, os principais temas sobre Geração Centralizada e Geração Distribuída, reunindo autoridades e os principais nomes do setor no Brasil e no mundo.

Segundo informações da organização, a feira de negócios, além de trazer dezenas de expositores da cadeia produtiva, irá oferecer workshops gratuitos sobre os mais variados temas.

Nesta quarta-feira, 5, o evento contou com as presenças do governador Marconi Perillo; do secretário da Secima, Vilmar Rocha; do presidente executivo da Absolar, Rodrigo Sauaia; do Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Silva; além de governadores dos estados da Bahia, Piauí e Tocantins; e outras diversas autoridades sobre o assunto.

Para Simeyzon, é extremamente importante a participação em eventos deste porte que tratam sobre o futuro da geração de energia no país. O deputado enfatizou que está buscando todas as informações do Setor Energético, principalmente sobre a produção de energia limpa, e levando as informações do que está acontecendo no Brasil e no mundo para o Fórum, para deixar o Setor em Goiás mais produtivo e eficaz.

“Estamos há dois anos fomentando as energias renováveis em Goiás no Fórum Permanente de Energia, que teve sua primeira fase encerrada neste primeiro semestre de 2017. Nesta fase criamos regulamentações e fomentamos a energia fotovoltaica no Estado, que cresceu oito vezes nos últimos dois anos”.

Painéis de debate

O primeiro painel foi um Panorama Fotovoltaico Internacional, uma Sessão Conjunta dos Congressos de Geração Centralizada (GC) e Geração Distribuída (GD). Neste painel, representantes de algumas das principais entidades internacionais apresentarão um panorama atualizado do setor e do mercado solar fotovoltaico em diferentes regiões do mundo, incluindo recomendações de melhores práticas em políticas públicas, regulamentação e incentivos de mercado.

Outro painel importante foi um talk-show realizado com lideranças governamentais sobre políticas estaduais e municipais para energia solar fotovoltaica. Este debate contou com uma palestra introdutória da Absolar, e com diversas autoridades de diferentes Estados, apresentando suas ações, políticas públicas, programas e incentivos para ampliar a participação da energia solar fotovoltaica em suas regiões.

Durante este painel, Rodrigo Sauaia parabenizou e agradeceu o Fórum Permanente de Energia, presidido pelo deputado Simeyzon, e fez questão de ressaltar a importância do trabalho que o parlamentar está fazendo no estado de Goiás desde o ano de 2015.

Congressos

No evento ainda ocorreram dois Congressos, um de Geração Centralizada (GC), e um de Geração Distribuída (GD).

O de GC teve como tema as Usinas Solares Fotovoltaicas, já que o Brasil já possui 3.300 MW em projetos fotovoltaicos contratados, com previsão de entrega até 2018. Parte importante destes projetos será executada neste ano de 2017, ano em que o Brasil deverá ultrapassar a marca histórica de 1 GW em usinas solares fotovoltaicas operacionais. Quais cuidados devem ser tomados com a medição e previsão do recurso solar? Como estão avançando os projetos em andamento no país? Estas e outras questões foram debatidas.

O Congresso do GD foi sobre Cooperativas e Consórcios Fotovoltaicos, já que desde o estabelecimento do modelo de geração compartilhada pela Resolução Normativa ANEEL Nº 687/2015, empreendedores e consumidores têm avaliado e buscado desenvolver formas adequadas de aproveitar este mecanismo para ganhar competitividade.

O modelo tem atraído inúmeros empreendedores e grupos econômicos, que estão avaliando e testando novas propostas de negócio para acelerar o desenvolvimento da geração distribuída solar fotovoltaica ao redor do país.