Ícone alego digital Ícone alego digital

Seminário debate turismo

04 de Outubro de 2017 às 11:16
Crédito: Y. Maeda
Seminário debate turismo
Deputado Virmondes Cruvinel promove seminário e homenageia personalidades da área
Deputado Virmondes Cruvinel, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia, promove seminário para debater o tema e presta homenagem à personalidades que se destacam no setor em Goiás.

O Presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, o deputado Virmondes Cruvinel Filho (PPS) em parceria com a Goiás Turismo realizou, na manhã desta quarta-feira, 4, Seminário do Sistema Estadual de Turismo. O evento ocorreu no Auditório Solon Amaral e marcou as comemorações pelo Dia do Turismo.

Na oportunidade, Virmondes prestou também homenagem, em nome do Poder Legislativo, a personalidades que se destacam na área do Turismo goiano, no incremento, apoio e estímulo ao segmento, contribuindo para o desenvolvimento das potencialidades de nosso Estado, visando geração de emprego, renda e sustentabilidade.

A mesa do evento foi composta, além do deputado, que presidiu os trabalhos, pelo presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás, José Evaristo dos Santos; pelo presidente da Agência Estadual de Turismo, Leandro Marcel Garcia; e pelo diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás, Vanderson Portugal. 

A mesa da audiência contou ainda com a presença do jornalista José Guilherme Schwam e da presidente da Goiânia Convention e Visitours Bureau (GCVB), Fernanda de Araújo Cury.

Foram tratados durante o seminário os temas acerca dos caminhos para o fortalecimento de redes colaborativas e colegiadas para suporte à gestão descentralizada do turismo, em âmbito estadual.

O presidente da Agência Estadual de Turismo, Leandro Marcel Garcia, apresentou as novidades do setor para o Estado e fez destaques aos potenciais turísticos da região tais como a Chapada dos Veadeiros, as águas termais de Caldas Novas, o folclore de cidades como Goiás e Pirenópolis, entre outros inúmeros destinos que, segundo ele, fazem de Goiás um sucesso em relação a outros Estados e que têm despertado interesses da comunidade internacional e uma enorme capacidade de crescimento. 

"Enquanto os demais Estados da Federação encontram grandes dificuldades neste momento de crise nacional, Goiás tem, por sua vez conseguido se desenvolver e tenho certeza que o Turismo representa um grande papel neste cenário. Temos mantido contato com investidores internacionais que possuem grande interesse em investir em nosso estado nos próximos anos. Isso irá garantir a exploração de um setor que ainda tem muita capacidade de desenvolvimento em nosso Estado", afirmou. 

O gerente de projetos, produtos e pesquisas turísticas, João Lino, ministrou palestra sobre o assunto. Na oportunidade Lino apresentou dados e falou sobre as potencialidades disponíveis no Estado neste setor de turismo. "É um Estado que ainda possui grande capacidade inexplorada. Somente em 2017, 34 novos municípios cumpriram com os critérios para inclusão no Mapa Turístico do Estado, o que garante investimentos e incentivos para desenvolver essa vocação turística local". 

João Lino destacou que Goiás ainda necessita de elaborar um conjunto de estratégias, ações e marcos legais para garantir uma política pública de turismo para longo prazo. "É muito difícil, se não houver um instrumento de planejamento calçado em um instrumento legal, que o setor se desenvolva com políticas de gestão que são apoiadas apenas durante o mandato de um executor", apontou. 

O técnico apresentou também em sua palestra as diretrizes necessárias para a implantação desse planejamento e destacou a importância das políticas regionais de turismo. "Tudo isto deve estar calçado no marco legal. De nada adianta se não houver nenhum instrumento legitimando as ações como política de Estado e garantindo resultados a longo prazo".  

Ele disse que Goiás ainda é o único Estado do eixo Sul Sudeste e Centro Oeste que não possui fonte de financiamento da política estadual de turismo. "Por isso propomos a criação do ICMS Turístico, como financiamento e fomento para os municípios e o Fundo Estadual de Turismo que irá garantir em lei os recursos necessários para colaborar com o setor", pontuou. 

João Lino sugeriu ainda em sua palestra a criação de convênios com entidades como o Sebrae para instrumentalizar, desenvolver e fazer com que o sistema de capacitação alcance todos os envolvidos capazes de desenvolver o turismo no Estado. Ele apresentou ainda a matriz de classificação dos municípios, quanto ao desenvolvimento em Turismo no Estado, e que propicia uma base para desenvolvimento, planejamento e fomento, e que já é utilizada no Estado estando, portanto, pronta para ser consultada em casos de execução de investimentos planejados.  

Após as explanações sobre o setor, e antes de finalizar o encontro, o deputado Virmondes Cruvinel prestou homenagens, as personalidades que se destacam na área do Turismo goiano. O jornalista, José Guilherme Schwam, um dos homenageados na oportunidade, fez uso da palavra para agradecer a honraria. 

O jornalista destacou que é grande satisfação receber a homenagem junto a tantos companheiros ilustres que lutam diariamente pelo desenvolvimento do setor no Estado. "Nossas autoridades maiores deveriam se espelhar no trabalho que é feito com tanto amor e carinho pelos que aqui hoje foram homenageados. São propostas de um turismo que não custa aos cofres públicos e que pode trazer um benefício enorme a toda a sociedade", destacou. 

Confira a lista de homenageados:

 - Leandro Marcel Garcia Gomes - Goiás Turismo – Agência Estadual de Turismo
- Igor Montenegro Celestino Otto – SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
- Felicidade Maria de Faria Melo – SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
- Luciano Carneiro – Sindicato dos Hoteis de Goiânia
- Vanessa Pires Morales- ABIH – Associação da Indústria de Hoteis - Goiás
- Kennya Soares Cecin- ABEOC – Associação Brasileira das Organizadoras de Eventos - Goiás
- Fernando Oliveira Jorge  - ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
- Fernanda de Araújo Cury – GCVB – Goiânia Convention e Visitors Bureau
- José Torres – ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo
- José Evaristo dos Santos – FECOMÉRCIO – Federação do Comércio do Estado de Goiás
- José Guilherme Schwan - Homenageado de Honra
- Olavo de Castro Araújo - Castro's Park Hotel
- Giovanna Adriana Tavares Gomes – ABBTUR – Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo
- Alessandro Máximo - Infraero;
- Eliene Mirelles - ABAV;
- José Alves de Assis Filho - Agora;
- Larissa Thayana - Sindedgtur.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.