Joaquim Alves de Castro é o entrevistado do TCM Notícias

08 de Dezembro de 2017 às 12:52

O presidente reeleito do Tribunal de Contas do Municípios (TCM), o conselheiro Joaquim Alves de Castro é o entrevistado do Programa TCM Notícias, que vai ao ar nesta sexta – feira, 8. Em pauta, a importância do trabalho que o TCM realiza. Joaquim de Castro foi reeleito em sessão realizada na última quarta-feira, 6, para conduzir a Corte de Contas em novo mandato, a partir de 1º de janeiro de 2018.

O Programa TCM Notícias tem apresentação do jornalista Luiz Carlos Lopes e é transmitido pela TV Assembleia que está no YouTube.

No primeiro bloco do programa, Joaquim destacou a parceria do Tribunal de Contas com a Alego através da TV Assembleia. Segundo ele, o programa mostra as ações desenvolvidas pelo TCM nos municípios com transparência, credibilidade e ainda aproxima os cidadãos desse órgão tão importante.

Indagado sobre as ações do Tribunal ao longo de 2017, o conselheiro abordou que foi um ano de bastante produtividade para o TCM. “Realizamos seis encontros regionais visando uma melhor capacitação dos gestores públicos, apresentação das contas do ano de 2016, quase todas analisadas e prestes a serem julgadas. Estamos trabalhando também na parte de orientar esses gestores para investirem bem em seus municípios”, enfatiza.

Sobre seu trabalho realizado à frente do TCM, o conselheiro afirmou que ninguém trabalha sozinho. “Primeiramente é preciso ser transparente nas suas ações. Em seguida, interagir com a equipe que você trabalha. Tudo que realizamos no Tribunal é discutido, trocamos informações e a partir do momento que é decidido, colocamos em prática aquele planejamento”, afirmou.

No segundo bloco do programa, o presidente falou sobre a nova maneira de trabalho do Tribunal em relação aos municípios. “Estamos buscando orientar ainda mais os municípios, que evitem cometer erros, e não somente aplicarmos multas. É necessário também agilizarmos a nossa forma de trabalho no âmbito virtual. Seja através de aplicativos, mudanças em nosso sistema, para que seja dado uma maior dinamização e agilidade em nossos serviços prestados”, destacou o presidente do TCM.

Por último, Joaquim de Castro enfatizou a importância da mão de obra de qualidade à frente dos municípios. “A função do Tribunal é justamente a de qualificar o gestor público. É preciso ter gestão de qualidade e entender como funciona a máquina administrativa municipal. É de suma importância o contato direto com o gestor público, mas também com o cidadão”, finalizou.