Deputado Marquinho Palmerston comemora transferência dos moradores da Vila de Furnas

15 de Dezembro de 2017 às 10:00

O deputado estadual Marquinho Palmerston (PSDB), por meio das redes sociais, comemorou a transferência definitiva da Vila de Furnas, em Caldas Novas, para cerca de  500 moradores das unidades habitacionais do conjunto.  A notícia foi confirmada na última sexta-feira (15) pelo governador Marconi Perillo após reunião com o presidente de Furnas, Ricardo Medeiros.

"Depois de muitos anos de luta pela regularização da Vila de Furnas, recebemos hoje essa grande notícia, atendendo ao nosso pedido e da comunidade. Batalhamos muito por isso, desde a época em que fui vice-prefeito de Caldas", destacou Marquinho.

O parlamentar agradeceu o empenho pessoal do governador e informou que em breve serão divulgados os detalhes de como será realizada a transferência. "Estou muito feliz por essa conquista! Os moradores mereciam essa vitória", declarou,

A vila foi originalmente construída para abrigar os funcionários que trabalharam na construção da Usina de Corumbá. Com o fim das obras, no final dos anos 1980, os trabalhadores contratados para a obra deixaram o local e parte das casas foi vendida para famílias remanescentes ou ocupada por moradores da região. Furnas chegou a conseguir na Justiça, em 2013, a reintegração das moradias, com ordem de despejo obtida na Justiça.

Com esse acordo , será possível promover a regularização das unidades com a transferência do título de propriedade para os moradores. Desde a ocupação após o término das obras da Usina de Corumbá, boa parte das casas também foi vendida para outros moradores.

Situada no rio Corumbá, distante cerca de 30 km da cidade de Caldas Novas, a Usina de Corumbá tem potência instalada de 375 MW, dividida em três unidades geradoras. As obras foram iniciadas em 1982, pela Celg e depois transferidas para Furnas, em 1984. Na ocasião, as obras estavam paralisadas e só foram reiniciadas em junho de 1987, quando o nível máximo do reservatório foi limitado à elevação de 595 metros.