Carlos Antonio assume compromissos com Conselho Tutelar de Novo Planalto

Crédito: Sergio Ricardo Sandes Rocha
Carlos Antonio assume compromissos com Conselho Tutelar de Novo Planalto
Visita a Mundo Novo

Em visita técnica seguida de reunião na sede do Conselho Tutelar de Novo Planalto, na manhã desta quinta-feira, 19, o deputado Carlos Antonio (PTB) assumiu compromissos com aquele órgão municipal. Ficou de fazer gestões junto ao deputado João Campos (PRB), para agilizar um Kit Conselho para o município, bem como de agilizar emenda individual da cota dele para construção de sede exclusiva para o Conselho Tutelar de Novo Planalto.

O deputado e sua equipe foram recepcionados pelos conselheiros tutelares: Evellyn Gisele Pereira Salão (presidente), Camila Moreira Silva, Adriane Alves de Novaes, Nelice da Silva Melo e Morgana Ventura Teodoro. Depois de conhecer as instalações do Conselho Tutelar de Bonópolis, com sede inadequada às recomendações do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Carlos Antonio reuniu-se com eles.

O deputado ficou preocupado com o número de tentativas de estrupros, estupros e abuso sexual no município, que chegou a 123 nos anos de 2017 e 2018 e que, segundo os conselheiros tutelares, está numa crescente estarrecedora. Carlos Antonio vai solicitar, via ofício, a documentação de cada caso, para buscar aceleração na solução de alguns deles, haja vista que até agora, deste, apenas dois foram sanado.

Além dos conselheiros tutelares, participaram da reunião: Célia Melo, presidente do Conselho de Segurança; Fábio Batista Pereira, vereador pelo PSL; e dom Waldemir de Araújo Ribeiro, pároco local. Carlos Antonio assumiu, também, compromisso de colocar Novo Planalto na relação dos oito municípios que serão contemplados com veículos conseguidos através do Ministério Público Federal, caso o órgão não consiga o carro já pleiteado junto à Comarca de Porangatu, até o final desse mês.

Carlos Antonio fez uma série de orientações aos conselheiros tutelares, notadamente para que façam as reivindicações do órgão, via ofício, ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município. Enfatizou que, caso o Conselho Tutelar não seja atendido num prazo de 30 dias, os conselheiros tutelares devem pegar o documento com a assinatura de recebido para denunciar o CMDCA junto ao Ministério Público. "O CMDCA existe para dar condições de trabalho ao Conselho Tutelar", enfatizou.

O vereador Fábio Batista ficou de apresentar requerimento, solicitando ao prefeito a destinação de uma área de 360 metros quadrados para construção da sede exclusiva do Conselho Tutelar. E assumiu compromisso de entregar a lei aprovada ao deputado Carlos Antonio para que este apresente emenda destinando recursos para a obra. Também ficou de fazer gestões junto ao prefeito para que envie lei à Câmara reajustando o salário dos conselheiros tutelares, que, hoje, ganham o salário mínimo, enquanto os conselheiros tutelares da vizinha cidade de São Miguel do Araguaia ganha R$ 2.700,00.

O encontro foi encerrado com uma oração feita por Dom Waldemir, seguida de um Pai Nosso.