Ícone alego digital Ícone alego digital

Governo veta projeto que isenta pagamento de ITCD

14 de Agosto de 2018 às 12:25

De autoria do Governo, foi protocolado na Casa o projeto 3190/18, que veta a matéria aprovada na Casa que isenta do pagamento do ITCD o donatário de imóvel doado pelo Poder Público Municipal em programas de habitação de interesse social.

ITCD ou ITCMD é o Imposto sobre transmissão “causa mortis” e doação de bens e direitos, a título gratuito. É também conhecido como imposto de herança e de doação. Decorre da abertura de sucessão hereditária para o caso de transferência de patrimônio em razão de morte.

A propositura do Governo veta integralmente o autógrafo de lei nº 177/06/2018, que altera a Lei nº 11.651, de 26 de dezembro de 1991, que institui o Código Tributário do Estado de Goiás, a partir de parecer enviado pela Procuradoria Geral do Estado. “Diante dos pronunciamentos da Procuradoria-Geral do Estado e da Secretaria da Fazenda, vetei integralmente o presente autógrafo de lei, por contrariar o ordenamento constitucional e legal vigente (...)”, diz o chefe do Executivo Estadual no ofício enviado a esta Casa.

De acordo com o despacho da Procuradoria, a proposta legislativa não traz nenhuma condição à fruição do benefício, limitando-se a especificar que o imóvel tenha origem em doação por programa de habitação lançado por Município, confrontado com o preceituado no dispositivo antes transcrito. Conclui-se então que tal hipótese já se encontra contemplada nos incisos 11, 111e VI, que tratam justamente de situações onde há doação: a) no primeiro caso, abrangendo imóveis rurais dadivados pelo Poder Público, incentivando programas de reforma agrária; b) o segundo caso diz respeito a imóveis urbanos doados pelo Poder Público, destinados à construção de morada pessoal; e c) por último, além dos donatários, o benefício é estendido aos herdeiros, legatários ou beneficiários, desprovidos de outra propriedade, que receberem bem imóvel de valor igualou inferior a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais).

O documento continua que, dessa forma, em várias vertentes o donatário já se encontra favorecido pela norma isentiva, não agregando o Autógrafo de Lei em apreço situação que incremente o benefício já existente, sem que gere tratamento diferenciado com outros igualmente necessitados. “Ainda que não estivesse contemplada a isenção proposta, aponta-se, no particular, a ausência de previsão antecipada do impacto financeiro a ser suportado pelo Poder Público, para que sejam atendidas as exigências da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), que fixa regras severas sobre finanças públicas”, especifica.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.