Ícone alego digital Ícone alego digital

Tem início curso para capacitação de assessores de deputados reeleitos e eleitos

11 de Dezembro de 2018 às 08:34

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) iniciou na manhã desta terça-feira, 11, o curso “Poder Legislativo, Normas Administrativas e Assessoria Parlamentar” para os assessores dos 41 deputados que vão compor a Casa de Leis na próxima legislatura. A abertura ocorreu às 8 horas no Auditório Solon Amaral da Casa de Leis.

O objetivo das aulas, de acordo com a chefe da Seção Pedagógica da Escola, Katianne de Sousa, é instruir os 41 assessores dos deputados eleitos quanto às normas legislativas e administrativas da Alego, preparando-os para o desempenho de suas funções pelos próximos quatro anos.

“Foi uma solicitação feita pelo diretor de Gestão de Pessoas da Casa, Tasso Junior, pensando em facilitar os trabalhos na área administrativa em 2019. A Escola do Legislativo foi pioneira nesse formato de curso antecedendo a legislatura”, esclareceu Katianne.

Gerson Aiala, assessor do deputado eleito Thiago Albernaz (Solidariedade), ressaltou a importância do evento para aqueles que ainda não conhecem o processo administrativo da Casa de Leis. “Geralmente quem chega na Casa agora não tem todo o conhecimento necessário para que se possa fazer a gestão. Diante disso, acho muito relevante que todos que estão vindo para essa nova legislatura participem desse tipo de capacitação para que desenvolvem o trabalho de maneira satisfatória”, disse.

Assessora do deputado reeleito Humberto Aidar (MDB), Marise Resende destacou que mesmo para aqueles que já conhecem a Alego esse é um momento de muito significado porque os auxilia a reavaliar os trabalhos realizados anteriormente e ajuda a relembrar regras que possivelmente foram esquecidas. “Além disso, muitas coisas mudaram dentro do processo administrativo da Casa, então, essa é a chance conhecermos e fazermos um trabalho mais eficiente”, afirmou.

Ela também ressaltou que esse momento possibilita interação com os assessores dos novos eleitos, fazer diálogo e manter contatos.

Além dos assessores dos 41 deputados eleitos, estão marcando presença no curso de capacitação os deputados eleitos Coronel Adailton (PP) e Chico da KGL (DEM). Eles também reportam que querem aprender sobre os processos administrativos da Casa. 

Programação

Após a abertura, o professor Maurício Barbosa Paranaguá, chefe da Seção de Educação para Cidadania da Escola do Legislativo, vai ministrar palestra sobre a história do Poder Legislativo aos assessores. Às 9h45, a professora Ethiene Gonçalves de Oliveira guiará os participantes durante uma visita pelas dependências do Palácio Alfredo Nasser.

Professor Miguel D. Gusmão Filho discorrerá sobre “Democracia e o Poder Legislativo” às 10h30. Logo após essa aula, haverá intervalo para almoço e os participantes voltam às 14 horas para participar de palestra sobre “Normas, procedimentos e Atividades Administrativas” com a professora e servidora da seção de Gestão de Pessoas da Alego, Ana Carolina de Oliveira.

Renato Figueiredo, às 15h15, vai tratar sobre o “Gestão de Gabinete e Verba Indenizatória”. Às 15h45 é a vez dos assessores aprenderem sobre as ferramentas do Pacote Office na palestra “Aumente sua produtividade com Oficce 365” com Teruã Gonçalves.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.