Ícone alego digital Ícone alego digital

Simeyzon Silveira fala sobre o Projeto Politizar no programa Entrevista da TV Assembleia

19 de Março de 2019 às 17:36

Durante o programa Entrevista, que está no ar na TV Assembleia, Simeyzon Silveira, ex-deputado da Casa e atual diretor de Assuntos Institucionais, falou sobe a importância do projeto Politizar para Assembleia e para a comunidade em geral, além de informar datas do cronograma da edição deste ano e explicar como funciona a dinâmica do projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O projeto está na sua 4ª edição. Suas inscrições estão abertas e vão até dia 29 de março. Os interessados podem se inscrever para atuar como simulandos nos cargos de deputados, assessores e jornalistas. Simeyzon caracteriza o Politizar como um projeto de aproximação com a população, onde as pessoas adquirem conhecimento o suficiente para aprender a julgar aqueles que forem eleitos para representar a sociedade.  “O Politizar foi adotado pela Assembleia como um dos principais programas de aproximação do Legislativo com a população, pois nada melhor para os cidadãos do que conhecer como funciona o parlamento e a Casa de Leis”, afirma Simeyzon.

O ex-deputado diz ainda que, dentro da Assembleia, a intenção de interagir com a sociedade e de trazê-la para dentro da casa sempre existiu, e o Politizar é a prática dessa idealização. Simeyzon cita a discussão existente na Alego que visa uma futura ampliação do projeto, que hoje acontece uma vez por ano, para duas ou mais vezes por ano.

“Dentro do Politizar, os jovens participam do rito legislativo, das comissões, eleições, discussões e produções de matérias. Muitas matérias criadas dentro do projeto, inclusive, são apresentadas posteriormente aos deputados da Casa. Após participarem do projeto, muitos jovens passam a se interessar diretamente pela política”, diz.

Simeyzon também destaca que, dada a grande importância dessa aproximação com os cidadãos, a Assembleia tem firmado parcerias com as academias do Estado, e o Politizar é um deles, por meio de parceria com a UFG. Além disso, relembra a grande diversidade presente na edição passada do projeto, onde uma mulher foi eleita ao cargo de presidência da Casa, servindo como inspiração para uma maior representatividade feminina na política brasileira.

“O conhecimento nos tira da ignorância. Se queremos uma política transformada, temos que trazer a juventude para a política. Para isso, precisamos trazer entendimento a eles. A política produz coisas ruins, mas ela também produz coisas boas, e a dificuldade é levar coisas boas a população, e levar esses programas é importante. O politizar é uma semente do conhecimento sobre o parlamento da casa. Tenho certeza de que futuramente teremos candidatos fruto do politizar", declara Simeyzon.

A entrevista na integra pode ser assistida na TV Assembleia no canal aberto 61.2 ou no canal 8 da Net. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.