Ícone alego digital Ícone alego digital

Audiência debate transporte coletivo

14 de Março de 2019 às 13:00
Crédito: Foto Y. Maeda
Audiência debate transporte coletivo
Deputado Thiago Albernaz promove discussão sobre papel da AGR e CDTC
Proposta pelo deputado Thiago Albernaz, audiência pública nesta 5ª-feira discutiu o papel da AGR e da CDTC. Como resultado, Thiago vai propor criação de comissão para debater de forma permanente a mobilidade urbana em Goiás.

Por proposição do deputado Thiago Albernaz (SD), a Assembleia Legislativa de Goiás realizou, na manhã desta quinta-feira, 14, uma audiência pública para discutir o papel da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) e da Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo (CDTC). A reunião teve lugar no Auditório Solon Amaral da Casa de Leis.

Compuseram a Mesa dos debates: deputado Alysson Lima (PRB); presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos, Fernando Olinto Meirelles; presidente do Conselho Regulador da AGR, Eurípedes Barsanulfo; coordenadora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação, Projeto e Cidade/Universidade Federal de Goiás (UFG), Érika Cristine Kneib; e superintendente da Secima, Marco Aurélio.

Também na mesa o vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Veter Martins; o coordenador regional da Associação Nacional de Transportes Públicos, Paulo de Souza Neto; o superintendente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos, Wilson Costa Ferreira; e o assessor de Mobilidade urbana da RedeMob, Olmo Xavier.

A discussão antecede o encontro entre os chefes do Poder Executivo Municipal e Estadual que está marcado para esta sexta-feira, 15, quando o tema principal deverá ser a privatização do Eixo Anhanguera, principal linha que alimenta o transporte coletivo na cidade de Goiânia.

Posicionamentos

O deputado Alysson Lima abriu as falas destacando a importância da discussão e afirmou que o transporte público precisa ser tratado com responsabilidade. Ele registrou a falta dos prefeitos da Região Metropolitana na audiência pública. “Tivemos uma audiência semelhante na Câmara de Vereadores de Goiânia, é muito importante colocar em pauta e chamar essa responsabilidade dos agentes públicos sobre esse assunto. Mas sinto falta dos principais personagens do transporte coletivo, que são os prefeitos da Região Metropolitana, e mesmo o governador do Estado, uma vez que transporte coletivo é essencial para milhões de pessoas. Mais de 1 milhão e 200 mil de pessoas utilizam o transporte por mês. Ao longo do meu trabalho como repórter e como vereador, infelizmente, não percebi o engajamento desses agentes públicos nessa pauta”, afirmou.

Presidente do Conselho Regulador AGR, Eurípedes Barsanulfo disse que a intenção do Governo de Goiás é que o transporte melhore. “Estamos pegando um Governo caótico. Ainda não chegamos nos primeiros 90 dias de gestão, mas o governador Caiado determina que sejam tomadas medidas concretas”, afirmou.

Barsanulfo convidou o gerente técnico da AGR, Gilvan Espírito Santo, para tratar da situação da Agência, apresentando dados técnicos. De acordo com Gilvan, a participação da AGR no processo em debate, no específico de determinar tarifas, é ilusório. “É insignificante porque na Lei Complementar 27 em seu inciso 9° diz que a AGR é responsável por uma oitiva, ou seja, uma conferência técnica dos cálculos das tarifas da CMTC. A responsabilidade de definir a tarifa é da CDTC.”

Para ele o que falta é a participação efetiva dos municípios que integram a região metropolitana. "A CDTC deve querer atuar de forma positiva e a CMTC [Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia] deve participar de todas as oitivas. Só assim que vejo que aconteceria uma nova dinâmica nesse sistema. A participação da AGR é insignificante pois ela não tem o poder de decidir e de fiscalizar”, explicou Gilvan.

Integração de prefeitos

Secretário da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), Wilson Costa Ferreira destacou necessidade de prefeitos das cidades que integram a Região Metropolitana mudarem de posicionamento em relação à união entre eles. Ele concordou com a fala do assessor técnico Gilvan Espírito Santo, sobre o papel mínimo da AGR em relação a fixação de tarifas, mas destacou que para compreender melhor a situação é preciso compreender a história. “Estamos vivendo hoje uma situação importante, em que a inserção de uma nova figura, que é a Região Metropolitana, exige que os prefeitos, em decisão coletiva, tomem decisão a favor da população.”

Segundo Ferreira, ainda há prefeitos que têm visão de feudo. "Só pensam neles. Mas as coisas estão mudando e precisam mudar para se adequar à realidade”, ressaltou Wilson, finalizando sua fala com explanação sobre a metodologia de cálculo tarifário, que em seu ponto de vista é excelente, porém, atualmente, não está adequada. “Antigamente tínhamos um método de apreciação diferente que funcionava melhor.”

Serviço essencial

A coordenadora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação, Projeto e Cidade da Universidade Federal de Goiás (UFG), Érika Cristine Kneib, lembrou que o transporte coletivo é um serviço essencial. “É o único modo motorizado capaz de construir uma cidade melhor. Sabemos que os desafios são muitos, ainda mais quando chegam a regiões metropolitanas.”

Ela citou a Lei Complementar 27 de 1999 que instituiu a Rede da Região Metropolitana de Goiânia. Destacou que esse dispositivo legal é muito importante. “Esse processo de metropolização da região não foi só concebido, mas consolidado como uma rede pública e integrada. Precisamos ter carinho e cuidado ao falar dessa rede, pois ela é muito importante e uma conquista. Mas, nesses 20 anos muitas coisas mudaram e tudo trouxe impactos para a rede de transporte público.”

A pesquisadora afirmou que o transporte público está passando por um círculo vicioso, e perdeu confiabilidade, usuários e qualidade. "Esse círculo precisa ser acabado. Em 2015 foi aprovado o Estatuto da Metrópole que fala sobre a situação de o transporte público ser de responsabilidade de uma rede grande. A não participação do Estado causará um rompimento de rede e se isso ocorrer pode acarretar um caos para a Região Metropolitana.”

Érika Kneib lembrou que em 2014 o Governo de Goiás contratou a UFG para fazer o Plano da Região Metropolitana de Goiânia que, segundo ela, foi um processo muito amplo. “Esse projeto resume até as diretrizes para a melhoria do transporte público. Convido todos a conhecerem esse documento que apresenta diretrizes estruturais e complexas. Mesmo que sejam difíceis de serem implementadas, é preciso pois precisamos enfrentar essa situação”, concluiu.

O presidente da CMTC, Fernando Meireles, ressaltou que uma nova legislatura está sendo iniciada e que novas oportunidades de melhorias foram renovadas. ‘‘Quando a CMTC foi criada, os municípios deveriam ter uma cota no transporte coletivo, isso não foi feito e é de extrema importância que isso aconteça. É preciso que os municípios façam parte de fato desse assunto."

Ele lembrou que milhares de pessoas usam o transporte coletivo para trabalhar, estudar e até para o lazer. "Existem benefícios, e quem paga é a população, e deve ser melhor esclarecido sobre quem realmente precisa deles. Qual tipo de idoso pode ter acesso? O que tem mais de uma pensão ou duas?’’, indagou Meireles.

O presidente disse que é necessário que o problema seja tratado com urgência, pois, de acordo com ele, o transporte público está em total decadência, por isso a população não vai querer usar o serviço público e buscará outras formas de transporte, como o carro. ‘‘A gente deve tratar o transporte público com a devida importância que ele dever ter, vidas estão dentro dele. Além de trazer os municípios para o assunto, também devemos discutir a questão dos corredores de ônibus’’, ressaltou.

Após a exposição dos posicionamentos das autoridades, o presidente da reunião pública, deputado Thiago Albernaz, abriu espaço para os presentes fazerem considerações sobre a situação do transporte coletivo no Estado de Goiás. Participantes fizeram questionamentos à mesa e também relataram opiniões e experiências.

Comissão permanente

Ao encerrar o encontro, o deputado Thiago Albernaz afirmou que ainda na tarde de hoje vai sugerir aos deputados da Casa de Leis a criação permanente de uma comissão que discuta a mobilidade urbana no Estado de Goiás. “Todas as sugestões serão encaminhadas em Plenário hoje. Vamos fazer uma comissão itinerante para acompanhar a situação do transporte.”

Thiago reafirmou que esse debate não será encerrado hoje da Casa: "Vamos ampliá-lo para entregarmos ao povo goiano o resultado de um serviço público eficiente, sabendo que terão um transporte público de qualidade”, disse.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.