Ícone alego digital Ícone alego digital

Coordenação do Projeto Politizar divulga programa em Jataí e Rio Verde

20 de Março de 2019 às 09:21
Crédito: Sérgio Rocha
Coordenação do Projeto Politizar divulga programa em Jataí e Rio Verde
Alego divulga Projeto Politizar em Rio Verde

A divulgação da 4ª edição do Projeto Politizar, em Jataí e Rio Verde, nesta segunda-feira, 18, e terça-feira, 19, deixou a coordenadora da atividade na Alego, Mariza Barbosa, bastante motivada. “Em quatro anos que trabalho com o projeto, que é desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) foi a primeira vez que encontrei uma receptividade tão grande por parte de educadores e educandos, talvez porque o Politizar já está devidamente consolidado”, frisou.

Em Jataí, Mariza Barbosa contou com a colaboração do acadêmico de Direito, José Renato Tiraboschi, o ex-deputado simulando Zé Renato, que foi nomeado embaixador do Politizar naquele município. com ele, as equipes da Assembleia percorreram as unidades da UFG (Riachuelo e Campus Flamboyant), esclarecendo como funciona o projeto a educadores e alunos, bem como colocando cartazes do evento em locais estratégicos. Trabalho semelhante foi desenvolvido no Instituto Federal Goiás (IFG) Campus Jataí.

Boa parte dos alunos se entusiamou pelo projeto. Mariza Barbosa ficou bastante motivada com o resultado do trabalho de divulgação do Projeto Politizar nesses dois dias. “Com certeza, vamos ter um número recorde de inscrições para essa quarta edição dessa importante atividade realizada há quatro anos em parceria da Alego com a UFG; e que, agora, está recebendo total apoio do presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira, bem como do reitor da UFG, Edvard Madureira”.

Pela UFG, falou o Diretor do Campus Jataí, Alessandro Martins, que enalteceu a iniciativa do Poder Legislativo. “Trata-se de um projeto de suma importância, porque vem somar com as universidades na formação do estudante, sobretudo no aspecto político. E o momento não poderia ser mais oportuno, uma vez que a classe política passa por um momento difícil e, mais do que nunca, estamos precisando de novos quadros na política do nosso País. De minha parte, farei esforços para bem divulgar o projeto entre nossos alunos. Será um privilégio temos novamente pelo menos dois alunos representando Jataí nessa importante atividade”.

Em nome dos alunos da UFG, o acadêmico de Medicina Veterinária, Felipe Arnoud, fez questão de falar sobre o projeto. “Trabalhei como assessor parlamentar, em Brasília, e sei perfeitamente o quão importante é o trabalho de um deputado, por isso vou me esforçar para fazer uma inscrição com justificativa à altura, haja vista que pretendo ser selecionado para o treinamento como um dos dois alunos que terão o privilégio de ser custeados pela Alego/UFG. Inclusive, tenho ideias para serem transformadas em leis, que apresentarei nesse projeto, e torcendo para que um deputado estadual venha aproveita-las”.

O professor de sociologia Manoel Napoleão, um dos coordenadores do Departamento de Áreas Acadêmicas do IFG Campus Jataí, também ressaltou a importância do Projeto Politizar. “Estou realmente encantado com essa atividade, que já tinha ouvido falar com entusiasmo pelo Zé Renato, até porque a mãe dele, Elizabete Carvalho, já foi nossa professora. Com toda certeza, é um projeto de suma importância, até porque contribui para a renovação dos quadros políticos, uma necessidade urgente do nosso país. É com prazer que vou ajudar na divulgação do Politizar em nível do IFG Campus Jataí”.

Na terça-feira, foram feitas visitas ao IFG Campus Rio Verde, onde alunos assumiram compromisso de se inscrever para o mesmo. O professor Willian Marques Pires, da Gerência de Ensino Médio e Técnico daquela instituição educacional, falou da importância do projeto e se comprometeu a oferecer o melhor dele para divulgação do mesmo no âmbito do Campus Rio Verde do IFG. Os alunos Victor Matheus da Silva Melo, Joelcyo Junio Costa Martins e Isabela Peretti, todos do curso de Agropecuária, manifestaram interesse em participar da atividade, assim como José Wellinton Gomes, do curso de Zootecnia.

Por último, foi feita uma visita a UniRV, a única universidade pública municipal do Centro Oeste, com mais de oito mil alunos. O próprio reitor recebeu Mariza Barbosa e falou com alegria do Projeto Politizar. Professor de Estatística, Sebastião Lázaro Pereira está na Uni RV desde a sua fundação há dez anos. “É com muita alegria que recebo a divulgação de um projeto de tamanha importância. O Politizar, além de oferecer oportunidade do aluno debater política, oferece também um real incentivo para que os jovens ingressem efetivamente na política, disputando cargos eletivos. Aprovo integralmente essa iniciativa, por isso estarei me empenhando pessoalmente, além naturalmente da nossa Assessoria de Comunicação, na divulgação dela”.

Outra equipe da Alego faz a divulgação do Projeto Politizar na cidade de Goiás e em Catalão.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.