Ir para o conteúdo principal

Deputados Lissauer e Humberto Aidar no Fórum Internacional para melhor gestão do lixo no Brasil e em Goiás

A- A+

Gestão de resíduos sólidos

Deputados Lissauer Vieira e Humberto Aidar representam Goiás em fórum internacional sobre o tema. Durante a conferência, os parlamentares discutiram propostas e ações voltadas para a melhor gestão do lixo no Brasil e em Goiás.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB), participou entre os dias 17 e 22 de março da missão oficial Califórnia Lixo Zero, realizada na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Promovido pelo Instituto Lixo Zero, o encontro discutiu políticas de gestão de resíduos sólidos e propostas para o gerenciamento do lixo no Brasil, sobretudo no Estado de Goiás. O deputado Humberto Aidar (MDB), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), também participou da conferência.

Lissauer destacou a importância do fórum e das discussões voltadas para a preservação do meio ambiente. Segundo ele, as experiências adquiridas durante o evento são inovadoras e poderão ser aplicadas no Brasil. 

“Sabemos da relevância desse tema, que é de interesse da população de todo o planeta. Precisamos repensar a forma de gerenciar o lixo em nosso país, buscando melhores alternativas e apresentando propostas sustentáveis, visando preservar o meio-ambiente. Todo o conhecimento que adquirimos em São Francisco servirá como base para implantarmos políticas públicas nesse sentido no Estado de Goiás e também no Brasil”, afirmou. 

A escolha do local do Fórum não foi ao acaso. Desde 1996, São Francisco, que é a 4ª maior cidade da Califórnia e uma das mais verdes dos EUA, se prepara para alcançar a meta Lixo Zero. Hoje, mais de 85% dos resíduos produzidos na cidade já deixaram de ser encaminhados para os aterros sanitários e são reintroduzidos nos processos produtivos. Todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.

Debates e seminários

A conferência contou com uma extensa programação que incluiu debates e seminários sobre educação ambiental, compostagem, reciclagem, design, marketing e tecnologia, além de visitas técnicas à centros de pesquisa e reciclagem de São Francisco.

O deputado Humberto Aidar destacou que apesar do Brasil viver uma realidade distinta da dos Estados Unidos, existem ideias interessantes e que podem ser aplicadas em Goiás. “Isso gera divisa, inclusive nas cooperativas, que oportuniza os filhos dos cooperados a estudarem em escolas particulares. Existe a questão da cultura, mas existem leis aplicadas. Você é obrigado, por lei, a separar seu lixo, passível de multa, aliando a educação com a legislação. Respeitando nossas diferenças, muita coisa é possível de ser aplicada”, enfatizou.

O parlamentar disse ainda que sua ideia, juntamente com o presidente da Casa, é de começar pela Assembleia dando exemplo. Lembrou da instituição Lixo Zero, que promoveu o fórum internacional, e diz que a proposta seria transformar o Parlamento Goiano em lixo zero.

“Queremos que todos os gabinetes e sessões comecem a separar seu lixo, e não só isso, que esse lixo tenha uma destinação. Não adianta separar e ir tudo para o aterro. Existem medidas que são perfeitamente viáveis e aplicáveis aqui em Goiás. Vamos reunir os deputados, fazer palestras e dar um ponta pé inicial interessante, no que diz respeito ao destino do lixo no nosso Estado”, finalizou Humberto.

O convite para o evento foi feito pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade de representação dos deputados estaduais no país. Atualmente, o órgão é a única instituição com reconhecimento legítimo perante o Supremo Tribunal Federal (SFT) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) de representatividade dos 1059 parlamentares estaduais e das 27 Casas Legislativas do Brasil.

Assembleia em Tempo Real

17/07/2019

13:03 - Encerramento das atividades

12:42 - Projeto de Lissauer Vieira pretende garantir ensino de noções de Direito nas escolas estaduais

11:17 - Karlos Cabral quer disciplinar o prazo de vida útil no transporte escolar

10:30 - Projeto prevê que todos os conteúdos das plataformas virtuais devem ser acessíveis para os deficientes

09:29 - 25 de setembro deve ser instituído o Dia da Luta contra a Ataxia Espinocerebelar

08:17 - Projeto de Henrique César propõe teste de triagem neonatal em hospitais de Goiás

07:30 - Álvaro Guimarães propõe a inclusão de peixes na merenda escolar da rede pública

06:45 - Início das atividades

16/07/2019

13:05 - Encerramento das atividades

12:46 - Júlio Pina quer que 25% das vagas nos colégios militares sejam para filhos e dependentes de PMs e bombeiros

11:27 - Projeto visa dar transparência aos processos de licitação

10:43 - Alteração do Pró-Atleta visa beneficiar desportistas femininas

09:18 - Projeto de lei quer estabelecer em 20 minutos o tempo máximo de espera em agências bancárias

08:29 - Zé Carapô quer maior autonomia a produtor familiar

07:30 - Proposta de Amilton Filho incentiva a atividade circense no Estado

06:53 - Início das atividades

15/07/2019

13:01 - Encerramento das atividades

11:38 - Lêda Borges propõe política de combate ao bullying em escolas públicas

11:28 - Projeto de Henrique César propõe maior controle de armas

10:21 - Adriana Accorsi quer que mulheres internadas sem acompanhante sejam assistidas por profissional do sexo feminino

09:15 - Projeto auxilia portadores de doenças que utilizam aparelhos que consomem energia elétrica

08:00 - Lucas Calil propõe equiparar direitos em prol de pessoas com doença renal crônica

07:30 - Projeto institui alterações na lei que regulamenta concursos públicos

07:08 - Início das atividades

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231.
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000. CNPJ: 02.474.419/0001-00.

Carregando...