Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Dia do Quilombola é instituído oficialmente no calendário de datas comemorativas de Goiás

21 de Maio de 2019 às 13:37

O governador Ronaldo Caiado sancionou a Lei nº 20.481, de 13 de maio de 2019, que institui o Dia do Quilombola em Goiás, a ser comemorado em 20 de novembro. A data passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do Estado. O projeto que originou a lei é do deputado Iso Moreira (DEM), que representa o Nordeste goiano, região de maior concentração dos povos quilombolas em Goiás, ao todo, são 33 comunidades.

Entre as comunidades, destaca-se a dos calungas, localizada ao Norte da Chapada dos Veadeiros. Em 1991, a área foi reconhecida pelo Governo de Goiás como sítio histórico e patrimonial da cultura calunga. Para Iso, a instituição da data é uma forma de preservar a cultura, incentivar o turismo na região e mostrar ao país as tradições desse povo, “cuja identidade está vinculada à formação étnica-cultural do Brasil, particularmente de Goiás, desde os seus primórdios”, ressalta o parlamentar.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.