Ícone alego digital Ícone alego digital

Terça Cultural

11 de Junho de 2019 às 17:53
Crédito: Denise Xavier
Terça Cultural
Apresentações culturais e folclóricas de Palmeiras de Goiás com a presença de deputados e o presidente
Projeto Terça Cultural da Alego recebeu apresentações culturais do município de Palmeiras de Goiás. Público assistiu a cavalhadas, fiandeiras, capoeira e ao concerto da orquestra jovem. A iniciativa foi do presidente Lissauer Vieira.

Interpretando músicas como “Canon”, “A Bela e a Fera” e a clássica “Nona Sinfonia”, de Beethoven, a orquestra jovem do Itego Padre Antônio Vérmey abriu o projeto Terça Cultural na tarde de hoje, no hall de entrada da Casa. Esta e outras apresentações artísticas foram trazidas do município de Palmeiras de Goiás pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB).

O evento contou com a presença dos deputados Rafael Gouveia (DC), Thiago Albernaz (SD), Coronel Adailton (PP) e Chico KGL (DEM) e foi, ainda, prestigiado pelos diretores de Administração, Marco Antônio Ferreira, e de Assuntos Institucionais, Simeyzon Silveira (PSD). Do município de Palmeiras, compareceu o prefeito, Vando Vitor Alves (PSDB), o presidente da Câmara Municipal, Murillo Rodrigues (PSDB), e o vice, Luis Carlos Mota (PSDB), e a vereadora Taís Lopes (PP), que é presidente da Comissão Municipal de Folclore de Palmeiras.

Lissauer destacou que o Parlamento goiano é parceiro e incentivador de eventos culturais e religiosos, que mantêm vivas as tradições estaduais. “O Poder Legislativo está sempre atento a incentivar as nossas culturas, as tradições do Estado de Goiás. Estamos, aqui, hoje, resgatando um pouco das tradições do município de Palmeiras e incentivando um pouco da cultura goiana”, disse.  

Servidores da Alego e pessoas que visitavam a Casa também puderam conferir uma breve apresentação das Cavalhadas de Palmeiras de Goiás, uma tradição que acontece naquela cidade há mais de um século. De acordo com João Luiz de Oliveira, de 59 anos, que interpreta no grupo o Rei Cristão, muitas gerações de palmeirenses se esforçam para manter intacta esta manifestação religiosa, cultural, folclórica, considerada por ele “valiosíssima do ponto de vista histórico”.

O público também assistiu à apresentação do grupo de capoeira “Nossa Nação”; um projeto social realizado em Palmeiras que é liderado pelo educador físico Walson Silva, de 39 anos, conhecido como professor Morcego. As “Fiandeiras Rodas de Ouro de Palmeiras de Goiás” também se apresentaram na ocasião.

A orquestra jovem do Itego Padre Antônio Vérmey teve regência do maestro Richard Lopes. O grupo também realizou uma apresentação conjunta com a cantora Thaynara Ferreira, que interpretou a canção “Como é grande o meu amor por você”, eternizada na voz de Roberto Carlos.

O prefeito Vando Vitor agradeceu aos parlamentares da Alego por abrirem as portas para esta manifestação cultural. Para o prefeito, Palmeiras de Goiás é tão rica no segmento cultural como é em tantas outras áreas, como pecuária, agricultura, indústria e comércio. Ele aproveitou para convidar a todos os goianos para a festa das Cavalhadas, que acontece no município durante os dias 21, 22 e 23 de junho.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.