Audiência pública defende criação de centro de referência de autismo
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) sedia na terça-feira, 18, às 9 horas, no auditório Costa Lima, audiência pública para tratar da implantação em Goiás, de um Centro de Referência em Autismo.
A iniciativa do debate é do deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL) em conjunto com a psiquiatra Alessandra Jacob, que é mãe de portador de transtorno do espectro autista (TEA), representante da Associação de Familiares e Amigos dos Autistas de Goiás (Affag).
O objetivo abrir à sociedade, a discussão sobre a criação de uma unidade de saúde que ofereça o diagnóstico precoce para crianças portadoras do transtorno, principalmente em função do crescimento de número de casos do TEA no Brasil e no mundo. Segundo dados de 2017 da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/ Brasil), órgão da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças é portadora do transtorno no mundo.
O parlamentar justifica o empenho ao atuar a favor dos portadores de TEA ao afirmar, "não há limites para o autista, mas é preciso investir", aponta. A proposta contempla a criação da unidade referência com profissionais de nutrição, odontologia, psicologia, psiquiatria, musicoterapia e equoterapia.
Uma das preocupações do parlamentar ao colocar o tema em discussão é, por exemplo, mostrar a dificuldade dos pacientes em expressar dores.