Presidente da Frente Municipalista, Amilton Filho apresenta acordo de cooperação inovador entre INSS e prefeituras do estado

27 de Junho de 2019 às 17:31

Amigo dos municípios goianos e presidente da Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa do estado de Goiás, o deputado estadual Amilton Filho apresentará na próxima terça-feira, 2, um acordo de cooperação técnica inédito em Goiás entre o Instituto Nacional de Seguridade Social e as diversas prefeituras do estado de Goiás.

“Trata-se de uma proposta inovadora, que irá beneficiar todos os cidadãos que utilizam os serviços previdenciários. A partir do acordo, pessoas que moram em cidades onde não existe uma agência do INSS poderão requerer seus benefícios diretamente na prefeitura, totalmente online, com a mesma eficiência”, explica o parlamentar Amilton. Um posto do INSS poderá ser instalado em até 30 dias para os prefeitos que demonstrarem interesse na implantação do sistema.

Já na terça-feira, os prefeitos ou representantes legais dos municípios poderão manifestar o interesse em aderir ao acordo de cooperação. “Serão instalados pontos de atendimento no INSS, sem custo extra para as prefeituras. O funcionamento dos serviços poderá ser no próprio centro administrativo do município ou em um imóvel público. Os servidores municipais poderão ser aproveitados para o trabalho a ser desempenhado”, elucida Amilton Filho.

Os requerimentos dos cidadãos serão recebidos, digitalizados e enviados para o INSS. “Todos os pedidos, sejam eles de aposentadoria, auxílio-doença ou qualquer outro direito previdenciário serão recebidos nos postos de atendimento. Além de garantir que todos tenham acesso aos direitos previdenciários, é uma forma de dar mais comodidade a quem não tem condições de custear o transporte para uma agência do INSS mais próxima”, ressalta ainda o deputado Amilton.