Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego sedia lançamento do Projeto João de Barro - Prevenção às Drogas para Educadores

20 de Agosto de 2019 às 11:39

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Condições Sociais Vulneráveis, e a Secretaria de Educação, em parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), lançaram hoje, 20, no Auditório Costa Lima, o Projeto João de Barro - Prevenção às Drogas para Educadores. O evento têm o objetivo de repensar a prevenção às drogas nas escolas do município de Goiânia. 

Coordenadora do evento e psicopedagoga da Superintendência de Política Contra as Drogas, Ana Maria Porto ressalta que o evento partiu da ideia de repensar a prevenção para educadores. ‘‘Nós estamos focando na prevenção para escola e para a família, vamos discutir temas que possam levar os professores a repensar a importância que eles têm na vida dos alunos. Acredito que a transformação só acontece através da educação. Vão ser 16 dias de evento, e ao final, nós vamos entregar um manual para o educador e eles vão elaborar um plano escolar de prevenção’’, informa. 

Prevenção

O primeiro dia de evento contou com a palestra do psicólogo, psicanalista e especializando em Saúde Mental e Dependência Química Infanto Juvenil e Adulto, Péricles Carvalho Passos, que discorreu sobre prevenção às drogas na escola/família. Ele iniciou dizendo que sua proposta seria falar sobre as problemáticas que geram o acesso às drogas pelos adolescentes dentro das escolas, o que leva ele, que têm muita informação, a fazer o uso dessas substâncias.

"Vou falar sobre as prevenções primárias, que são voltadas para o jovem que não teve acesso ao uso; a prevenção secundária, que são pessoas que usam de forma regular; e a prevenção terciária, que está relacionada ao uso abusivo e dependência. Além disso, irei abordar estratégias de atuação do educador e da escola e propor um projeto consciente que não trate o tema como um tabu, o que não têm funcionado. Quero promover um diálogo amplo entre as famílias sobre o assunto’’, destacou Péricles. 

O médico psiquiatra e pediatra Luis Gonzalo Gomez Barreto palestrou sobre Transtorno Mental na Infância e Adolescência e os Efeitos Nocivos dos Psicoativas. Luis explanou sobre hereditariedade, más influências e exemplos dentro de casa. ‘‘Muitas vezes, os pais não são o suporte necessário para as crianças e os professores podem auxiliar e até mudar a vida do seu aluno se ele estiver comprometido. É importante também que pai e mãe deem exemplos bons em casa. Se uma criança convive numa família que fuma, ela vai ser extremamente influenciada.’’

Cronograma

O projeto será realizado nos dias 20, 22, 27 e 29 de agosto; 3, 5, 9, 12, 17, 20, 23, 24, 26 e 30 de setembro e 1º e 3 de outubro nos períodos matutino e vespertino, das 7h30 às 16h30. Serão disponibilizadas 15 vagas para os servidores da Casa para cada dia de oficina e haverá emissão de certificado de 8 horas/aula para participantes que permanecerem o dia todo.

Confira as atividades dos próximos dias: 

- Credenciamento e Recepção pela manhã, no auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás;

- Abertura com boas-vindas e falas do componente da mesa;

- Palestra: Prevenção às drogas na escola/família;

- Palestra: Transtorno Mental na Infância e Adolescência e os Efeitos Nocivos dos Psicoativas;

- Caminhada ecológica e pedagógica (levar roupas leves e tênis).

À tarde, haverá recepção no Bosque dos Buritis;

- Oficinas: Rally pedagógico a pé e o encerramento.

As inscrições poderão ser realizadas na Seção de Serviços Sociais. Mais informações nos ramais 3141 e 3161.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.