Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego Ativa em Luziânia

02 de Setembro de 2019 às 07:16
Crédito: Maykon Cardoso
Alego Ativa em Luziânia
Alego Ativa no Distrito do Jardim Ingá, em Luziânia
Evento, no sábado, supera expectativas com 6 mil senhas distribuídas. Prestigiaram o Alego Ativa os deputados Lissauer Vieira, Diego Sorgatto, Lucas Calil, Gustavo Sebba, Amilton Filho, Humberto Aidar e Virmondes Cruvinel.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou no sábado, 31 de agosto, no distrito Jardim Ingá, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, a terceira edição do Alego Ativa-Intercâmaras, programa itinerante de autoria da Mesa Diretora com objetivo de aproximar o Poder Legislativo estadual dos municípios e das comunidades. Além de ressaltar o papel dos deputados estaduais, o Alego Ativa oferece cursos de qualificação profissional, palestras educativas e atendimentos diversos, especialmente social e na área da saúde. Além de sete deputados estaduais e um federal, o evento contou com a presença do senador Vanderlan Cardoso (PP).

Uma solicitação especial do deputado Diego Sorgatto (PSDB), representante do município de Luziânia e da região do Entorno do Distrito Federal, essa edição do Alego Ativa superou as expectativas de público e de atendimentos. Foram distribuídas 6 mil senhas gerais, movimentando o Colégio Estadual Delfino Oclecio Machado (Cedom) durante todo o dia.

Idealizador do evento, que é uma ampliação do antigo Intercâmaras, o deputado Lissauer Vieira (PSB), presidente da Alego, manifestou alegria com o sucesso do programa, anunciando que passará a ser realizado agora quinzenalmente, haja vista a demanda por parte dos municípios goianos.

A solenidade de abertura oficial foi no ginásio do Cedom. Os alunos do Colégio Militar Ely da Silva Braz de Luziânia realizaram uma apresentação de gala, com a entrada dos pavilhões: nacional, goiano e do município. Em seguida cantaram o Hino Nacional Brasileiro, inspirando o público presente que lotou literalmente todas as dependências do ginásio e do colégio. Isso ocorreu após as boas-vindas, que foram dadas pela vice-prefeita de Luziânia, professora Edna Aparecida (Pros). Além do presidente Lissauer Vieira e do deputado anfitrião Diego Sorgatto, o evento contou com a presença de mais cinco deputados estaduais: Gustavo Sebba (PSDB), Amilton Filho (Solidariedade), Lucas Calil (PSD), Humberto Aidar (MDB) e Virmondes Cruvinel (Cidadania).

Pela ordem, fizeram uso da palavra: Marcelo Melo, ex-deputado estadual e ex-deputado federal que representou Luziânia nesses dois parlamentos e, hoje, é diretor Legislativo da Alego; e Thiago Gregório, primeiro subdefensor público-geral do Estado de Goiás. Melo cumprimentou as autoridades e falou da alegria dele em ver o jovem deputado representando tão bem a sua cidade e sua região. Também cumprimentou Lissauer Vieira pela ampliação do programa Intercâmaras, levando o Poder Legislativo estadual a se aproximar mais dos municípios e da sociedade. Gregório agradeceu a oportunidade da instituição que representa, a Defensoria Pública do Estado de Goiás, servir mais ao cidadão goiano, através dessa parceria com a Alego.

Em seguida, discursaram os deputados Lucas Calil, Amilton Filho, Gustavo Sebba, Humberto Aidar e Virmondes Cruvinel. Eles testemunharam positivamente sobre o trabalho que Sorgatto realiza no exercício do segundo mandado dele de deputado estadual. Calil chegou a frisar que sofreu sanções do seu partido para não ir ao evento, mas em respeito ao amor que Diego tem por Luziânia não tinha como recusar o convite. Amilton e Gustavo ressaltaram o bom trânsito que Diego tem entre os colegas, bem como falaram da felicidade de Lissauer em promover o Alego Ativa num momento emque os municípios carecem de todo tipo de ajuda. Aidar e Cruvinel ressaltaram o trabalho de Diego e de Lissauer.

O senador Vanderlan Cardoso discursou em seguida. Ele enalteceu o programa Alego Ativa: “Trata-se de um projeto que possibilita de modo especial, maior engajamento entre o Poder Legislativo e a população goiana. O parlamentar que trabalha apenas dentro do gabinete, sem visitar a comunidade e ver de perto os problemas que enfrenta no cotidiano está fadado a fracassar como representante do povo. E é por isso que estou aqui, atendendo convites de Diego Sorgatto e Lissauer Vieira, para reforçar o meu compromisso com Luziânia e região, inclusive com apresentações de emendas parlamentares destinando recursos para o seu desenvolvimento”.

O deputado federal Célio Silveira (PSDB) falou da satisfação dele em rever amigos no Jardim Ingá, bem como do trabalho que vem realizando Diego Sorgatto. “Felizmente, Diego é um político em plena ascensão, inclusive construiu grandes parceiros e tem todas as condições para ser o próximo prefeito de Luziânia, até mesmo porque nosso município, hoje, praticamente não tem prefeito. Estou certo de que Diego vai assumir o comando da cidade de Luziânia, com um time forte para que o poder público volte a servir aqueles que mais precisam de ajuda”. Silveira cumprimentou Lissauer pelo Alego Ativa, que considerou um grande “Mutirão da Assembleia Legislativa”. Lembrou ainda que o Vapt Vupt Jardim Ingá é uma conquista de Diego Sorgatto.

Emocionado, Sorgatto discursou agradecendo a Deus e a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram com ele para que a terceira edição do Alego Ativa-Intercâmaras alcançasse os objetivos propostos. “Foram 6 mil senhas distribuídas, um recorde de atendimentos, que superou em muito a soma das duas primeiras edições do programa. Agradeço muito ao presidente Lissauer e todos meus colegas, bem como aos diretores e servidores da Alego e a todos os nossos parceiros.”

O deputado concedeu a palavra a vereadora Ana Lúcia (PSDB), que reconheceu que os deputados estaduais são a força e a voz dos vereadores de Goiás. Ela enfatizou o clamor do Jardim Ingá por um hospital.

Fechando os pronunciamentos, Lissauer Vieira enfatizou a imensa alegria dele em estar no distrito Jardim Ingá, no município de Luziânia, atendendo à solicitação do colega Diego Sorgatto. “Diego não mediu esforços para realizar esse evento, tanto que há cerca de 60 dias vem mobilizando sua equipe, por isso o resultado não poderia ser outro, a não ser o sucesso de público e de parceiros que estamos vendo e tendo aqui. Eventos como esse que nos motiva a seguir trabalhando com maior determinação pelo desenvolvimento de Goiás.”

O presidente do Parlamento acrescentou que o Poder Legislativo seguirá buscando soluções para os problemas das cidades, juntamente com parceiros. “Não deixando que o Executivo passe por cima fazendo o que ele bem entender”, disse, agradecendo nominalmente a cada parceiro que participou da terceira edição do Alego Ativa.

Responsável pela efetivação do programa, o ex-deputado Simeyzon Silveira (PSD), diretor de Assuntos Institucionais da Casa, ainda fez uso do microfone, para orientar sua equipe e o público em geral, objetivando dinamizar os atendimentos. Simeyzon já recebeu determinação do presidente Lissauer Vieira para reforçar as parcerias, haja vista que a pretensão é a de realizar o Alego Ativa quinzenalmente.

Simeyzon anunciou a quarta edição do programa para o município de Alvorada do Norte, programada inicialmente para o dia 28 de setembro. Também antecipou que a quinta edição deverá ser realizada em Catalão, em data a ser marcada.  

Programação

Antes mesmo da solenidade de abertura oficial do 3º Alego Ativa, as senhas já estavam sendo distribuídas. A programação do evento teve cursos técnicos – Licitação (Senac); Comunicação e Redes Sociais (Senac); Excelência de Atendimento ao Público (Escola do Legislativo); Orçamento (Senac); Como Agir de Maneira Empreendedora (Sebrae); Fabricação de Produtos de Limpeza (Senai); Noções de Mecânica Automotiva para Mulheres (Senai); Reparo e Manutenção Residencial (Senai); Noções Básicas de Eletricidade Predial (Senai); EAD – Inclusão Digital (Senai); Palestra Inovação Digital (IEL); Segurança Pública e Direitos Humanos (Escola do Legislativo); Palestra sobre Suicídio (para crianças e adolescentes); Palestra Sobre – Vivendo – Docente (Professores), sempre das 9h30 às 12h; e Palestra: Hipertensão, das 9h às 10h; Palestra: Saúde da Mulher das 10h às 11h; e Palestra: Saúde do Homem, das 11h às 12h.

Depois do intervalo para almoço, das 12 às 14 horas, a programação teve a seguinte sequência: Prestação de Contas (TCM); Fabricação de Produtos de Limpeza (Senai); Noções de Mecânica Automotiva para Mulheres (Senai); Reparo e Manutenção Residencial (Senai); Noções Básicas de Eletricidade Predial (Senai); EAD – Inclusão Digital (Senai); Segurança Pública e Direitos Humanos (Escola do Legislativo); Comunicação e Redes Sociais (Senac); Excelência de Atendimento ao Público (Escola do Legislativo); Contratos e Convênios (Senac); Tendências e Oportunidades de Negócios em Goiás (Sebrae); Palestra sobre Suicídio (para crianças e adolescentes); Palestra Sobre – Vivendo – Docente (Professores), sempre das 14h às 17h; Palestra : DST/AIDS, das 14h às 15h; e Palestra: Saúde da Mulher, das 15h às 16h.

Foram realizados atendimentos com profissionais da área da saúde, como oftalmologista, fonodiaulogista, dentista e dermatologista, bem como exames de ultrassom e de prevenção ao câncer de colo do útero. E mais: triagem de documentos para emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passe Livre do Idoso, Passe Livre do Deficiente e Passe Livre do Autista; corte de cabelo masculino e feminino, barbearia, recreação para crianças (pula-pula, onde o médico Marcos Nogueira, diretor de Saúde da Alego, fez questão de arrumar um local adequado, à sombra, para colocar o brinquedo); biblioteca e cinema móvel do Sesc, além de apresentações culturais de artistas da região, ao exemplo da Capoeira.

Lissauer Vieira e Diego Sorgatto ainda fez uma reunião com vereadores e prefeitos, em uma sala do colégio, para melhor atender as demandas. Estiveram presentes os prefeitos: Daniel Sabino Vaz (PSB), de Cristalina; Pabio Correia Lopes, de Valparaíso; Sônia Chaves, de Novo Gama; Fábio Correa de Oliveira, de Cidade Ocidental; e Ricardo de Oliveira Carneiro, presidente da União dos Vereadores de Goiás. Várias demandas foram colocadas, inclusive uma envolvendo a venda de uma área pública, em Cristalina, no valor de R$ 10 milhões. Os parlamentares assumiram o compromisso de trabalhar com determinação para atender a cada uma delas.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.