Professora da UFG analisa Goiás na perspectiva do desenvolvimento regional no seminário dos 30 anos da Constituição

09 de Outubro de 2019 às 15:42

Dentro da programação do seminário “30 anos da Constituição Estadual de Goiás de 1989 – contribuições ao desenvolvimento”, a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Flávia Rezende, ministrou a palestra “Goiás na perspectiva do desenvolvimento regional”.

A pesquisadora apresentou índices econômicos mostrando que até o início do século 20, a economia regional era desconectada do mercado externo. Na época, o desafio era minimizar esse desequilíbrio, o que só aconteceu no início do próximo século quando a região Centro-Oeste se integrou economicamente à região Sudoeste.

“Se compararmos a economia em nível nacional entre 2010 e 2016, o crescimento da economia goiana foi bem acima da média nacional. Enquanto no país a economia cresceu 2,3%, em Goiás esse índice foi de 7,2%", avaliou.

A professora destacou como fatores que levaram Goiás a registrar esse grande crescimento a localização, as matérias-primas, os incentivos fiscais, o FCO e o fortalecimento do comércio exterior. “São indicadores fiscais e financeiros que deixaram Goiás na pauta nacional de investimentos”.

Por fim, Flávia concluiu que o principal desafio da atualidade é de como retomar esse crescimento. “Existem perspectivas que são viáveis para reduzir as desigualdades e distribuir melhor os recursos. Esse são nossos desafios. Como ofertar políticas que nos permitam alcançar esses objetivos? Como desenvolver o nosso Estado? Dentro da universidade nós trabalhamos com grupos de pesquisa para termos estudos capazes de subsidiar a elaboração dessas políticas”.