Ícone alego digital Ícone alego digital

Prêmio Assembleia Cidadã

22 de Novembro de 2019 às 08:31
Crédito: Ruber Couto
 Prêmio Assembleia Cidadã
Unale dia 21
Parlamentares goianos fazem votos de que a Assembleia Legislativa conquiste o Prêmio Assembleia Cidadã, categoria que disputa durante a Conferência da Unale, que acontece até essa sexta-feira em Salvador.

O presidente Lissauer Vieira (PSB) acompanha, logo mais, na manhã desta sexta-feira, 22, em Salvador (BA), a entrega do prêmio Assembleia Cidadã, a ser realizada durante a 23ª edição da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE). O projeto Selo Verde, desenvolvido ao longo deste ano pela Casa, concorre entre os três finalistas da categoria Gestão. 

Ontem, 21, Lissauer participou da programação oficial de palestras e debates do evento. Pela manhã, ouviu o jornalista e apresentador Marcelo Taz falar sobre a Humanização no relacionamento digital com os eleitores. À tarde, acompanhou a entrega simbólica do protocolo de ideias para políticas públicas de combate ao suicídio e à violência contra a mulher, à ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

E aproveitou igualmente o dia para tentar angariar votos para o projeto Selo Verde. Contou, para isso, com o apoio de toda a equipe de servidores e parlamentares da Alego presentes no evento. Entre estes últimos estavam os deputados Vinícius Cirqueira (Pros), Coronel Adailton (Progressista), Cairo Salim (Pros), Álvaro Guimarães (DEM), Talles Barreto (PSDB), Thiago Albernaz (Solidariedade) e Lêda Borges (PSDB).

"Levar esse troféu para Goiás, será um feito importante para valorizar o trabalho de nossos servidores e para mostrar que nós, o Poder Legislativo do Estado de Goiás, estamos trabalhando em prol do meio ambiente. Ganhar o prêmio seria, portanto, reconhecer que este trabalho deu certo e que há beleza nele", defendeu Lissauer.

A defesa de Vieira, foi reiterada pelos demais sete parlamentares, que o tem acompanhado desde a abertura do evento. 

Coronel Adailton foi o primeiro a engrossar o coro de apoio à iniciativa. "É um Projeto excepcional da nossa Assembleia, que trabalha a sustentabilidade e a economia nos gastos referentes ao consumo de materiais descartáveis. Praticamente todos os gabinetes de deputado da Alego já receberam o Selo Verde. O meu, 33, foi um dos primeiros. Queremos muito ser campeões e levar esse troféu daqui para Goiás", vibrou.

Na sequência, foi a vez de Álvaro Guimarães também deixar registrado seus votos de incentivo à premiação. "Nosso tema é bom, atual, pois envolve a defesa do meio ambiente", pontuou.

Por fim, Talles Barreto veio enaltecer, em sua fala, a importância do prêmio. "A conquista desse troféu servirá para selar o reconhecimento da dedicação devotada pelos parlamentares e servidores da Casa a algo que está melhorando a cada vez mais não apenas a nossa estrutura administrativa, mas a própria vida das pessoas que nela trabalham", argumentou.

Ele aproveitou a oportunidade para lembrar de uma lei recentemente sancionada pelo Governo do Estado, a partir de projeto de sua autoria, que visa coibir o consumo de canudos de plástico em Goiás. "É uma outra medida importante que converge com esse projeto da redução do consumo de copos plásticos", complementou. Talles informou que o pessoal de seu gabinete possui todos copos personalizados.

Com a Alego, concorrem iniciativas oriundas dos Legislativos do Espírito Santo (Ales Digital) e do Rio Grande do Norte (Legis RH). Os vencedores receberão prêmio de R$ 20 mil para custear a expansão dos seus respectivos programas, um troféu de bronze de posse provisória e o direito de usar o selo Assembleia Cidadã. 

As votações estão sendo feitas pelos próprios participantes inscritos, a partir de totens digitais espalhados pelo evento. Tradicionalmente organizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), a CNLE 2019  Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA)

A programação do evento se encerra com jantar, na noite de hoje. 

Selo Verde

"Selo Verde" é uma campanha lançada pela atual gestão da Alego, como intuito contribuir para a sustentabilidade do planeta a partir do incentivo à redução do consumo de copos descartáveis na Casa e gerando, assim, economia para o cofre público estadual.

Antes do início da iniciativa, o consumo de copos plásticos na Casa girava em torno de duas milhões de unidades anuais. Atualmente, a campanha já conta com a adesão de mais de 70% dos gabinetes e departamentos da Alego, cujas equipes substituíram os copos descartáveis por laváveis. Após quatro meses de campanha, em setembro deste ano, a queda no consumo já havia sido estimada em 40 mil unidades do material.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.