Centenário de Venerando de Freitas

27 de Agosto de 2007 às 14:38
Discurso proferido pelo presidente da Asembléia Legislativa, deputado Jardel Sebba, na sessão especial em homenagem ao centenário do primeiro prefeito de Goiânia, Venerando de Freitas. (6/8/2007)

Senhoras e Senhores,

Por admiração, apreço e amizade, sinto-me completamente à vontade para prestar essa homenagem ao professor, ao escritor, ao político e notável cidadão goiano Venerando de Freitas Borges, que, estaria agora completando 100 anos, se vivo estivesse.

Poucos tiveram a dimensão e a grandeza desse homem que é parte integrante do patrimônio humano de Goiás e cuja memória, hoje, em nome da Assembléia Legislativa, tenho a honra de reverenciar.

Acredito que, neste momento, devo fazer lembrar a todos a trajetória dessa personalidade obstinada pelo trabalho, que dedicou a vida à construção e ao desenvolvimento do Estado de Goiás.

A história reserva para alguns a glória de servir de exemplo para as futuras gerações como nomes que encarnaram a força transformadora de sua época e ousaram produzir mudanças em direção a um futuro melhor.

O professor Venerando foi uma dessas raras figuras: com seu temperamento fraterno, soube traduzir com gestos e atitudes o novo tempo que chegava para ficar nos descampados de Goiás e inscreveu definitivamente a sua presença na nossa história.

Jovem, corajoso, idealista, perfilou-se ao movimento que resultou na Revolução de 30, ao derrubar as oligarquias do poder e colocar Getúlio Vargas no comando do país.

Com Getúlio, o Brasil entrou num novo ciclo político e empolgou-se com a Marcha para o Oeste, cuja idéia central era incentivar o progresso e promover a ocupação do Centro-Oeste.

Surgiu, então, em Goiás uma geração de homens e mulheres destinada a fundar uma nova ordem, que seria o marco inicial do Goiás moderno de hoje. Venerando de Freitas Borges era um desses líderes emergentes.

Atuando como jornalista, ele logo se ligou à causa da mudança da Capital, destacando-se pela defesa apaixonada da construção de Goiânia, que compreendia como instrumento fundamental para a modernização de Goiás. Goiás que então não passava de um Estado ainda muito atrasado, economicamente incipiente e sem perspectiva de crescimento.

Para ele, a mudança da Capital era uma necessidade histórica e somente um homem poderia implementá-la naquele instante: Pedro Ludovico Teixeira, com quem, por identidade de pensamento, Venerando de Freitas Borges firmou laços de companheirismo político. Os dois se tornariam amigos inseparáveis para toda a vida.

A luta da transferência da Capital rendeu o convite para ocupar cargo de primeiro prefeito de Goiânia, a nova e vigorosa cidade plantada no coração do Brasil, que, hoje, quase 74 anos depois, é uma das principais metrópoles do país.

Pedro Ludovico confiou a missão a Venerando, enxergando nele o espírito empreendedor que era fundamental naqueles tempos difíceis. O escolhido para tocar a grandiosa obra da nova Capital não hesitou em pegar duro no batente e dar a sua contribuição à vitoriosa iniciativa modernizadora que Goiânia representava.

Na Capital, o professor Venerando fincou as suas raízes. Com Dona Maria, estruturou a família composta pelos filhos Carlos, Éclair, Nize e Írcio. E projetou-se como político, administrador competente e homem público de incontáveis qualidades, entre as quais tornaram-se célebres a lealdade, a honestidade e o incondicional amor às coisas de Goiás.

Professor de gerações no Lyceu de Goiânia, prefeito de Goiânia, deputado estadual, conselheiro do Tribunal de Contas, dirigente da Federação da Indústria de Goiás, membro da Academia Goiana de Letras - foram muitas as atividades exercidas por Venerando de Freitas Borges. Em todas, deixou cunhada a marca inconfundível do talento, da operosidade e, sobretudo, da nobreza de propósitos.

A arte de viver é criar afetos, acostumava dizer Guimarães Rosa, o genial autor de Grande Sertão: Veredas. O professor Venerando foi, sem dúvida alguma, um semeador de afetos. Era capaz dos maiores sacrifícios para continuar fiel aos seus numerosos amigos, aos quais nunca faltou e sempre se manteve solidário.

E foi assim por toda a vida: cordial e afetuoso, sem rancor no coração, convicto de que, com sua incansável labuta, ajudou a construir um mundo melhor.

O seu exemplo da vida com certeza inspira o nosso trabalho no Parlamento goiano. O nosso projeto de recuperação do respeito da opinião pública e da reconstrução da credibilidade da instituição baseia-se nos princípios do respeito à coisa pública, na integridade, na ética e na honestidade, virtudes que justamente são as características principais do legado de vida do primeiro prefeito de Goiânia.

É com muita honra, portanto, que esta Casa, cuja história ele também ajudou a construir, hoje relembra e homenageia a figura do professor Venerando, curvando-se em respeito à sua correção e à sua dignidade.

Quero, finalmente, agradecer a todos que, nessa noite, nos prestigiam com a sua presença. Agradeço, em particular, aos familiares do professor Venerando, os seus amigos e amigas, a todos, enfim, que conosco compartilham da homenagem que a Assembléia Legislativa presta no centenário de nascimento desse grande homem.

Os goianos reconhecem o valor de Venerando de Freitas Borges, um homem público que jamais precisou esconder os seus atos e a quem o Estado de Goiás deve muito.

Muito obrigado a todos.