Ícone alego digital Ícone alego digital

Hemocentro explica processo de doação de medula óssea

12 de Novembro de 2007 às 00:00
Durante Campanha de doação de medula óssea, no hall da Assembléia Legislativa, promovida pelo deputado Marlúcio Pereira (PTB), a responsável pelo cadastro de medula óssea do Hemocentro de Goiânia, Simone Vasconcelos Souza, explica como se dá o processo de doação do órgão.

Para fazer o cadastro, a pessoa basta ter entre 18 e 55 anos de idade e que não tenha tido nenhum tipo de doença transmissível pelo sangue. O doador faz um cadastro de dados pessoais e um pequeno furo no dedo, de onde se retira o sangue. Os dados são enviados para o Registro Brasileiro de Medula Óssea, onde aguarda um receptor. 

Quando o paciente tem o mesmo tipo sanguíneo, o Hemocentro entra em contato com o doador e ele será convocado para fazer novos exames e posteriormente a doação.  Segundo Simone, as pessoas não têm conhecimento de como a doação é feita, e por isso o Hemocentro tem buscado estar presente nos lugares de grande circulação de pessoas.

Para Simone, a iniciativa do deputado é louvável e quanto mais a comunidade tomar conhecimento melhor. Ela espera que durante todo o dia de hoje, cerca de 100 cadastros sejam feitas.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.