Vanuza Valadares destaca necessidade de consciência ecológica

18 de Outubro de 2007 às 09:00
Discurso proferido pela deputada Vanuza Valadares (PSC) por ocasião da abertura do 1º Seminário de Resíduos Sólidos, que se realizada no auditório da Celg. O seminário é uma realização da Comissão de Meio Ambiente. (18/10/2007).

Prezados

Prefeitos, Secretários, Vereadores, Deputados, Servidores da Assembléia, Imprensa, Estudantes, Pesquisadores e Palestrantes,

Enfim, um bom dia a todos os presentes neste 1º Seminário de Resíduos Sólidos do Estado de Goiás.

É com muita alegria que vejo em cada um de vocês aqui presentes o desejo e o empenho para discutir soluções para os problemas do nosso dia a dia.

Muito obrigada pela presença e parabéns pela disposição de enfrentar as problemáticas referentes aos resíduos sólidos!

Este Seminário é uma iniciativa da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás e acontece com o apoio da: Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Agência Goiana do Meio Ambiente, Secretaria de Cidades, Secretaria Municipal de Planejamento - Seplan, Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Ministério de Meio Ambiente, Ibama, Ministério das Cidades, Ministério da Saúde, Funasa, CELG, Associação Goiana de Municípios - AGM, UFG, UCG, Comurg e Ministério Público Estadual.

Neste momento aproveito para expressar o meu agradecimento a todos os que acreditaram na nossa intenção de promover este evento que tem o objetivo de possibilitar o acesso às informações técnicas para o correto tratamento do lixo.

Volto a reafirma que assim como a família é o núcleo da sociedade, os municípios são as bases do Estado e do País.

Por isso é que eu acredito nas políticas de municipalização da saúde, e conseqüentemente com os cuidados com o lixo.

Porque uma das grandes questões hoje é o que fazer com o lixo que produzimos?

Daí o objetivo deste evento que é o de trabalhar em parceria com prefeitos e secretários de meio ambiente, repassando informações técnicas sobre o correto tratamento do lixo.

A partir de hoje estaremos em contato com diversos profissionais que estarão dispostos a repassar as mais diversas informações para que o nosso objetivo de dar um correto tratamento aos resíduos sólidos seja atingido:

Esta manhã começaremos as nossas atividades com a palestra da Dra. Nadja Limeira Araújo do Ministério das Cidades que vai falar sobre os Instrumentos Financeiros para resíduos sólidos disponíveis no Governo Federal.

Às 10:30 após o nosso café da manhã teremos a palestra com o Engenheiro José Antônio Motta Ribeiro do Ministério da Saúde - FUNASA – Goiás que vai falar sobre a Captação de Recursos Financeiros.

À tarde a nossa programação começa às 14:00 horas com a  Palestra da Dra. Lívia Maria Dias - Engenheira Sanitarista da Secretaria de Cidades do Estado de Goiás que vai falar sobre a Lei 11.445 e os Planos Municipais de Resíduos Sólidos.

Às 15:00 horas  teremos palestra com o Dr. Osmar Mendes - Engenheiro Sanitarista da Agência Goiana de Meio Ambiente e ele vai falar sobre o Diagnóstico do Estado.

Às quatro e meia, após o nosso cofee break teremos a palestra sobre Associativismo e Consórcio com o Dr. Sérgio Siqueira - Advogado da Associação Goiana de Municípios – AGM .

E logo depois teremos uma mesa redonda.  Aproveito para reafirmar o convite para amanhã em que nossas atividades têm início às 08:00 horas teremos a palestra sobre Aproveitamento de Resíduos de Mineração como Material Alternativo na Pavimentação Rodoviária com a professora Marta Pereira da Luz da Universidade Católica de Goiás.

Às 9:00 horas a palestra é com o Dr. Eraldo Henriques de Carvalho - Engenheiro Civil da Universidade Federal de Goiás sobre Aterro Sanitário  E após o nosso cofee break teremos uma palestra sobre a Coleta seletiva em Goiânia com o Wolney Wagner Siqueira Júnior da Companhia de Urbanização de Goiânia e  Diógenes Aires de Melo da Secretaria Municipal de Planejamento .

A nossa programação à tarde começa às 14:00 com a palestra da professora Ana Lúcia Gomes Borges da Universidade Católica sobre Usina de Reciclagem e o Trabalho com Instituto Dom Fernando.

Às 15:00 horas da tarde teremos a palestra do Dr. Ricardo Rangel de Andrade - Promotor de Justiça  do  Ministério Público do Estado de Goiás e ela vai falar sobre a RESPONSABILIDADE CRIMINAL na Disposição de Resíduos Sólidos  E às quatro e meia teremos a apresentação de exemplos do Estado de Goiás com representantes dos municípios de Montividiu, Chapadão do Céu e Quirinópolis.

E para encerrar teremos a palestra sobre Usina de Reciclagem  Esperamos que este evento contribua para a solução dos problemas dos municípios referentes aos resíduos sólidos, pois esta questão é tão séria que o aterro de Goiânia, que ainda não tem 20 anos de uso está próximo do limite, e já recebe cerca de 1,3 mil toneladas de resíduos domiciliares e comerciais por dia.

É mais de um quilo diário por habitante.Goiás pode avançar muito nesta questão e tenho a certeza que com o apoio de todos vocês conseguiremos consolidar o sentimento de um Estado limpo. Pois um correto tratamento do lixo é bom para todo mundo, pois reflete tanto nas áreas do meio ambiente quanto na saúde. Conto com vocês!

E para finalizar este discurso gostaria de agradecer a toda a minha equipe que trabalhou incessantemente durante 3 meses para que este evento se tornasse uma realidade.

Parabéns!

A equipe do gabinete e à equipe da Comissão de Meio Ambiente!

Obrigada a todos e um bom dia!