Jardel destaca trabalho humanista de Henrique Celso

23 de Outubro de 2007 às 15:57
Discurso proferido pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jardel Sebba (PSDB), na solenidade em que homenageou o médico Henrique Celso Rocha com o título de Cidadão Goiano. (22/10/2007).

SENHORAS E SENHORES,

A Assembléia Legislativa tem a honra de conceder nesta noite alegre e de bons presságios o título de Cidadão Goiano a um homem de múltiplas qualidades, tanto pessoais quanto profissionais, um homem que é digno da nossa admiração: o Dr. Henrique Celso Rocha.

Trata-se de uma figura humana de rara inteligência, cujo criterioso trabalho na área médica o credencia, sem favor algum, à galeria dos grandes vultos da Medicina em Goiás.

Justa e merecida, a homenagem que hoje prestamos ao Dr. Henrique Celso é o reconhecimento do povo goiano a um médico humanista que sempre se conduziu com ética, transformando o exercício profissional num exemplo de amor ao próximo.

Hoje, portanto, na pessoa do Dr. Henrique Celso, estamos reverenciando a Medicina de excelência produzida em Goiás, que tem deixado a timidez de lado para se projetar no Brasil e no mundo para tornar realidade o sonho do progresso, materializado na geração de riquezas, na criação milhares de empregos e na melhoria das condições de vida do nosso povo.

“Em uma grande alma, tudo é grande”, escreveu o tão pouco lembrado poeta goiano, mas também grande na poesia, o nosso José Décio Filho.

Grande na alma e gigante na Medicina, o Dr. Henrique Celso construiu uma sólida e densa trajetória de vida, que se destaca pela sua vontade de vencer e conquistar as mais altas posições da especialidade médica que abraçou: a Oftalmologia.

Graduado em Medicina no ano de 1972, estagiou no Hospital da Lagoa e na Universidade Souza Marques, no Rio de Janeiro. Na Cidade Maravilhosa também fez internato e residência médica, atuando no Hospital Central da Aeronáutica.

Especializou-se pela renomada Sociedade Brasileira de Oftalmologia e concluiu pós-graduação em Oto-neuro-oftalmologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, cursando também o Refrative Surgery, no Moscow Research Institute, na Rússia.

Membro de várias entidades e sociedades oftalmológicas no Brasil e no mundo, o Dr. Henrique Celso é freqüentemente requisitado para palestras em cursos, seminários e congressos em vários países, como os Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Itália, Colômbia e Argentina.

Foi o introdutor no Brasil do uso prolongado de lentes de contato com 85% de hidratação, tecnologia de ponta trazida da Grã-bretanha. Introduziu também no país, há 17 anos, a Cirurgia Refrativa, com milhares de procedimentos realizados desde então.

É um dos pioneiros na Cirurgia de Corneal Ring, conhecida como Cirurgia de Anel Corneano, para pacientes portadores de ceratocone ou astigmatismo irregular, e um dos fundadores do CBCO – Centro Brasileiro de Cirurgia dos Olhos, onde é chefe do Departamento de Cirurgia Refrativa e membro do Departamento de Córnea, Plástica Ocular e Lentes de Contato.

Experiente e atualizado, o Dr. Henrique Celso é um dos melhores profissionais brasileiros na sua especialidade, conforme o seu extenso e invejável curriculum, que emprega solidariamente na promoção da saúde e na boa prática da medicina em Goiás.

Mas, deste médico devotado à ciência, de quem só se têm abonadoras referências profissionais, de quem só se colhem elogios sobre sua conduta numa prova inconteste do seu caráter, da sua seriedade e da sua competência, há muito mais para ser dito.

Quero ressaltar a criatura humana, o cidadão cumpridor de seus deveres, o filho amoroso, o pai de família diligente e correto, o amigo diligente de todas as horas, o companheiro leal sempre pronto a servir, enfim, o homem sensível, honesto e trabalhador que é exemplo para todos nós.

Não me canso de afirmar que a maior bem de um país, de um Estado, é o seu patrimônio humano. É esse patrimônio, mais que as conquistas economia, que distingue os povos e diferencia cada um perante o julgamento da História.

O Estado de Goiás, posso dizer com profunda convicção, sente orgulho de estender os abraços e acolher como filho o Dr. Henrique Celso, este médico ilustre que fez do Juramento de Hipócrates um compromisso inarredável de aliviar o sofrimento individual e garantir o conforto da cura.

Com sua biografia irretocável, o Dr. Henrique Celso agrega brilho e qualidade à maior riqueza de todos nós, goianos, que é o nosso patrimônio humano.

Ao concluir, gostaria de agradecer as presenças das autoridades convidadas, dos senhores deputados e deputadas, dos familiares e amigos do nosso homenageado, da imprensa, desejando que ele continue servindo a Goiás e à nossa gente com o zelo e a dedicação de sempre.

Dr. Henrique Celso Rocha, meu amigo, meu colega de profissão, meu irmão de fé: em nome dos 41 Deputados que compõem o Parlamento goiano, tenho a honra e o orgulho de declará-lo Cidadão Goiano.

Muito obrigado.