Ícone alego digital Ícone alego digital

Frei Valdair ressalta crescimento econômico de Anápolis

29 de Novembro de 2007 às 00:00
Discurso proferido pelo deputado Frei Valdair (PTB) durante sessão especial da Assembléia Legislativa comemorativa ao centenário de Anápolis. (27/11/2007).

Prezados senhores,

Prezadas senhoras,

 

Como membro desta Augusta Casa e Leis e único representante de Anápolis no legislativo estadual quero saudar cada um, desde as autoridades constituídas e personalidades, até o cidadão mais simples e anônimo que hoje veio compartilhar conosco essa importante homenagem que prestamos à nossa querida Anápolis no ano de seu centenário.


Apesar de nossa iniciativa em promover no dia de hoje esta Sessão Especial ter sido alvo de críticas de alguns setores da imprensa anapolina que entendeu ser tardia a homenagem, esses mesmos veículos estampam em seus jornais que a cidade ainda festeja o seu Aniversário de 100 anos, como ontem durante a realização do tradicional Baile da Saudade e um lançamento de uma revista sobre o centenário previsto para a metade do mês que vem.

Por isso meus amigos, sinto-me a vontade em poder prestar essa valorosa homenagem nesta data, conforme o calendário disponível na Casa, e aproveitar para fazer uma profunda reflexão dos trabalhos desenvolvidos em prol de minha cidade ao longo do ano.

Mas o brilhantismo desta Sessão não pode,e não deve se limitar a críticas a este ou àquele segmento. O orgulho em representá-los aqui me faz superar quaisquer sentimentos de autodefesa.

A tradução desses cem anos de história sobrepõe o interesse político,afinal a trajetória de um século iniciada por destemidos homens e mulheres que deram a sua vida para que hoje figurássemos no cenário estadual como um pólo de desenvolvimento é muito mais importante.

Da movimentação de tropeiros nos idos do século dezessete em busca das lavras de ouro na região ao romper da barreira do som por possantes aeronaves e a produção de importantes ítens para o Brasil e o mundo a partir de nosso Distrito Agroindustrial são a comprovação de uma inquestionável vocação para o desenvolvimento de nossa cidade.


A economia de Anápolis, cujo PIB alcança crescimento de mais dois por cento ao ano, é em maior parcela, voltada para a agroindústria, com destaque para a indústria farmacêutica de alta tecnologia na produção de genéricos, contando com o maior complexo farmacêutico da América Latina.


Anápolis ainda participa da Logística Multimodal do Brasil, com a sua Plataforma em fase de construção. Os investimentos em todas as áreas acabam atraindo para o município grandes grupos, como a montadora de veículos multinacional Hyundai.


Caminhando a passos largos para se alinhar ao vertiginoso progresso de Anápolis, entendendo ser necessária a construção - e lutamos para que isto ocorra o mais breve possível – de uma grande e variada rede hoteleira, nos moldes do que a cidade está ganhando, de padrão internacional, o qual há de marcar o início do desenvolvimento nesta importante área que sinaliza a boa acolhida dos filhos da terra aos visitantes, que aportam em nosso porto seco, como turistas de negócio, da cultura, do lazer, do esporte, admiradores da aviação etc.

Como presidente da Comissão de Educação e Cultura desta Casa de Leis não poderia deixar de falar o que Anápolis nos oferece nesta importante área que, a nosso ver, é a saída para todos os problemas humanos, onde a virtude também pode ser ensinada, não só no sentido tecnológico, formal, mas como um conjunto de caracteres passíveis de serem moralmente formatados e isto só se adquire pela cultura aplicada, pelo convite à reflexão e pela sabedoria da tolerância.

A cidade conta atualmente com quatro faculdades, uma universidade e um centro universitário a serviço da população. Nossos cursos são referências no campo educacional. O município ainda conta com escolas profissionalizantes como o SENAI, SENAC, SEBRAE, SESC e SESI.


A Associação Educativa Evangélica deu início à criação de sua primeira faculdade, Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão, no mesmo período em que se dava a construção de Brasília (21/04/1960).
Logo após veio a Faculdade de Direito e a Faculdade de Odontologia. Atualmente é um Centro Universitário em Anápolis, a UniEvangélica, com pretensão de vir a se tornar Universidade.


A Universidade Estadual de Goiás (UEG) foi criada em 1999. Antes era conhecida como Universidade de Anápolis (UNIANA). Atualmente possui dois campus universitários com aproximadamente 20 cursos. A UEG tem sua sede em Anápolis, mas se estende ainda a outras regiões oferecendo cursos e estruturas de qualidade à população goiana.


Sei que esta homenagem que faço à Anápolis, pelo seu primeiro século de vida, é muito simples diante da grandeza da estima que tenho por esta cidade. O carinho e o respeito que tenho por todos os anapolinos me levam também a externar um desejo de mudanças.


Na área administrativa, tenho como desafio pessoal resgatar a credibilidade política do município que represento. Apesar do reconhecido esforço e dedicação do atual prefeito, o terceiro maior colégio eleitoral do Estado passou a conviver nos últimos anos com um cenário político marcado por intervenções, cassações e rumores de hostilidades entre o Legislativo e o Executivo.


É triste testemunhar uma cidade construída por tão valorosos homens públicos, perder ao longo dos anos a sua credibilidade e representatividade política. A prova é que a cidade conseguiu eleger nas últimas eleições apenas dois parlamentares para os legislativos federal e estadual.


Essa é a minha meta, a principal razão que me trouxe até aqui:


O RESGATE DA IDENTIDADE POLÍTICA DE ANÁPOLIS E  A VALORIZAÇÃO DO PARLAMENTO COMO INSTITUIÇÃO QUE DEVE ESTAR SEMPRE A SERVIÇO DA SOCIEDADE. 


Parabéns Anápolis pelos seus 100 anos. Parabéns anapolinos por fazerem desta cidade o lugar mais agradável e promissor para se viver.


 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.