Ícone alego digital Ícone alego digital

Vanuza Valadares participa de seminário

18 de Março de 2008 às 18:31
Discurso proferido pela deputada Vanuza Valadares no 4º Seminario da Engenharia. Evento em Comemoração ao Dia Mundial da Água.

Bom dia a todos e a todas

É com muita satisfação que participo do 4º Seminário da Engenharia, um evento em Comemoração ao Dia Mundial da Água.

Ao ser convidada para participar deste evento imaginei o que seria importante falar para uma platéia tão qualificada e tão influente nos rumos das nossas cidades.

Idealizo que são profissionais que devem estar sempre à frente do seu tempo.

Costumo dizer que são pessoas que estão um passo a frente dos acontecimentos.

Tenho a impressão que o dia a dia dos senhores e senhoras estão envoltos em descobertas e avanços da tecnologia, construções e estudos de resistência de materiais que devem prever a segurança e o conforto sob os aspectos das intempéries.

Muitas vezes profissionais que antes de nos darmos conta das nossas necessidades já viabilizaram as diversas soluções.

Nos dias atuais debates sobre como otimizar o uso da água, ou como implementar a melhor forma de distribuir o mineral da vida, se tornam cada vez mais constantes.

Como presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás venho reiterar a importância de tê-los como parceiros na busca de melhores soluções para o armazenamento, distribuição e mesmo o uso da água e dos diversos recursos naturais.

Quero aproveitar este evento para me aproximar desta categoria profissional que tanto admiro e respeito.

Para isso gostaria que os senhores e senhoras conhecessem um pouco da atuação da Comissão de Meio Ambiente.

Frente à comissão realizamos diversas audiências públicas para enfrentar as diferentes questões relativas aos recursos naturais.

Quando digo que na comissão defendemos a vida, falo isso com a certeza de que nos primamos em abordar todos os seus aspectos, por exemplo:

Nos indignamos com a corrupção. Escândalos que envolvem ONG´s, ou autarquias Federais são uma amostra dos prejuízos imensuráveis acarretados pelo mau uso do que é público.

A Comissão trabalha a questão do meio ambiente, tendo em vista, acima de tudo a condição do ser humano.

Acredito que assim tomamos uma direção mais sensata na defesa dos interesses coletivos.

Emprego e renda auxiliam na preservação dos recursos naturais.

E por isso propus projeto de lei para que as empresas que atuam na área de meio ambiente e recursos hídricos tenham um técnico habilitado em seus quadros de funcionários.

Atualmente trabalhamos intensamente para a regularização do Programa Federal de Eletrificação Rural, o Programa Luz para Todos.

Afinal, o aumento dos bolsões de pobreza nas grandes cidades, tem a sua origem na falta de oportunidades no campo.

Não podemos ignorar que é preciso levar conforto e tecnologia ao campo.

Isso é desenvolvimento sustentável, uma balança de valoração de direitos, e todos tem direito à dignidade e a um meio ambiente equilibardo.

È preciso lembrar que junto com a energia chegam diversos benefícios. Água tratada, esgoto, escola, comércio. Enfim uma infinidade de opções se abrem ao homem do campo que não precisará mais queimar diesel ou querosene para produzir energia.

Mais uma vez reitero que as nossas ações devem ser pautadas na condição humana.

Durante o ano passado utilizamos muito as prerrogativas de parlamentar para promover as audiências públicas, que são um forte instrumento para aproximar a sociedade das autoridades responsáveis pelas diversas questões de interesse coletivo.

Vou citar apenas alguns eventos que realizamos em 2007.

Conseguimos debater sobre as Queimadas em Goiás, sobre a Realidade das Nascentes e os Planos de Preservação e Recuperação dos Mananciais.

Realizamos o 1º Simpósio sobre Resíduos Sólidos do Estado, evento voltado para os secretários de meio ambiente e prefeitos de todo o Estado e também realizamos a Audiência Pública sobre a Conscientização no Campo - Destinação Final de Embalagens de Agrotóxicos.

Realizamos muito, mas ainda há uma imensidão de lutas para travar.

Para finalizar gostaria de contar com a confiança dos senhores e senhoras para ter na Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás mais um espaço de debate e de crescimento da nossa consciência sobre o papel de cada um nos rumos do nosso Estado.

Parabéns pela iniciativa deste Evento!

Bom dia a todos!

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.