Vanuza Valadares é homenageada na Escola Monteiro Lobato

18 de Março de 2008 às 18:37
A Escola Monteiro Lobato, primeira escola municipal em tempo integral no Estado, promove evento dedicado ao Dia Mundial da Água. No evento a deputada Vanuza Valadares (PSC) destaca o trabalho ali desenvolvido. (18/03/2008)

Boa tarde!

É com muita alegria que em nome da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás eu cumprimento a todos os componentes da mesa:

Quero dar os parabéns a diretora, Maria Lúcia e a todas as pessoas que fazem parte da coordenação, os professores, servidores e alunos que fazem desta escola uma referência na educação em Goiás e no Centro Oeste.

Quero agradecer também o convite do Sr. Odécio e a oportunidade de conhecer a Escola Monteiro Lobato, a primeira escola municipal em tempo integral do Estado de Goiás.

Quando fui convidada para falar neste evento dedicado ao dia mundial da água pensei que seria importante lembrar um pouco da história desta Escola.

Com quase 4 anos de existência a escola atende em tempo integral e com ensino de qualidade as crianças mais carentes do município. Na grande maioria, crianças dos setores Tiradentes, Nova Cidade, Jardim Riviera e Jardim Florença.

Faço este lembrete para lembrar o quanto vocês são admiráveis, pois tenho acompanhado a história da cidade e do Tiradentes e sei das lutas e das conquistas já obtidas e também das que serão travadas.

Por isso, quero dar os parabéns pela disposição de todos vocês em tornar a vida desta comunidade cada vez melhor. Por lutar por um ensino de qualidade e aproximar estas crianças de um mundo de oportunidades.

Porque para quem tem educação e sabe o que quer, o mundo é muito grande e maravilhoso, mas quem infelizmente não tem a oportunidade de estudar o mundo cabe na palma da mão.

Acho importante pontuar a história para mostrar que as transformações que a cidade de Aparecida passa influenciam na vida de cada pessoa, inclusive de quem mora em outras cidades.

A cidade de Aparecida de Goiânia passou por transformações, já não é mais é uma cidade dormitório.

Aparecida se tornou um verdadeiro pólo econômico regional.

Foram gerados diversos empregos, diversas indústrias vieram para cá, além disso, Aparecida tem uma localização estratégica o que a torna uma cidade muito competitiva.

Mas vocês podem estar se perguntando; o que isso tem a ver com o dia mundial da água?

Tem tudo a ver:

A educação com qualidade é a certeza de que teremos cidadãos responsáveis.

A industrialização crescente traz renda, e conforto, mas é preciso estarmos atentos quanto ao bom uso da água. Afinal todos nós temos o direito a um meio ambiente sadio e equilibrado.

Isso significa que as indústrias ou quem quer que seja não podem usar a desculpa do progresso para poluir as águas e não tratar o esgoto.

Precisamos cobrar que o progresso seja combinado com respeito ao meio ambiente.

E vocês são o futuro desta cidade. Vocês vão crescer escolher uma profissão, quem sabe teremos aqui deputados, prefeitos vereadores, empresários enfim futuros cidadãos que serão os responsáveis por cuidar de uma das maiores riquezas do mundo: a água e consequentemente a vida de todos nós.

Hoje existe em Aparecida de Goiânia quase duzentas empresas:

São 58, no Pólo Empresarial de Goiás

79 Empresas no Distrito Industrial do Município de Aparecida de Goiânia – DIMAG.

E 33 empresas no Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goiânia - DAIAG.

São mais de dois mil postos de trabalho, mais de oitocentas vagas de emprego e mais de 700 vagas na indústria.

È muita gente usando água.

Então a mensagem que eu gostaria de deixar hoje é: que vocês podem contar comigo para defender o meio ambiente seja onde for.

Afinal, o desperdício e a poluição das águas afeta todas as pessoas do mundo. Porque se faltar água aqui teremos que pedir em outras cidades e assim por diante.

Mas, olhando para cada um de vocês tenho certeza de que isso não vai acontecer.

Um grande abraço e desejo que este seja um evento que fique não só na nossa memória, mas nos nossos corações.

Obrigada!