Ícone alego digital Ícone alego digital

Ozair presta homenagem a ex-senador

24 de Abril de 2008 às 15:12

Senhor presidente,
Senhoras deputadas,
Senhores deputados,

Em nome da Assembléia Legislativa de Goiás, quero, publicamente, homenagear um dos mais importantes e respeitados políticos de nosso país: o ex-deputado estadual e federal e também ex-senador Emival Ramos Caiado.

Gostaria de lembrar a todos que a mudança da capital de nosso país efetivamente só começou a ser concretizada com a aprovação pelo Congresso Nacional da lei nº. 3.273 chamada Lei Emival Caiado que, em seu artigo 1º, estabeleceu que a capital do Brasil fosse transferida no dia 21 de abril de 1.960 para o novo Distrito Federal, já delimitado no Planalto Central do país.

Emival Caiado exerceu mandato de deputado estadual em 1.950, deputado federal por 4 mandatos - de 1.955 a 1.971, senador em 1.971 - foi sempre visto por todos como uma liderança nacional e graças a força de seu ideal tornou este país muito maior do ponto de vista da perspectiva histórica criada a partir da transferência da Capital Federal do Rio de Janeiro para Brasília, mola propulsora do desenvolvimento da região Centro-Oeste.

Ressalto aqui a importância dos pronunciamentos do doutor Emival no Senado federal que fizeram história naquela casa – posso citar sua análise sobre a fixação de preços e a distribuição de produtos derivados do petróleo e as consequências para a economia de Goiás;  também suas sábias palavras sobre a conveniência da importação de vacinas para a defesa sanitária do rebanho do Centro-Oeste brasileiro e sobre o  estado de abandono da BR-020, no trecho de Formosa até a divisa do estado da Bahia.

Suas sugestões e manifestações sempre foram recebidas e acatadas pelas autoridades competentes fazendo-o respeitado no meio político.  Emival era natural de Goiás, nascido no dia 4 de maio de 1918, filho do lendário Totó Caiado, um dos políticos de Goiás de maior destaque em seu tempo, pai do ex-deputado federal Sérgio Caiado e tio do deputado federal Ronaldo Caiado. Era casado com a senhora Maria Curado Caiado, e pai também de Sandra, Emival Ramos Caiado Filho, Inara, Breno e Murilo. Advogado, proprietário rural e jornalista. Político extraordinário, de visão sempre à frente de seu tempo – amigo e companheiro de Juscelino Kubitscheck - foi um dos grandes homens brasileiros cujo ideal se resume na luta de toda uma vida.

Emival Caiado, na época, como deputado federal, foi considerado pelos seus pares como o costureiro dos entendimentos políticos na Câmara. Pela importância do ex-senador Emival Caiado para o Brasil e para Goiás é que hoje apresento esta justa e oportuna homenagem a um dos homens públicos mais brilhantes da história de Goiás representado aqui neste momento pelo seu filho ex-deputado federal Sérgio Caiado -presidente do diretório estadual do Partido Progressista - que também tem prestado um bom trabalho ao nosso estado seguindo os passos de seu pai.

Também, em meu nome e desta Casa cumprimento e agradeço autoridades e familiares presentes que vieram hoje prestigiar este momento tão importante e significativo para o cenário político de Goiás e do Brasil.  Agradeço e desejo a todos uma boa tarde.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.