Ícone alego digital Ícone alego digital

Frei Valdair entrega títulos de Cidadão Goiano

12 de Maio de 2008 às 16:46
Discurso proferido pelo deputado Frei Valdair (PTB) por ocasião da solenidade de entrega de título de Cidadão Goiano ao padre Joaquim Pinto Magalhães e a Mário Floriano Zendron. (Sessão do dia 12.05.2008).
Senhor presidente,
Senhoras e senhores deputados,
familiares e amigos de nossos homenageados,
ilustríssimos e respeitáveis convidados.



Reunidos nesta sessão solene, fazemos justo reconhecimento do valor de dois daqueles homens cuja grandeza do trabalho, onde quer que atuem, supera todos os obstáculos e transformam em sucesso seus empreendimentos.

Particularmente me sinto com o dever de justiça cumprido, pois ambos os homenageados são pessoas de muita estima e consideração por toda a população anapolina.

Como único e legítimo representante do município de Anápolis nesta Casa de Leis, assumi a responsabilidade de apresentar aos meus pares os nomes dessas duas tão importantes figuras.

A honestidade, o caráter, o equilíbrio e a honra dessas pessoas são reconhecidamente marcas em suas vidas.

Estou me referindo ao Padre JOAQUIM PINTO MAGALHÃES FILHO e ao empresário MÁRIO FLORIANO ZENDRON, a quem a Assembléia Legislativa do Estado de Goiás tem a honra de entregar, nesta sessão solene, o Título Honorífico de Cidadão Goiano.

Como autor do requerimento que ensejou estas homenagens, sinto-me extremamente satisfeito. Porque vejo o quanto os cidadãos Joaquim Magalhães Filho e Mário Zendron são merecedores desta honraria.

Estou certo que a trajetória de vida do Padre Joaquim e do empresário Mario Zendron é um exemplo de trabalho e abnegação não só para o anapolinos. Seguramente suas contribuições vão além dos limites territoriais do município, pois, sabemos que ao deixarem seus Estados de origem, eles adotaram Goiás como berço para si mesmo e suas famílias e aqui construíram suas vidas e retribuíram a acolhida com muito trabalho.

Senhor Presidente, senhoras e senhores deputados, minhas senhoras e senhores, familiares e amigos de nossos homenageados, permitam-me traçar um breve perfil biográfico dos nossos agraciados, missão que executo com muito trazer e satisfação.

Joaquim Pinto Magalhães Filho é cearense, natural do município de Canindé. Graduou-se em Filosofia e Teologia pelo Instituto São Paulo. O gosto pelos estudos e a eterna busca pelo conhecimento o levaram a Formar-se ainda em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Goiás. Padre Joaquim, como carinhosamente o conhecemos, ainda é poliglota, com domínio nos idiomas inglês e espanhol.

Foi Pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Goianápolis e por 15 anos, pároco da Paróquia de Santo Antonio em Anápolis. Padre Joaquim também foi Reitor do Santuário de Santo Antonio em Anápolis, onde teve participação definitiva na reabertura da Escola Paroquial de Santo Antonio, Escola esta que faz parte da própria história da cidade.

Ao escolher o Estado de Goiás, para aqui edificar sua moradia, padre Joaquim demonstrou através de seu trabalho, dedicação e envolvimento com as causas sociais, todo o seu carinho com o povo goiano, demonstrando possuir credenciais mais do que suficientes para honrar o título que hoje aqui se torna merecedor.

Por motivos idênticos me honra apresentar o segundo homenageado desta noite.

Da mesma forma que não me hesitei em referendar sinceros elogios à pessoa do padre Joaquim, revisto-me de toda a franqueza ao falar de um exemplo de pessoa, pai, amigo e empresário.

Mario Floriano Zendron é filho de Antonio Zendron Jr e dona Ilda Fischer Zendron. Natural de Brusque, Estado de Santa Catarina, ele começou a sua trajetória profissional na Indústria de Tecidos Loureiro, trabalhando em seguida na Companhia Catarinense de Cimento Portland.

Ainda em Santa Catarina, nos idos de 1954, cursou a Escola Técnica de Comércio de São Luiz, formando-se como Técnico em Contabilidade.

Casado com Luzia Joana Zendron, ele é pai de 4 filhos, sendo dois catarinenses e dois goianos. Os 6 netos do senhor Mario Zendron  também são goianos.

Nos anos 70 Mário assumiu a direção da Fábrica de Cimento instalada em Cocalzinho, às margens da BR 414, próximo ao município goiano de Corumbá. Foram 35 anos dedicados com muita responsabilidade e profissionalismo ao Grupo Portland e Votorantin.

Já nos anos 80 ele criou e instalou em Anápolis uma empresa pioneira no processamento de subproduto de cereais para fins específicos e aproveitamento energético deste produto como combustível.

É um autêntico pioneiro, pois veio para Goiás trazendo em sua bagagem disposição, capacidade e a visão voltada para o futuro.

Na década passada, mais precisamente em 1998, Mario Zendron criou em Anápolis uma nova uma empresa, desta vez responsável pela produção de descartáveis plásticos.

A Copocentro é uma das mais importantes indústrias de descartáveis em todo o Estado de Goiás, recebendo inclusive menção da FIEG - Federação das Indústrias do Estado de Goiás.

Com mais de 130 colaboradores diretos e dezenas de representantes autônomos, a indústria do senhor Mário Zendron, ao distribuir e comercializar seus produtos em todo o território brasileiro fortalece cada dia mais a imagem do Estado e suas potencialidades em todo o Brasil.

A entrega dos títulos honoríficos é em reconhecimento aos “méritos, qualidades e valor” destes cidadãos, goianos de coração, JOAQUIM PINTO MAGALHÃES FILHO e MÁRIO FLORIANO ZENDRON, que colocaram seus conhecimentos e experiências a serviço do desenvolvimento do Estado. Ao homenageá-los, a Assembléia Legislativa do Estado de Goiás nada mais faz do que reconhecer o valor de tais agraciados.

Parabéns por receberem hoje o Título Honorífico de Cidadão Goiano. A Assembléia Legislativa do Estado de Goiás se honra por tê-los entre as pessoas agraciadas com a nossa mais elevada comenda.

Sejam bem-vindos como os mais novos cidadãos goianos,

Muito obrigado a todos pela atenção.
   

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.