Ícone alego digital Ícone alego digital

Homenagens marcam Dia do Meio Ambiente

05 de Junho de 2008 às 15:43
A deputada Vanuza Valadares (PSC), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em discurso da tribuna, destacou o trabalho dos homenageados com a Comenda Altamiro de Moura Pacheco. A sessão marcou as comemorações, pela Assembléia Legislativa, do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Senhores e Senhoras homenageados, Amigos, Familiares Sejam todos bem vindos nesta Sessão Especial dedicada ao Dia Internacional do Meio Ambiente.

Quero registrar e agradecer a presença dos alunos do 4º ano "B" e do 5º ano "B" da Escola Clube de Leões Goiânia Oeste.

Também quero registrar a presença do Clube de Leões Goiânia Oeste.

Dos membros da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra em Goiás.

E dos membros do Ministério Público do Estado de Goiás.

Obrigada pela presença!

É com muita alegria que damos início a mais uma solenidade de entrega do prêmio Altamiro de Moura Pacheco.

Aproveito a oportunidade para lembrar um pouco desta história.

O nome deste prêmio é uma homenagem ao Sr. Altamiro de Moura Pacheco que vendeu a Fazenda Dois Irmãos para o Governo do Estado de Goiás para que fosse transformada em unidade de conservação estadual de proteção integral.

Com esta atitude, foi possível preservar um dos últimos vestígios da vegetação caracterizada como mata seca (remanescente da Mata Atlântica) no Estado de Goiás.

O Parque foi criado em 03 de Julho de 1992, possui uma área de mais de 3 mil hectares e está localizado às margens da BR-060/153, a 22 Km de Goiânia e 25 Km de Anápolis, nos municípios de Goianápolis, Goiânia, Nerópolis e Terezópolis de Goiás.

Esta premiação acontece há 13 anos, e a cada oportunidade que temos de conhecer as pessoas que trabalham pelo meio ambiente em Goiás sinto que vale a pena acreditar que a cada dia o mundo vai se tornar melhor.

Tenho muita satisfação em presidir a Comissão do Meio Ambiente e poder desenvolver trabalhos e atividades que divulgam e debatem o que está acontecendo com os recursos naturais em Goiás.

Neste um ano e meio, vivenciamos situações polêmicas como a explosão da indústria sucroalcooleira e o surto da dengue.

Com determinação e transparência pudemos aproximar a população das autoridades responsáveis pela adoção de políticas referentes aos recursos naturais, e discutir o reflexo disso na condição humana.

Entre os vários assuntos que abordamos em Audiências Públicas destaco os debates sobre as queimadas, a proteção das nascentes, a construção de hidrelétricas.

Também debatemos as condições de vida do homem no campo, incluindo aí discussões sobre a erradicação do trabalho escravo, o descarte de embalagens de agrotóxicos, a eletrificação rural, a explosão da cana de açúcar, a dengue, o uso de material reciclado, os resíduos sólidos, questão extremamente importante! Afinal, hoje vemos o caos na cidade de Nápolis na Itália que não tem onde colocar o seu lixo.

Com a Comissão também conheci áreas de preservação ambiental como a APA do Encantado e uma infinidade de trabalhos comunitários e pessoas valorosas, que trabalham em prol da Mãe natureza.

Aos amigos, conselheiros, cidadãos goianos que nos confiaram a sua indignação, o meu carinhoso abraço e sinceros reconhecimentos, pois as lutas e vitórias que ostentamos são sementes que vocês também plantaram!

Continuem assim, eternos e incansáveis Filhos!

Aos amigos, familiares e as crianças aqui presente gostaria de propor um ideal de vida.

A partir deste dia Mundial do Meio Ambiente vamos combater o pessimismo.

Quem disse que alguma coisa é impossível?

Olhe ao seu redor. Este plenário está repleto de pessoas que fazem a diferença.

E o mundo está cheio de fatos que segundo os pessimistas nunca teriam acontecido.

Mesmo ouvindo as palavras como: isso é impossível ou que isso é impraticável Santos Dumont inventou o avião, o homem chegou à lua e continua desvendado o universo.

O Brasil desenvolveu o biocombustível, os cientistas continuam trabalhando para encontrar a cura de diversas doenças e quem diria; as pesquisas com células - tronco se tornaram uma realidade.

Assim são os agraciados deste ano.

Os senhores e as senhoras são a prova de que as transformações do não em sim são a grande revolução que teremos que passar.

Parabéns aos homenageados e o que pretendemos com esta homenagem é que o Estado de Goiás reconheça vocês muito mais do que defensores e protetores da natureza.

Desejo que os goianos os tenham como símbolos de que nada é impossível.

Aos presentes quero esclarecer que a escolha dos homenageados foi feita através de uma comissão formada por Deputados Estaduais; o Secretário Estadual do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos; o representante do IBAMA no Estado de Goiás; o Reitor da Universidade Federal de Goiás/UFG;

O Reitor da Universidade Católica de Goiás/UCG; o Reitor da Universidade Estadual de Goiás/UEG; o Presidente do Sindicato das Agências de Publicidade no Estado de Goiás; Diretor Presidente da Agência Goiana de Meio Ambiente e Recursos Naturais e representante da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Goiás – AEAGO.

E nestes treze anos os agraciados são divididos em categorias e por isso, a necessidade das distintas premiações:

O Troféu Aroeira é concedido à empresa, entidade ou pessoa que mais tenha se destacado na defesa do meio ambiente em Goiás;

Os agraciados são:

Valter Alberto Drago.

O Valter Drago é Geólogo e Técnico Agrícola. Trabalha desde 1972, com mapeamento e pesquisa de Recursos Naturais e Meio Ambiente em Goiás, assim como, na Região da Amazônia Legal.

Foi chefe da Divisão de Geociências do IBGE em Goiás, entre 1997 e 2004; foi presidente da Sociedade Brasileira de Geologia Núcleo Centro-Oeste, entre 1987 e 1989;

O Drago também é fundador e ex-presidente do Partido Verde
em Goiás.

Parabéns Drago e obrigada a toda a equipe do IBGE, Goiás que adiou a viagem de identificação de marcos geodésicos na fronteira com o Paraguai para que ele pudesse receber este prêmio!

Também receberá o Troféu Aroeira a senhora:

Oyana Rodrigues dos Santos.
A Oyana é Mestre em Geografia, pela Universidade Federal de Goiás. È Professora na Universidade Católica de Goiás (UCG), desde 1989; e no Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás, desde 1991.

Participou da elaboração e implementação de 10 encontros ambientalistas na UCG, realizados desde 1997, e participou da implantação da coleta seletiva de lixo na UCG.

Parabéns professora Oyana!

Também receberá o Troféu Aroeira o senhor:

José de Paula Moraes Filho.

O José de Paula é Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Gestão de Turismo pela Faculdade Cambury.

É Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Goiás, desde 2006.

Foi diretor de Recursos Ambientais da Fundação Estadual do Meio Ambiente (antiga Femago) e Diretor de Ecossistemas da Agência Ambiental, contribuindo para a implantação de Unidades de Conservação
em Goiás.

Parabéns José de Paula!

A Comenda dos Ipês será entregue ao órgão de comunicação ou agência de propaganda, ou aos profissionais desta área, que mais se destacaram na divulgação da causa de preservação do meio ambiente.

Os agraciados são o:

Inpev – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias. Entidade sem fins lucrativos, destinada a gerir o sistema de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

O Inpev é o representante da indústria produtora de fitossanitários e tem como responsabilidade conduzir o processo de destinação final das embalagens utilizadas, desde seu transporte as unidades de recebimento, até sua reciclagem ou incineração.

O Inpev ainda promove ações de educação, comunicação e conscientização visando a preservação do meio ambiente e da saúde pública, como campanhas voltadas para agricultores e trabalhadores rurais como a campanha "A Natureza Agradece", estimulando a lavagem, inutilização e devolução de embalagens vazias.

Parabéns ao representante do Inpev!

Quem também vai receber a Comenda dos Ipês é o senhor:

José Rodrigues de Oliveira Filho.

O José Rodrigues é Mestrando em Ecologia e Produção Sustentável pela Universidade Católica de Goiás e especialista em gestão ambiental UCG/SENAI.

É Coordenador do Projeto "Filmagens Representativas do Bioma Cerrado", na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, entre 1997-99.

Fundador e presidente da ONG Vida Verde, criou e dirigiu o Programa "Vida Verde – Meio Ambiente e Eco turismo", com mais de 300 filmes produzidos. Elaborou o projeto "Videoteca Ambiental", produzindo série de vídeos sobre educação ambiental, com distribuição gratuita em órgãos ambientais, escolas e universidades
em Goiás.

Parabéns José Rodrigues!

O terceiro homenageado com a Comenda dos Ipês é o:

Programa Trilhas do Brasil. Programa jornalístico transmitido em Goiás desde 2001, pelo Serra Dourada/SBT.

O programa aborda a temática da preservação ambiental e cultural, tratando do Estado de Goiás e outras regiões nacionais.

Em outubro de 2007, o programa lançou a Campanha "Bioma Cerrado Patrimônio Nacional. Abrace essa Idéia!".

Parabéns a jornalista Rosangela Aguiar representante do Programa Trilhas do Brasil!

A Comenda Araguaia – será entregue à empresa, entidade ou pessoa que, nacionalmente tenha dado maior contribuição para a preservação do meio ambiente do Estado de Goiás.

Os agraciados são:

Ary Soares dos Santos.

O Ary Soares é Mestre em Geografia, pela Universidade Federal de Goiás; especialista em Avaliação de Impacto Ambiental, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/IBAMA.

O Ary também é especialista em Manejo de áreas naturais protegidas na América-Latina.  pela US Fish and Wildlife Service/ Ducks Unlimited de México, de Yucatán – México.

Coordenou simpósios ambientalistas e coordenou a Câmara Técnica "Parque Nacional das Emas" (Fundação EMAS).

E atualmente o Ary é presidente do IBAMA
em Goiás.

Parabéns Ary Soares dos Santos!

Também receberá a Comenda Araguaia o senhor:

Emerson Moura.

O Emerson atuou nos últimos 12 anos no mercado de agronegócios, nas áreas de vendas, marketing e relacionamento com agricultores. No ano de 2007 atuou na reestruturação do Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) no estado de Goiás, combatendo o desvio de embalagens para fins não adequados, conseguindo contribuir para eliminação de empresas que desviavam cerca de 750 toneladas de embalagens de agrotóxicos. Além disso, identificou a necessidade de investimentos em Centrais de Recebimento e contribuiu com palestras e participação em eventos voltados para a educação e conscientização ambiental.

Parabéns Emerson Moura!
Também receberá a Comenda Araguaia o senhor:

Carlos Vinicius Alves Ribeiro.

O Carlos Vinicius é Promotor de justiça desde 2004 atuando na área Ambiental, atualmente está em Bela Vista de Goiás, e coleciona várias ações exitosas na defesa do Meio Ambiente em muitas cidades do norte do Estado.

Integra o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado e o  Núcleo de Apoio Técnico de Temas Transversais do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente.

É conselheiro Estadual do Meio Ambiente, e ministrou aulas como professor convidado em Direito do Estado na UFG, UEG  e UCG.

É mestrando em  Direito Urbanístico e ultimamente tem se dedicado ao perigo aviário para a navegação aérea na capital.

Parabéns Carlos Vinicius!

Gostaria de ressaltar que além dos troféus e comendas todos os agraciados receberão um Diploma de Honra ao Mérito como certificado da premiação.

Parabéns a todos os escolhidos e que o trabalho de vocês continue sendo referência para o Estado de Goiás e um exemplo para o Brasil.

Obrigada!
 

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.