Frei Valdair salienta conduta ilibada dos homenageados
Prezadas deputadas,
Prezados deputados,
“O que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho”. 1 Coríntios 3:8
Assim como para os homenageados, seus amigos e familiares, que hoje tanto abrilhantam nossa Casa de Leis nesta noite, também para mim o dia de hoje tem um significado mais do que especial.
Ao propor que o Legislativo Estadual concedesse duas tão importantes honrarias, levei em consideração a conduta ilibada, o caráter inabalável e a incalculável colaboração que o capitão da Polícia Militar Newton Nery de Castilho e o desportista Dimas Antonio de Paula já deram, e certamente continuarão dando à nossa sociedade.
Ao citar um versículo bíblico eu nada mais fiz que justificar um ato, ao qual hoje todos somos testemunhas.
O trabalho e a dedicação desses dois homens, pais de família e profissionais dedicados, os credencia a receber tamanha honraria.
Ao capitão Newton Nery, a Assembléia Legislativa do Estado de Goiás outorga a mais significativa Comenda, a MEDALHA PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA.
Ao empresário e desportista Dimas Antonio de Paula, temos a honra de oferecer o Título de Cidadão Goiano.
No ano de 313, o Cristianismo saiu das catacumbas e começou a publicamente viver sua fé no Senhor Jesus Cristo e por meio de muito ardor anunciá-lo nas diversas missões. Enviado com outros amigos aos pagãos, São Vigílio teve grandes dificuldades, porém na ação comunitária , espírito de oração e de sacrifício conseguiu levar a muitos ao Cristo.
E é de são Virgílio a frase:
“O trabalho perseverante vence todos os obstáculos”.
Meus senhores e minhas senhoras. Sem me delongar muito nas palavras eu quero apenas registrar que foi exatamente com o sacrifício pessoal e até familiar, que nossos homenageados conseguiram transpor todos os obstáculos colaborando na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Sabemos que o trabalho sempre norteou a vida do capitão Newton Nery e do professor de artes marciais Dimas Antonio de Paula.
Para que todos os presentes possam conhecer um pouco mais a trajetória dos agraciados, faço questão os apresentar:
7º DAN em Karatê, Dimas Antonio de Paula nasceu no município de Jeriquara, em São Paulo. Filho de Durval Rodrigues de Paula e Ana Abadia do Espírito Santo de Paula, Dimas é casado com Zélia Cândida Lopes,com quem tem três filhos: Yashim, Declieux (declô) e Ian Crispim
Dimas de Paula veio para Goiás aos cinco anos. Aos onze começou a praticar o Karatê. Com o passar dos anos ele foi se graduando e representou Goiânia e o Estado em várias competições regionais, nacionais e até sul americanas.
Em 1986 inaugurou o Banzai Centro Esportivo, onde centenas de atletas de expressão até mundial já foram formados.
Em 2004 a Câmara Municipal de Goiânia concedeu o Título de Cidadão Goianiense ao professor Dimas.
Presidente da Federação Goiana de Karatê Interestilos, ele também já foi técnico da seleção brasileira da modalidade.
No próximo mês, o professor Dimas chefiará a delegação goiana de karatê que vai representar o Estado e o Brasil no Campeonato Panamericano, que será realizado em São Paulo.
Dimas de Paula certamente é um vencedor dentro e fora dos tatames.
Motivo de orgulho para a instituição que ele pertence e exemplo de dedicação para a família, o capitão Newton Nery de Castilho ingressou nos quadros da Policia Militar do Estado em 1991.
Casado com Núria Guedes da Paixão e Castilho, ele é pai de Giovana Guedes da Paixão Castilho. Bacharel em direito pela Universidade Católica de Goiás, concluiu o curso de Formação de Oficiais em 1994.
A exemplar conduta proporcionou ao militar uma rápida ascensão nos quadros da PM. Comandou o 2º Pelotão na cidade de Mineiros; foi subcomandante do 1º Esquadrão do Regimento de Polícia Montada;Chefe do Serviço de Inteligência do Batalhão de Choque;Subcomandante da 1ª Companhia Rotam e Choque;Comandante do Grupo de Rádio Patrulha Aérea;Comandante do Centro de Formação de Oficiais da Academia da Polícia Militar entre outros importantes postos dentro da Instituição.
Em 2004 foi elevado ao posto de capitão. Em seu curriculum contam ainda inúmeras medalhas e condecorações de reconhecimento pelos bons serviços prestados à corporação, à sociedade civil e à pátria.
Motivos não nos faltam para ser o responsável em conceder mais um título ou condecoração para o capitão Newton e o professor Dimas. Mais do que um simples ato político ou administrativo, o que realizamos nesta noite é o reconhecimento formal por tudo que esses dois homens de bem já fizeram, e seguramente continuarão fazendo por todos os goianos.
Parabéns aos homenageados, parabéns para suas famílias e amigos que tanto nos honram com suas presenças.