Humberto Aidar traça trajetória do homenageado
Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados.
Se não tive o privilégio de subscrever o projeto de lei que concedeu o título de cidadania goiana ao ilustre agraciado, médico JOSÉ ABEL ALCANFOR XIMENES, tenho, agora, a honra de poder saudá-lo nesta solenidade. Portanto, não poderia deixar de, já no intróito de minha fala, agradecer ao ex-Deputado Afrêni Gonçalves, autor da respectiva Lei de Outorga nº 15.820, de 22 de novembro de 2006, pela gentileza ao me confiar tão relevante incumbência.
Registro que este Poder tem sido sábio na eleição daqueles que merecem receber a honraria de passar à condição de nossos coestaduanos. Com o nosso homenageado de hoje não foi diferente. Este ato solene expressa, acima de tudo, o reconhecimento do trabalho, da dedicação, da honradez, da coragem e da competência, impressos na vida profissional desse destacado médico que é o Dr. José Abel Alcanfor Ximenes.
Cearense por nascimento, aqui aportou, ainda criança, aos seis (06) anos de idade, onde, ao lado de sua família, a par de indiscutível predestinação às grandes conquistas, batalhou incansavelmente, superando, dia-a-dia, os obstáculos que lhe surgiram, construindo uma existência palmilhada de sucessos, que o fez respeitado e admirado como filho, como pai e esposo, como médico, como professor, como cidadão, enfim, na mais completa acepção desse termo.
Todos sabemos que a profissão de médico não é nada fácil. Lidar com enfermidades e sofrimentos, trabalhar permanentemente, se equilibrando entre as alegrias da vida e a dor da morte, só mesmo para aqueles que, como o nosso homenageado, possuam, além da aptidão inata, muito amor e devoção ao que faz. Eu digo sempre que o médico representa as mãos de Deus, pois ele previne, combate e cura doenças, ou em outras palavras, é o guardião da vida.
O Dr. José Ximenes é um desses médicos abençoados por Deus, que fazem da medicina um verdadeiro sacerdócio. Generoso, dedicado, competente, um anjo a preservar, proteger e salvar vidas humanas. Um homem iluminado que fez da medicina a sua própria razão de viver e à evidência, honra a sua categoria profissional a qual também homenageamos neste instante solene.
Ainda jovem, muito jovem, o Dr. José Ximenes galgou os degraus do aprendizado escolar, revelando-se possuidor de invejáveis dotes de inteligência, vocação para os estudos da medicina, que, como disse anteriormente, desde sempre, vislumbrou e elegeu como ideal maior de sua existência. Foi assim surgindo um vigoroso talento, cuja personalidade passava a ser uma crescente afirmação individual paralelamente a uma constante positivação social.
Prova maior desse inigualável desempenho, é o fato de que, apenas três anos após sua graduação pela Faculdade de Medicina da UFG em 1976, já integrava o corpo docente daquela respeitada Universidade, como professor adjunto do Departamento de Clínica Médica, ministrando seus vastos conhecimentos e habilidades dentro da gastroenterologia, especialidade que abraçou de corpo e espírito e da qual é, inquestionavelmente, um dos mais renomados profissionais de todo o País.
Do vasto currículo do agraciado, emerge a sua extraordinária formação acadêmica, da qual destacamos, além de sua já mencionada graduação pela UFG, a residência médica em Gastro e Endoscopia Digestiva no Hospital do Servidor Público de São Paulo e Mestre pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás, além de variadas especializações.
Mercê de sua brilhante atuação, marcada sempre pelo alto saber científico, pela honestidade, lisura e lealdade, o Dr. José Abel Ximenes, além do exercício criterioso da profissão, com destacada atuação na Endoscopia Digestiva e do exercício da docência médica, também galgou e ocupou inúmeros postos de direção de variados Institutos, Hospitais, Entidades da Classe a que pertence, nos âmbitos estadual e nacional, dentre os quais ressaltamos:
Chefe do Serviço de Endoscopia do Hospital das Clínicas da UFG;
Diretor do referido Hospital das Clínicas;
Médico concursado pelo Ministério da Saúde, com atuação em várias unidades da periferia de Goiânia e no HGG;
Membro Titular da Academia Goiana de Medicina;
Presidente da Federação das Unimeds de Goiás e Tocantins;
Presidente da Associação Médica de Goiás;
Presidente da Sociedade Goiana de Gastroenterologia;
Presidente da Unimed Goiânia, tendo sido durante a sua gestão fundadas a Usimed e Unicred Goiânia e a Federação das Unimeds de Goiás e Tocantins;
Foi responsável pela estruturação dos serviços de endoscopia digestiva da Santa Casa de Goiânia e reestruturação desse serviço no Hospital das Clínicas da UFG;
Foi o responsável pelo atendimento no serviço de endoscopia do Hospital das Clínicas, a pacientes adultos e infantis que ingeriram soda cáustica, atividade esta de grande relevância, sendo este o único serviço especializado em Goiás nesta área;
Durante sua gestão à frente da UNIMED, desenvolveu programas assistenciais e sociais perante a várias entidades e instituições, programas estes mantidos até hoje;
Disseminador da filosofia cooperativista no meio acadêmico e organizador de diversos simpósios sobre esse relevante tema.
Como disse, esses são apenas alguns dos inúmeros cargos e funções ocupados pelo nosso homenageado, que muito bem evidenciam o dinamismo, arrojo, coragem e eficiência que o credenciam perante a sociedade goiana que, agora, por lei e mérito, oficializa sua cidadania e o abraça como seu mais novo co-irmão.
Senhoras e Senhores:
Não seria justo omitir o realce da família e a sua significação na vida do Dr. José Abel Ximenes. Deixei de propósito para neste final, referir-me a ela. Filho de Pedro Melo Ximenes e da Sra. Maria de Lourdes Alcanfor Ximenes, possui três irmãos e quatro irmãs: Paulo, Francisco, Pedro Henrique, Joana, Nádia, Adriana e Ana Carolina. Casado há quase três décadas com a odontóloga Margareth Oliveira Ximenes, é pai dos médicos Rodrigo de Oliveira Ximenes, Rafael Oliveira Ximenes e do acadêmico em Administração Renato Oliveira Ximenes.
A essa honrada família, que unida, em todos os instantes felizes ou adversos, por indestrutível sentimento amoroso, rendemos nossas homenagens, o nosso respeito e os nossos agradecimentos pela colaboração a Goiás, em apoiando as ações benfazejas e construtivas do nosso coestaduano, Dr. José Abel Alcanfor Ximenes. É em famílias exemplares como esta que nos permitem reafirmar, sem dúvida, a legenda do escritor e filósofo alemão GÖETHE, segundo a qual “o casamento é a escola fundada por DEUS para educar o próprio gênero humano”.
Assim, já encerrando minhas palavras, não me intimido em afirmar que a luta, a determinação e o idealismo do homenageado, que sobretudo honra Goiás, como o seu mais novo filho, constitui para nós outros e para as futuras gerações, modelo a ser seguido.
Parabéns, Dr. José Abel Ximenes e familiares! E os nossos votos de uma longa vida. Nosso desejo é que outros tantos filhos de Goiás possam seguir os seus exemplos, colocando sua energia e seu talento a serviço do nosso povo, com a mesma fé, com a mesma perseverança e com a mesma e reconhecida competência, que tem sido os grandes carismas do seu destino.
Obrigado a todos e que Deus nos abençoe.