Ozair José lembra ações de loja maçônica
Senhoras e senhores deputados;
Ilustres autoridades;
dignos homenageados e convidados presentes;
É com orgulho que hoje, 1º de setembro, a Assembléia Legislativa de Goiás, vem, publicamente, homenagear uma instituição detentora de valorosos e importantes preceitos direcionados à edificação e ao aperfeiçoamento de uma sociedade melhor.
Nesta noite, recebe a Loja Maçônica Paz Universal Número 17, nossos aplausos em comemoração aos 50 anos de sua fundação, como também, a homenageamos por sua presença em diversos e decisivos momentos da história de nosso país.
A maçonaria é uma instituição filosófica e filantrópica, tendo como lema a ciência, a justiça e o trabalho.
O trabalho e as ações sociais dos maçons e sua condição de grande família no seio da humanidade vieram para edificar e aperfeiçoar o homem e a sociedade.
Este aperfeiçoamento desenvolve-se em amplitude e plenitude, é uma busca consciente, engrandecedora, de enriquecimento social e intelectual.
Em suas células encontram-se também os princípios da democracia e da igualdade.
Esta escola de líderes busca fazer o bem em seu mais amplo sentido, respeitando os direitos dos indivíduos e da sociedade, servindo aos seus semelhantes, em síntese, é a busca da fraternidade universal.
A atuante participação da maçonaria em nossa sociedade teve como força motriz o dinamismo, a disposição e a força para o trabalho daqueles que sempre a conduziram. Seus presidentes foram e são homens comprometidos com o bem maior, com o interesse social e com os princípios sagrados norteadores de todo e qualquer cidadão, princípios estes tecidos na igualdade, na justiça e na fraternidade.
Desde sua fundação em 30 de agosto de 1.958, a Loja Maçônica Paz universal número 17 contou em seus quadros com éticos e honrados presidentes. seu 1º presidente João Gonçalves Borges iniciou em 1.959 seu trabalho à frente da Loja Maçônica Paz Universal número 17, desde então, esteve esta instituição presidida por exemplares homens, detentores de um caráter ético e afinado perfil intelectual, os quais contribuíram e ainda contribuem para a promoção da transformação do ser humano.
Hoje, esta grandiosa loja tem em sua presidência a ilustre e respeitável figura do senhor Adebalde Marinho Resende.
Presidente pela 3ª vez, Marinho Resende como os demais membros desta instituição, é um homem pautado pelos mais nobres valores éticos e morais. Suas ações sempre trilharam o caminho para uma sociedade mais justa e fraterna.
Honra-nos sobremaneira prestar esta singela homenagem a estes homens que dedicam suas vidas e suas obras às causas da humanidade.
Hoje, aqui, como demonstração do reconhecimento deste poder ao inegável e valioso trabalho desenvolvido pelos maçons, entregamos a cada um dos ex-presidentes a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, maior honraria concedida por esta Casa de Leis a todos que se destacam por suas nobres e distintas ações.
Parabéns a todos os integrantes da Loja Maçônica Paz Universal número 17 pelos 50 anos de empenho e dedicação à sociedade goiana, trajetória a serviço da vida, tendo como alicerce os ditames da honra e da fraternidade.
E também, em meu nome e desta casa cumprimento e agradeço as autoridades e familiares presentes que vieram hoje prestigiar este importante momento da história de vida maçônica.
Agradeço e desejo a todos uma boa noite.