Ícone alego digital Ícone alego digital

Jardel Sebba aponta avanços durante sua gestão

01 de Fevereiro de 2009 às 13:10
Discurso proferido pelo deputado estadual Jardel Sebba (PSDB) na solenidade em que transferiu a presidência da Assembleia Legislativa para o deputado Helder Valin. (01.02.2009)

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados,

Um discurso, alguém já disse, é a palavra em traje de cerimônia, sobretudo quando se está na tribuna de um Parlamento.

Por isso, quero iniciar as minhas palavras reverenciando solenemente Goiás e o povo goiano, que me concederam a honra de chegar ao honroso cargo de presidente da Assembleia Legislativa do meu Estado.

Ao longo dos últimos dois anos, busquei diuturnamente corresponder à confiança em mim depositada e desempenhar bem a minha missão.  

Foram 24 meses de grandes desafios e trabalho pertinaz, onde pude renovar a cada dia a minha crença não só nas imensas potencialidades de Goiás, mas também nos sagrados postulados da democracia e do Estado de Direito.

No decorrer desse tempo, não transigi um milímetro sequer das minhas responsabilidades e não deixei de defender a nossa sagrada instituição, a Assembleia Legislativa, avançando de maneira inédita na consolidação da credibilidade do Poder.

Envidei todos os esforços para fazer valer as prerrogativas institucionais do Parlamento e estabelecer uma agenda de equilíbrio necessário em relação aos Poderes Executivo e Judiciário.

Procurei respeitar as diferenças políticas e tratar com absoluta igualdade as demandas dos integrantes do nosso Legislativo, sem distinção de cor partidária.

Não presidi o Poder para um grupo de aliados, mas para todos os 41 parlamentares e para o conjunto da sociedade goiana. 

A cadeira de presidente jamais fez com que meus olhos mirassem por cima qualquer deputado com a soberba e arrogância próprias de quem se julga superior e inatingível.

Ao contrário: com humildade, procurei permanentemente o conselho e a sabedoria dos meus pares, sempre no sentido de valorizar o diálogo e compartilhar as decisões.

O escritor italiano Italo Calvino disse certa vez que as intenções, por melhores e mais sinceras que sejam, não contam. O que conta mesmo, escreveu ele, o que vale mesmo é o que se realiza. Por isso, digo com a consciência tranqüila: realizei.

Realizei porque cumpri rigorosamente todos os compromissos que fiz como candidato a presidente, acima de tudo para melhorar as condições de trabalho e conferir dignidade ao exercício do mandato popular.

Chego ao final da minha gestão com a certeza plena do dever cumprido, convencido de que os avanços que implementamos mudaram a face da Assembleia e a reaproximaram do povo goiano.

Quero, assim, agradecer o apoio que recebi indistintamente de todos os deputados, cujo talento e espírito público fazem da atual Legislatura uma das melhores e mais produtivas da história da Assembleia Legislativa de Goiás.  

De maneira particular, agradeço os companheiros que comigo dividiram as funções da Mesa Diretora na tarefa de administrar a nossa Casa: 

- os deputados Honor Cruvinel, Primeiro Vice-Presidente;
- Wagner Guimarães, Segundo Vice-Presidente;
- Ozair José, Primeiro Secretário; 
- Cristóvão Tormin, Segundo Secretário; 
- Luiz César Bueno, Terceiro Secretário; 
- e Paulo Cezar Martins, Quarto Secretário. 

Juntos, sem dúvidas, fomos e continuaremos sendo parceiros na edificação da nova Assembleia Legislativa, que hoje já é reconhecidamente como modelo para os demais Estados do Brasil.

Um Poder que, enfim, dignifica e expressa a grandeza da nossa gente.

Orgulha-me, portanto, entregar a Casa ao meu sucessor com a credibilidade resgatada e auto-estima elevada, bem estruturada e modernizada, arejada e livre de escândalos, firmemente empenhada na tarefa maior de garantir a governabilidade do Estado de Goiás. 

A reconstrução da imagem do Legislativo goiano foi o somatório do esforço concentrado de todos os deputados.

Descentralizamos a gestão para que todos os parlamentares pudessem participar e contribuir efetivamente no projeto da construção da nova Assembleia.

Através de um grande volume de ações, se me permitem uma rápida prestação de contas, promovemos uma ampla interlocução com a sociedade.

Restabelecemos o colégio de líderes e passamos a reunir com freqüência toda a Mesa Diretora e os líderes de partido, adotando o sistema de administração compartilhada.

Fortalecemos as comissões técnicas e apoiamos todas as iniciativas dos deputados que eram de interesse da sociedade como eventos, publicações, audiências públicas.

Discutimos e aprovamos o nosso novo Regimento Interno, que colocou fim às votações relâmpago e definiu um intervalo mínimo de 24 horas entre a primeira e a segunda votação de projetos em plenário.

Criamos a comissão suprapartidária de Adequação da Constituição Estadual à Federal, cujos trabalhos, por abordar pontos polêmicos, ainda estão em curso na articulação de consenso.

Procedemos uma grande reforma física para dar funcionalidade e melhor acessibilidade da população às instalações da Assembleia.

Ampliamos os gabinetes dos deputados, que foram equipados com mobiliário novo e adequado, e remodelamos toda a parte administrativa, com a reforma dos sistemas hidráulico e elétrico.

A Assembleia, com obras específicas, tornou-se o primeiro prédio público de Goiás totalmente adaptado ao acesso de cidadãos portadores de necessidades especiais.

Reabrimos o histórico Auditório Costa Lima, completamente reformulado com poltronas confortáveis, iluminação, equipamento de som e vídeo de primeira qualidade – permitindo ao espaço abrigar grandes eventos políticos e culturais.

Investimos fortemente no setor de comunicação para dar mais abertura e visibilidade ao Poder.

O portal da Assembleia na internet foi reconfigurado tanto na forma como no conteúdo e é agora um importante canal de prestação de contas e divulgação do trabalho dos parlamentares.

O Diário Oficial da Assembleia passou a circular com regularidade nos gabinetes e foi disponibilizado também na rede mundial de computadores.

Criamos a Agência de Notícias da Assembleia para produzir notícias de cunho estritamente jornalístico e disponibilizá-las em tempo real para a imprensa e sociedade.

Adquirimos equipamentos de última geração tecnológica para a TV Assembleia, que muito em breve, através de convênio que assinamos com a Universidade Federal de Goiás, também será transmitida em canal aberto de televisão, consolidando a transparência total e absoluta do Poder Legislativo Estadual.

Criamos o serviço de tele-atendimento Alô Assembleia para que a população critique, tire dúvidas, cobre, sugira e acompanhe o trabalho dos deputados.

Instituímos prêmios para estudantes, através de concursos de redação escolar e monografia universitária, e levamos adiante a programação da Terça Cultural para divulgar obras de arte e projetar os artistas de Goiás.

Fizemos também parcerias ancoradas no respeito mútuo, na transparência, na ética e no interesse da coletividade.

Ao lado do Ministério Público Estadual, por exemplo, participamos de campanhas educativas importantes como a de combate à corrupção.

Firmamos acordos de cooperação com entidades produtoras de conhecimento como a Universidade Federal de Goiás, a Universidade Estadual de Goiás, Universidade Católica de Goiás e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás, para oferecer suporte técnico e científico para o trabalho das Comissões Técnicas da Assembleia.

Desse relacionamento, nasceu a Universidade do Parlamento, criada para fomentar a pesquisa e que deverá oferecer cursos específicos para o bom desenvolvimento do trabalho legislativo.

Reafirmando os meus agradecimentos a todos os deputados, agradeço do fundo coração a dedicação dos diretores e demais auxiliares que compuseram a minha equipe de trabalho, bem como a todos os servidores e servidoras da Casa, do mais humilde ao mais graduado, que não medem esforços para o engrandecimento deste Poder. 

Gostaria de manifestar a minha amizade fraterna e o meu reconhecimento ao governador Alcides Rodrigues, cujo governo tem se relacionado de forma equilibrada e elegante com a Assembleia Legislativa.

}Sou a melhor testemunha de que jamais partiu de Sua Excelência qualquer gesto de constrangimento à independência e autonomia do Poder Legislativo, o que revela a sua formação democrática e o seu respeito à nossa Casa, da qual, aliás, já foi integrante. 

Mas quero também neste momento agradecer o apoio irrestrito do senador Marconi Perillo, meu amigo, companheiro e líder político, exemplo de homem público que o povo goiano admira pela coragem, inteligência e inesgotável capacidade de trabalho.

Se hoje somos um dos Estados que mais crescem no país, devemos esse salto de desenvolvimento ao senador Marconi Perillo.

Como governador por duas vezes, ele rompeu com as práticas arcaicas, fez nascer uma nova realidade social e econômica em Goiás e, ainda muito jovem, conquistou lugar de destaque na galeria da primeira linhagem da política goiana, ao lado personalidades como Leopoldo de Bulhões, Domingos Velasco, Alfredo Nasser e Pedro Ludovico.

Goiás ainda precisa, e muito, do seu trabalho, senador Marconi. 

Por último, quero desejar ao novo presidente, deputado Helder Valin, que traz na bagagem uma vitoriosa trajetória política, os meus calorosos votos de sucesso e muitas conquistas na jornada que agora se inicia.

Creio que a Assembleia Legislativa deu um exemplo ao Brasil com a transição civilizada e pacífica que hoje se concretiza, através da união de todos os eus 41 deputados e deputadas.

Tenho a convicção que o novo presidente está preparado e saberá conduzir os trabalhos da Assembléia Legislativa com as virtudes que Bernardo Elis, o maior escritor goiano e autor do célebre O Tronco, identificou em Joaquim Xavier Curado e julgava fundamentais a um homem público, resumidas apenas quatro palavras:

-
Energia,
- Lucidez,
- Ponderação
e
- Maturidade.

 São essas quatro virtudes, presidente Helder Valin, que garantirão a Vossa Excelência um mandato repleto de realizações, capaz de contribuir com o aperfeiçoamento político, o desenvolvimento social e o crescimento econômico do nosso querido Estado de Goiás.

Bom trabalho, boa sorte e conte sempre com o meu apoio. 
Que Deus nos proteja e ilumine o nosso caminho. 
Muito obrigado.          
 

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.