Helder Valin prega união no Legislativo

01 de Fevereiro de 2009 às 13:55
Discurso do deputado estadual Helder Valin (PSDB) ao ser empossado presidente da Assembleia Legislativa, em solenidade realizada no dia 01.02.2009.

Senhoras e Senhores,

A democracia não é o regime do pensamento único. Pressupõe a existência do pluralismo político, que se expressa normalmente no antagonismo situação versus oposição. A convivência dos contrários é saudável e positiva, mas não deve enredar-se no caminho da intolerância e do radicalismo. A Assembleia Legislativa tem vivido, nestes últimos dois anos, um estágio muito singular em sua história. Situação e Oposição convivem hoje, nesta casa, de mãos entrelaçadas, trabalhando com inteligência e determinação em prol de um objetivo comum. É um momento de paz e harmonia entre todos os seus membros, onde o respeito mútuo e à diversidade de opiniões e idéias se somam no sentido de melhor contribuir para o progresso do Estado de Goiás.

A Assembleia é uma casa repleta de formas, pensamentos e ações, mas unificada no propósito de somar forças para a superação de cada uma das dificuldades. Esta união se mostra igualmente na composição desta Mesa Diretora, representativa de todas as correntes políticas que integram este Parlamento.

O Poder Legislativo tem firmado parcerias para o desenvolvimento de uma extensa gama de ações. Hoje, é uma instituição respeitada   e é por esse caminho que vamos continuar prosseguindo. Buscaremos ainda mais promover a racionalização de gastos, evitar o desperdício, disponibilizar informações das ações diárias, permitindo um melhor acompanhamento por parte da população, estabelecer e melhorar os canais de comunicação com os demais poderes.

Assumo a Presidência da Assembleia Legislativa, consciente da grande responsabilidade e da importância da missão que está por vir, especialmente diante das dificuldades que se prenunciam para o Brasil e ao mesmo tempo para o Estado de Goiás.

A crise que atinge os mercados internacionais não deixará de produzir efeitos negativos na economia goiana, provocando a redução de investimentos privados, o desemprego de trabalhadores e até mesmo a queda das receitas tributárias.

Ao mesmo tempo, a população goiana espera de todos nós respostas imediatas para as angústias que afligem o seu cotidiano.

Não temos o direito de ser indiferentes aos apelos populares. Para que Goiás vá bem, é preciso que as instituições funcionem e que o povo goiano esteja bem atendido nas suas necessidades básicas.

Temos também a consciência do profundo compromisso do Poder Legislativo com a governabilidade de Goiás e com o bem estar do povo goiano. Estaremos atentos à manutenção do diálogo aberto e franco com os poderes Executivo e Judiciário, promovendo todas as situações necessárias ao entendimento de todos, para o bem comum. Desenvolveremos todos os esforços para que esta Casa continue sendo conduzida de forma aberta e democrática, acreditando que a solução de todas as questões passam sempre pelo filtro da razão e do bom senso. Quero concluir o meu pronunciamento agradecendo o voto de confiança de todos aos meus colegas, deputadas e deputados. Minha gratidão eterna pela distinção a mim dispensada. Peço à Deus que me dê  força e total empenho nesta grande responsabilidade para cumprir com êxito o compromisso que tenho com cada um.

Muito obrigado também ao meu antecessor, deputado Jardel Sebba, cujo apoio e amizade muito me honram. A gestão arrojada e participativa empreendida por Vossa Excelência modernizou a estrutura e resgatou a imagem do Poder Legislativo goiano, constituindo-se num divisor de águas na história desta Casa. Receba o meu aplauso e o meu reconhecimento – e acredito com essas palavras represento o pensamento de toda a sociedade do nosso Estado.

Peço licença para cumprimentar o Secretário da Fazenda, Jorcelino Braga, e através da sua pessoa saudar toda a equipe de auxiliares do Governo do Estado, pela eficiência e pela convivência respeitosa de todos os dias com a Assembleia Legislativa.

Agradeço também ao senador Marconi Perillo, figura maior do meu partido em Goiás, o PSDB. Vossa Excelência, senador Marconi, conquistou por méritos indiscutíveis a estima do povo goiano e merece todo o nosso respeito. Minhas homenagens e muito obrigado pela sua presença nesta cerimônia.

Faço um agradecimento especial ao governador Alcides Rodrigues, a quem devo a deferência de ter sido chamado para exercer a Liderança do Governo nesta Casa.  Seguro e ponderado, Vossa Excelência cresceu no conceito dos goianos como um governante sério e disciplinado na ação administrativa. Todos os 41 deputados estaduais são conscientes da forma respeitosa com que o Governo de Vossa Excelência se relaciona com o Poder Legislativo. Goiás, sob seu comando, com certeza há de trilhar caminhos prósperos e seguros. Sou muito grato, senhor governador, pelo seu apoio e sua presença.

Agradeço o apoio da minha mulher, Maria José, e dos meus filhos, Graziela e Helder Henrique, que estão sempre ao meu lado e me incentivam à luta. Agradeço de coração a todos os meus familiares.

Aos meus companheiros políticos de todos os recantos de Goiás, às amigas e amigos e aos dedicados servidores desta Casa, o meu carinho e a minha gratidão.

Em nome dos deputados que perfilam ao meu lado na nova Mesa Diretora da Assembleia, quero agradecer a presença de todos que emprestaram prestígio a esta solenidade e pedir à Deus a sabedoria necessária para levar a bom termo o nosso projeto.

A todos, o meu muito obrigado.