Adriete Elias traça linhas de atuação da oposição na Assembleia

16 de Fevereiro de 2009 às 19:16
Discurso da deputada Adriete Elias (PMDB) na solenidade de abertura das atividades plenárias da Assembleia Legislativa. 16.02.2009.

Senhor Presidente,
Senhoras Deputadas,
Senhores Deputados,
Senhoras e Senhores,

Peço licença para fazer o uso da palavra no dia de hoje, início das nossas atividades parlamentares do ano de 2009. Em primeiro lugar agradeço a Deus a oportunidade que recebi de fazer parte da Mesa Diretora, e na convicção que serão 730 dias de trabalho, companheirismo e respeito à Casa  e ao povo goiano.

A atuação da oposição vai continuar com responsabilidade e coerência, pois queremos contribuir positivamente para o crescimento e desenvolvimento de Goiás.
Uma oposição forte e sensata é capaz de promover mudanças necessárias em benefício de toda população.

Atuaremos na fiscalização para evitar prejuízos ao Estado principalmente nesse período de crise financeira pela qual passa o mundo.

Foi exatamente para cumprir esta tarefa que a população goiana elegeu 14 deputados estaduais, do PMDB, do PT e do PSC.

Avaliando os dois últimos anos de trabalhos parlamentares, temos a convicção de que esse grupo está desenvolvendo com firmeza o mandato oposicionista que foi entregue em suas mãos.

Senhor Presidente, tenho esperança que neste mandato as mudanças necessárias vão acontecer por meio de diálogo, negociação e respeito às diferenças, elas virão sem atropelos e precipitações. Haveremos de ter coragem e responsabilidade para implantar as “Mudanças” na Assembléia Legislativa de Goiás.

O resultado do nosso trabalho será consciente e duradouro.

Conhecendo vossa excelência, tenho convicção plena que nenhum deputado será perseguido, menosprezado, desvalorizado e tratado com indiferença. A soma dos valores de cada um dos nobres pares será convertida em trabalho e respeito.

É preciso ter sempre em mente que estamos de passagem por esta Casa, e que o nosso legado precisa ser superior às diferenças partidárias, mesquinharias e disputas particulares. Que a vaidade do mundo dos politiqueiros, não sufoque e mate a esperança de quem busca na política mudanças e dias melhores para Goiás.
Nossa esperança é ver o coletivo sobrepujando o individualismo, o institucional superando o humano.

Reforço que a oposição da Casa, de modo especial a bancada do meu partido PMDB, está a espera de medidas a serem tomadas pelo Governador Alcides Rodrigues. Ele tem dado fortes sinais de rompimento com a vaidade e falsas aparências. Conseguiu com muito esforço e empenho controlar os gastos públicos.

A responsabilidade com o dinheiro público têm sido a marca positiva deste governo. Sabemos que muito ainda precisa ser feito. Não estamos fechando os olhos e negando os grandes problemas existentes na Educação, Saúde e Segurança Pública.

Temos convicções que agora é a hora, e que juntos vamos construir um novo caminho de desenvolvimento para Goiás. O Governo têm dado abertura para a oposição contribuir, e a oposição está consciente do seu papel.
 Como oposição, nossa esperança é que Goiás passe pela crise mundial mantendo a cadeia produtiva em funcionamento, e que o governador Alcides Rodrigues, use os instrumentos necessários para conduzir com firmeza e seriedade este momento de fragilidade econômica. Temos que pensar um conjunto articulado de ações, que possam ser associadas às que o governo estadual já vem adotando como meio de preparar Goiás para enfrentar a temida crise.

Preservar o emprego dos trabalhadores goianos deve ser a nossa principal preocupação.

Nosso papel como legisladores é de apoiar e aprovar com seriedade e compromisso social os projetos encaminhados a Casa, a força da oposição não é de obstruir ou atrapalhar, e sim de contribuir para construção de um Estado mais justo.

Aproveito a oportunidade para lembrar aqui dos trabalhadores dessa Casa, todos eles merecem nosso respeito e atenção. As expectativas deles para com essa Mesa Diretora, é muito grande. Que possamos fazer justiça a estes profissionais.

Senhor Governador, Senhor Presidente, tão cedo, não conheceremos outro momento político tão importante quanto o que vivemos agora. A Oposição está pronta para colaborar com o Estado.

A Oposição alimenta o anseio de ver o Estado de Goiás aproveitar ao máximo esse novo estágio de maturidade da sua classe política.

Podemos ir longe. Recuperar e ampliar, por exemplo, toda a malha rodoviária estadual e estender ainda mais os incentivos fiscais.

Implantar, de fato, uma polícia de primeiro mundo, bem equipada e bem preparada profissionalmente. Pagar salários melhores para os servidores públicos e de modo especial para os professores da rede estadual.

Melhorar os serviços de saúde, que estão em situação de calamidade pública. Ampliar o espaço da mulher, inclusive com a destinação igualitária de cargos na composição da equipe de governo, como foi prometido na campanha.

Aumentar os programas sociais para as milhares e milhares de famílias carentes que estão na miséria.

E ainda, senhor governador Alcides Rodrigues, aguardamos de Vossa Excelência a sabedoria de atender igualmente os prefeitos municipais, sem preocupação com a filiação partidária de cada um.

A Oposição coopera, mas espera tratamento justo para todos os prefeitos.

E para finalizar, reafirmamos: o Governo terá da bancada de Oposição na Assembleia um tratamento leal e respeitoso, mas crítico e vigilante.

Visitantes ilustres desta noite,

Que Deus nos proteja e nos ilumine nesta caminhada.

Muito obrigado.