Betinha presta homenagem às mulheres
"Senhor presidente, senhores deputados, colegas deputadas, imprensa, funcionários(as) da Casa, senhores e senhoras... É com grande satisfação que venho a esta tribuna, para falar de forma especial às mulheres, às homenageadas, às caríssimas colegas deputadas, às funcionárias desta Casa que tão bem colaboram para o pleno funcionamento da mesma, e todas as demais presentes neste evento.
Não vou falar da luta, do preconceito, da discriminação, nem mesmo da violência doméstica e da tão necessária lei Maria da Penha, vou usar este momento apenas para homenagear a todas as mulheres com palavras simples, porém cheias de carinho.
Quero parabenizar as mulheres que contribuem para harmonizar a vida, emprestando, além de sua reconhecida competência em todas as tarefas que se propõe realizar, sua ternura, sensibilidade, sem deixar de ser forte quando necessário.
À mulher mediadora dos conflitos familiares, à mulher mãe para quem o filho nunca cresce, à mulher esposa para quem o companheiro é sempre herói, à mulher filha que ampara seus idosos.
Parabenizo as mulheres que se desdobram em jornadas duplas e até triplas de trabalho, em todas as áreas, em especial, profissões de relevada importância para a formação e desenvolvimento do cidadão, onde os quadros são formados pela maioria esmagadora de mulheres, nem sempre com o reconhecimento e remuneração à altura de tal dedicação, como por exemplo: enfermeiras, pedagogas, professoras primárias e secundárias, assistentes sociais, funcionárias de creches, merendeiras de escola, entre outras que de muitas formas dignificam o cotidiano da sociedade moderna.
Parabenizo também as mulheres que se dedicam exclusivamente ao lar, a cuidar e educar as crianças, a fazer a complicada matemática do salário no supermercado, a realizar com esmeiro todas as tarefas domésticas, e ensinar a tarefa dos filhos, a escolher a roupa que o marido vai usar para o trabalho e se arrumar para esperar por ele sem demonstrar cansaço.
Finalmente, não poderia deixar de parabenizar àquelas que romperam as fronteiras e conseguiram se destacar em profissões que antes eram eminentemente masculinas, parabenizo à mulher árbitro de futebol, à juíza, à promotora, à ministra, presidente da República em alguns países, senadora, secretária de Estado, de modo especial quero contemplar nesta fala as deputadas desta Legislatura, colegas, parceiras, com as quais quero a cada dia estreitar laços, pois se trata de mulheres dignas de todas as homenagens que rendemos as demais neste dia. E de modo muito, muito especial, a vocês homenageadas.
Parabéns a todas nós".