Betinha Tejota presta homenagem a odontológo e prefeito
Um dos grandes privilégios que uma Deputada Estadual tem, é o de poder, em nome de todos aqueles que o elegeu, homenagear pessoas que de alguma forma contribuíram para o nosso Estado, seja por sua atuação política, social, ou por seus exemplos de pais e mães de famílias que muito dignificam a nossa sociedade.
Hoje estamos tendo a honra de entregar o Título Honorífico de Cidadão Goiano a duas dessas pessoas: ao odontólogo Aguinaldo Burjack Evangelista e ao médico Almy Dias de Souza. Igualmente relevante é a concessão da Medalha Pedro Ludovico Teixeira, a mais alta honraria do Legislativo Goiano, ao prefeito de São Miguel do Araguaia, Ademir Cardoso dos Santos.
Tomo a liberdade de comentar um pouco da trajetória desses três baluartes para que Vossas Excelências possam entender o motivo da propositura de seus nomes para receber a Medalha e o Título.
Ademir Cardoso dos Santos, que hoje é condecorado por esta Casa com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, é o atual prefeito de São Miguel do Araguaia, jovem cidade situada no noroeste goiano, com cerca de 25 mil habitantes, às margens do majestoso Rio Araguaia.
Nascido em Anápolis, Ademir é filho de Orlinda da Silva Cardoso e Ercílio Cardoso dos Santos. Tem larga experiência na vida pública de São Miguel do Araguaia, tendo ocupado o cargo de diretor do Departamento de Receita da Prefeitura, Chefe da Coletoria, Chefe de gabinete da Prefeitura, assessor de relações públicas, Secretário de Obras e Serviços Urbanos, e vereador por três mandatos entre 1993 e 2004. Foi também, vice-prefeito do município, eleito em 2004, sagrando-se nas urnas na eleição de 2006, para prefeito de São Miguel do Araguaia.
A Medalha Pedro Ludovico Teixeira vai se somar a outras condecorações pretéritas por ele recebidas, como o Diploma de Consagração Pública, recebido em março de 1997, pelos serviços prestados à sociedade de São Miguel do Araguaia; o Certificado por bons serviços prestados à sociedade de São Miguel do Araguaia em 2001; vereador destaque, eleito pelos ouvintes do Programa “Eu quero é Deus”, da Rádio Vale do Araguaia durante a gestão 1997/2000; e o Prêmio Olavo Bilac, numa prova de reconhecimento à valorosa colaboração ao Serviço Militar em Goiânia, 19 de junho de 2008.
Técnico em Contabilidade, Ademir Cardoso dos Santos, também foi escriturário da Prefeitura de São Miguel do Araguaia, e conselheiro do 1º Conselho Comunitário de Segurança Pública daquele município, em janeiro de 2001.
Senhores e Senhoras parlamentares, outra grande honraria é o Título Honorífico de Cidadão Goiano que hoje temos o privilégio de conceder a dois profissionais de valor: Aguinaldo Burjack Evangelista e Almy Dias de Souza.
Médico pioneiro no Vale do São Patrício, o Dr. ALmy começou a exercer e atender no ano de 1955, como único médico da região que abrangia os municípios de Pilar de Goiás, Hidrolina, São Luiz do Norte, Santa Terezinha de Goiás e Crixás, até as margens do Rio Araguaia.
A medicina por si só proporciona inúmeras oportunidades para o exercício da responsabilidade social. Com o Dr. Almy, este baiano nascido na cidade de Remanso, não foi diferente. Residente há mais de meio século na cidade de Itapaci, enraizou vínculos afetivos e profissionais naquela cidade, onde fundou e presidiu o Lions Club de Itapaci, encabeçando campanhas em benefício das comunidades carentes daquele Município, especialmente nas áreas de saúde, alimentação e agasalho.
Atuou como médico da extinta Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR), nos Voluntários da Paz (com atuação no Canadá, Estados Unidos e Espanha), bem como no Projeto Rondon, participando de várias campanhas de saúde pública. Atualmente é membro da Loja Maçônica Liberdade e Justiça de Itapaci.
O homenageado é casado com Marieta Mastrela de Souza, com quem tem cinco filhos: Gilberto, Eloíse, Gilson, Cláudia e Denise.
Antes de se estabelecer em Itapaci, o Dr. Almy, tão logo se formou na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, em 1953, trabalhou na Fundação Brasil Central em Aragarças, atendendo grande parte do Sudoeste de Goiás e Leste de Mato Grosso, como médico no Hospital de Aragarças e Saúde Itinerante pela Região do Xavante em Barra do Garças, General Carneiro e todas as tribos indígenas do leste de Mato Grosso.
Na atividade agropecuária, foi o responsável pela construção do primeiro silo para alimentação de gado na seca e plantação de algodão em nível comercial.
O outro homenageado, senhores deputados, é o odontólogo Aguinaldo Burjack Evangelista, paraense de Marabá que, a partir de hoje, torna-se mais um goiano, a exemplo do Ddr. Almy, por sua atuação de responsabilidade social, como o trabalho voluntário como dentista da Irradiação Espírita Cristã de janeiro de 2001 a dezembro de 2005, onde pode utilizar seus conhecimentos para tratar dos dentes das pessoas carentes da Irradiação, e como membro efetivo, desde janeiro de 2005, da Instituição Filantrópica “Dentistas do Bem”.
Filho de Cristino Evangelista de Souza e Raimunda Burjack Costa, tem seu trabalho profissional reconhecido em todo o Brasil. Dr. Aguinaldo Evangelista é formado pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Ribeirão Preto, São Paulo, tendo realizado diversos cursos de especialização. Teve seu trabalho sobre Técnica de individualização da curva de compensação em prótese total pelo amassamento de cera, publicado na Revista Brasileira de Prótese Clínica e Laboratorial, em 2001.
Foi condecorado com o Certificado de Honra ao Mérito pelo seu desempenho acadêmico de Melhor aluno da disciplina de Prótese Total, conferido pelo Departamento de Odontologia da Universidade de Ribeirão Preto.
Senhoras e Senhores, quando propus as homenagens a esses três homens, tinha a mais absoluta certeza de que estava fazendo jus às honrarias.
O prefeito Ademir dos Santos Cardoso, goiano de nascença, é mais do que merecedor da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira por tudo o que foi exposto. Os outros dois, Dr. Almy Dias de Souza e Dr. Aguinaldo Burjack Evangelista, passam também a ser goianos, pela concessão que ora entregamos.
Agradeço a presença dos familiares e amigos dos homenageados, bem como dos senhores e senhoras parlamentares.