Helder Valin ressalta importância de fórum de integração
Senhoras e senhores,
O filósofo ateniense Sócrates disse certa vez que o grande segredo para a plenitude é compartilhar. Quem compartilha, portanto, multiplica dons, torna-se mais forte, aperfeiçoa suas habilidades.
Quando em conjunto com a nossa mesa diretora idealizamos o programa Intercâmaras, sabíamos que tínhamos tanto a ganhar quanto as câmaras dos 246 municípios goianos. Compartilhando conhecimento, informações e experiência nos tornaríamos mais fortes.
O desejo de melhor servir a sociedade goiana nos levou a transformar ideal em ação. Tenho certeza de que este mesmo desejo move todos os que se dispuseram a participar do Intercâmaras.
A força, a idoneidade e a legitimidade dos nossos parceiros nos torna ainda mais confiantes no sucesso da nossa missão. Temos ao nosso lado o Ministério Público, A Ordem dos Advogados do Brasil, o Tribunal de Contas dos Municípios, a Associação Goiana dos Municípios, a Frente de Mobilização Municipalista, União dos Vereadores do Brasil e muitos outros.
Também vamos contar com toda a experiência do Senado, que hoje colhe os bons frutos Programa Interlegis, que se propõe a integrar o Legislativo em todos os níveis. Aproveito a oportunidade para fazer um agradecimento especial ao senador Marconi Perillo, vice-presidente dessa importante Casa de Leis, que tão logo soube do nosso projeto se colocou à disposição para parcerias.
Estejam certos de que o nosso sucesso vai se traduzir em mais equilíbrio nas relações entre os poderes e no fortalecimento da nossa democracia. Mas, acima de tudo, em mais qualidade de vida para nossa gente e mais desenvolvimento para nossas cidades.
O vereador é o líder político que está mais próximo da sua comunidade. É aquele que conhece bem a realidade de cada rua do bairro onde mora e atua; que sabe os problemas enfrentados pelas famílias; que pode avaliar onde a presença do poder público se faz mais urgente e necessária.
É na porta do vereador que o cidadão bate quando precisa de algum serviço público ou quando quer reivindicar alguma obra. Sei disto porque tive a honra de começar minha carreira política como vereador em Goiânia.
Essa proximidade com o cidadão faz do vereador o mais legítimo porta-voz dos anseios e demandas da sociedade. Fortalecer o trabalho do vereador, portanto, é fortalecer a comunidade.
Goiás conta hoje com aproximadamente 2 mil e 300 vereadores. Boa parte deles atua nas câmaras das 105 cidades que têm até 5 mil habitantes. Não falta a esses homens e mulheres vontade de servir da melhor maneira possível a sua comunidade.
Mas nem sempre eles podem contar com o conhecimento técnico, a estrutura, ou o apoio de uma assessoria experiente. Elementos indispensáveis para que o Legislativo possa fiscalizar o Executivo com responsabilidade e rigor, para que o vereador possa legislar com propriedade, sem exorbitar das suas funções ou ferir prerrogativas.
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás se propõe a ser parceira das câmaras na qualificação de servidores e vereadores. Essa Casa de leis coloca à disposição dos legislativos municipais sua estrutura e seu patrimônio humano. Em contrapartida, queremos estreitar laços, trocar informações, conhecer melhor o povo que representamos.
Antes de encerrar esse pronunciamento, quero fazer um agradecimento sincero aos demais membros da mesa diretora e a todos os deputados e deputadas que, de forma suprapartidária, abraçaram com determinação e boa vontade este projeto.
Muito obrigado, por acreditarem no Intercâmaras e também por compartilharem a missão de tornar a Assembleia mais transparente e ainda mais próxima da sociedade. Que Deus nos abençoe a todos para que possamos servir o nosso povo cada vez mais com eficiência, transparência e ética.