Álvaro Guimarães presta homenagem a desembargador

22 de Maio de 2009 às 11:02
Discurso do deputado Álvaro Guimarães (PR) durante sessão especial que prestou homenagem com a Medalha Pedro Ludovico ao desembargador Rogério Arédio Ferreira. (22.05.2009).
Bom dia a todos!

Senhor Presidente, é com enorme satisfação que hoje realizamos esta Sessão Especial para homenagear o Desembargador Rogério Arédio Ferreira e o Promotor de Justiça Jales Guedes Coelho Mendonça.

Primeiramente, gostaria de cumprimentar o deputado Iso Moreira, pela iniciativa em condecorar o Dr. Jales Mendonça. Promotor atuante no Ministério Público de Goiás, hoje na cidade de Itumbiara. Dr. Jales é de família tradicional e merecedor desta honraria.

Também agradeço ao nobre deputado Iso Moreira, por termos conciliado estas duas homenagens.

Em especial, cumprimento meu grande amigo e filho adotivo de Itumbiara, o Desembargador Rogério Arédio Ferreira.

Nascido em Goiânia, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Ingressou na Magistratura por meio de concurso público, em 1970. A primeira Comarca em que atuou foi a de Planaltina. Depois, passou por Mineiros, Catalão e chegou a nossa querida Itumbiara, onde trabalhou por quase duas décadas. Também respondeu pelas comarcas de Formosa, Posse, Alvorada do Norte, Cavalcante, Ipameri, Goiandira, e Cumari.

Membro de diversas entidades, entre as quais, destaco a Associação dos Magistrados Brasileiros, a Associação dos Magistrados do Estado de Goiás e a Associação Nacional dos Desembargadores.

Para o cargo de Desembargador, foi nomeado em fevereiro de 2001. Recentemente, indicado pela Corte Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, foi empossado na Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral, substituindo seu colega Ney Teles de Paula.

Como Magistrado, o Dr. Rogério tem uma trajetória de destaque, com reconhecimento em todo o Estado. Mas, especialmente, quero falar sobre sua forte ligação com o Sul de Goiás.

Naquela região, ele desenvolveu inúmeras atividades. Dentre elas, foi Coordenador Regional Eleitoral, Coordenou a Corregedoria da Região Sul e a Regional da Asmego. Foi, sem dúvida, um grande juiz eleitoral.

Graças a sua atuação irrestrita, se tornou querido pela comunidade. Como resultado, recebeu mais de uma dezena de homenagens. Inclusive os títulos de Cidadão Cachoeirense, Inaciolandense e, claro, Itumbiarense.

Em nível estadual, dentre outras condecorações, foi agraciado com a Comenda do Mérito Anhanguera e as medalhas do Mérito Judiciário Maçônico e do Sesquicentenário da Polícia Militar de Goiás.

Além de um grande Magistrado, o Dr. Rogério conquistou reconhecimento como escritor. É Membro e um dos fundadores da Academia Itumbiarense de Letras e Artes.

A querida Santa Rita do Paranaíba, nossa quase centenária Itumbiara, é tema freqüente em suas publicações. O que prova a afinidade que ele tem com esta cidade, onde, até hoje, mantém família e residência.

Sem me prolongar, quero destacar um trecho de seu livro mais recente: “O juiz e a binga. Crônicas e estórias”. Ao reproduzir um artigo publicado em 1992, sobre a Comarca de Itumbiara, o Dr. Rogério não só contribuiu para perpetuar a história forense, como também deu mostras de como deve ser a relação de um juiz com a cidade que atua.

Repito aqui, algumas de suas palavras:

“Nos tempos atuais, conforme orientação da corrente dominante do Poder Judiciário, deve-se procurar uma maior aproximação do Poder Judiciário, com a sociedade em que vive o juiz. Deve-se procurar uma maior transparência, para que a comunidade saiba o que se passa no Judiciário, divulgando aquilo que possa ser divulgado, procurando, dessa forma, um melhor entrosamento e aproximação do Judiciário com a sociedade.”

Foi exatamente isso que o Desembargador Rogério Arédio Ferreira fez em Itumbiara. Foi profissional, transparente e amigo! Não tenho dúvida de que, pela sua seriedade, honradez e competência, em breve, o senhor será presidente da maior Corte deste Estado, que é o Tribunal de Justiça de Goiás.

Esta Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira é apenas mais um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Estado. O senhor é merecedor desta comenda, Dr. Rogério! E, para mim, é uma honra representar o Poder Legislativo na concessão desta medalha.

Parabéns, Desembargador! Itumbiara e o Estado de Goiás se orgulham de tê-lo como filho!

Estendo meus cumprimentos, novamente, ao jovem promotor Dr. Jales Mendonça, também homenageado nesta sessão. E a todos que aqui compareceram, o meu muito obrigado!