Wellington Valim presta homenagem a general de brigada
Nesta noite o Legislativo goiano presta homenagem a uma personalidade que se destaca no tempo, pelo seu papel na sociedade.
Trata-se do general de brigada Paulo Humberto Cesar de Oliveira, cujo comprometimento se faz digno das honras do Poder Legislativo, o que inspirou-me, a concessão deste título de cidadão goiano.
Nosso homenageado possui formação profissional invejável que o qualifica no contexto da força, com a marca forte do destemido combatente e do extraordinário administrador. Por essa razão recebeu do comandante do Exército brasileiro a gratificante missão de comandar a Brigada de Operações Especiais.
A Brigada de Operações Especiais é a mais nova grande unidade operacional do Exército brasileiro, fruto da evolução da forma de combater dos exércitos, no mundo.
No Brasil, as operações especiais foram incrementadas a partir do século 21, embora já existisse o Destacamento de Forças Especiais, criado na década de 70, e o Batalhão de Forças Especiais, implementado em 1983.
A Brigada de Operações Especiais do Exército brasileiro, sediada em nosso estado, é hoje, a única grande unidade operacional de sua natureza, da América Latina. Dispõe de moderno equipamento, de quadros adestrados, que podem ser empregados em todos os ambientes operacionais do continente.
O slogam em forças especiais é: “qualquer missão, em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer maneira”.
Goiânia foi brindada com o que há de mais moderno, em termos de operações militares, no Brasil e no mundo. Aqui foi aplicado considerável volume de recursos que, sem sombra de dúvida, transformaram-se em vetores de crescimento da economia regional, no desenvolvimento do turismo, com repercussão direta na qualidade de vida de seus habitantes.
Temos como exemplo o simulador de queda livre (túnel do vento), equipamento moderníssimo, desenvolvido pela Nasa, que representa um marco no adestramento da força. Uma hora de simulador equivale a mais de 100 saltos de aeronave.
Hoje, a concessão deste título, significa fazer justiça, reconhecer as destacadas qualidades de um homem público, que contribui para o desenvolvimento social, econômico, cultural e humano de Goiás.
Tomo a liberdade, em nome de meus pares, representantes do povo deste Estado, de cumprimentar de forma respeitosa o nosso homenageado, extensivamente à sua esposa Simone e aos filhos Bruno e Rafael, rogando-lhes para sempre as bênçãos de Deus.
Neste momento, oficializa-se a goianidade do general de brigada Paulo Humberto Cesar de Oliveira, que ora recebe a homenagem sincera e calorosa da Assembleia Legislativa do estado de Goiás.
Muito obrigado!