Honor fala em nome da Assembleia na transferëncia da Capital
Senhoras e Senhores,
O Poder Legislativo responde presente com voz firme e sonora nesta solenidade de transferência do Governo do Estado para a Cidade de Goiás, berço das mais caras e antigas tradições do povo goiano.
Aqui, aos pés da Serra Dourada, revisitamos os nossos sentimentos mais profundos e renovamos os compromissos de trabalho com Goiás e os goianos.
Reconhecida mundialmente pela sua extraordinária riqueza arquitetônica e declarada oficialmente Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a nossa querida Vila Boa expressa a identidade de Goiás e projeta a secular caminhada da gente goiana em direção ao progresso.
A Cidade de Goiás é a síntese de todos os goianos. Síntese que se expressa na perfeição das esculturas do genial Veiga Vale. Síntese que pontilha os traços mágicos das telas dos exuberantes Octo Marques e Goiandira do Couto.
Síntese que embala as palavras precisas e carregadas de lirismo nos versos inconfundíveis de Cora Coralina, a inesquecível Aninha da velha casa da ponte.
O reencontro com as nossas raízes ancestrais nos permite a reflexão necessária sobre os desafios que o presente e o futuro nos reservam, principalmente no que diz respeito às demandas sociais do Estado.
Goiás avançou muito nos últimos anos, experimentando um salto de desenvolvimento que nos coloca entre as principais economias estaduais no país, com grau competitividade crescente em relação aos mercados interno e externo.
O nosso Estado vem evoluindo acima da média nacional e se consolida como fronteira econômica através da abertura de importantes canais de comércio com uma extensa gama de países, a exemplo do Estados Unidos, China, Rússia, Holanda, Alemanha, Itália, Japão, além das nações irmãs do Mercosul.
São vários os fatores que levaram a esse crescimento acentuado, mas o principal deles, sem dúvida alguma, foi a política de densenvolvimento industrial adotada pelos governos Marconi Perillo e Alcides Rodrigues.
As leis de incentivo fiscal no Estado, que eram acanhadas e remontavam à décadas de 70 e 80, foram modernizadas e permitiram que atraíssemos novos investimentos, incrementando com maior ênfase a agroindústria e gerando centenas de milhares de empregos diretos e indiretos.
Deixamos a periferia para integrar o eixo central da economia brasileira, conforme atestam os números da produção goiana de bens e serviços.
Avançamos muito, mas ainda há muito por fazer para eliminar de vez os bolsões de pobreza ainda existentes em municípios do Nordeste de Goiás e assegurar igualdade de oportunidades para todos os goianos.
Sou um defensor ardoroso da união das forças políticas que de 1998 para cá se articularam e trabalharam juntas em favor desenvolvimento do Estado.
A união entre o PSDB, o PP e o demais partidos da base aliada produziu efeitos altamente benéficos para o povo goiano, que podem ser medidos não somente com obras físicas, mas também com iniciativas de ampla repercussão como criação da Universidade Estadual de Goiás.
Enquanto o juízo não nos faltar e estivermos unidos, coesos e voltados para as causas coletivas, tenham certeza que Goiás será forte e respeitado.
Como representante da Assembléia Legislativa, quero manifestar nesta manhã de tantas evocações históricas a crença dos 41 deputados e deputadas na grandeza dos destinos do nosso Estado e reafirmar a defesa intransigente da normalidade constitucional.
Sob a condução firme e segura do presidente Helder Valin, somos hoje um poder enxuto, eficiente e, sobretudo, responsável: não fomentamos crises políticas e nos empenhamos diuturnamente na garantia da estabilidade política e da governabilidade do Estado.
Através do convívio respeitoso e amadurecido entre situação e oposição, Legislativo goiano é parceiro dos poderes Executivo e Judiciário e sempre está a postos para oferecer soluções substantivas e agregar valores na busca da melhoria qualidade de vida da gente goiana.
A Assembléia Legislativa está hoje consolidada como uma instituição merecedora do crédito popular, plenamente habilitada para a interlocução política e, mais do que isso, credenciada ao exame qualificado dos grandes temas estaduais.
Somos um Poder independente e não abrimos mão da nossa autonomia e prerrogativas institucionais. A governabilidade é o nosso maior compromisso.
O povo goiano pode ter certeza: legitimados pelo voto popular, estamos cumprindo o nosso papel de garantir a materialização do debate plural, democrático, sobretudo votando as leis que asseguram o desenvolvimento estadual e beneficiam a gente goiana.
O Legislativo de Goiás deixou de ser palco de escândalos e brigas para se transformar numa instância de contribuições efetivas ao crescimento do nosso Estado.
Ao concluir, quero registrar o meu reconhecimento ao trabalho sério e consistente que o governador Alcides Rodrigues realiza à frente do Poder Executivo, cuja condução tem o nosso apoio porque é marcada com equilíbrio e espírito público.
Do mesmo modo, quero também ressaltar o trabalho do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Teles, cuja gestão à frente do Poder Judiciário é marcada por decisões rápidas, seguras e alicerçadas nos postulados do Direito e da Justiça.
A Cidade de Goiás nos toca o coração e reaviva o nosso amor pela pátria goiana, fazendo-nos cada vez mais comprometidos com a construção de dias melhores para o nosso povo.
Muito obrigado.