Júlio da Retífica presta homenagem a prefeitos do Norte
Observo que cada sessão de entrega de medalha, ou de um título de cidadão, configura-se um momento único, um momento de congratulação, de expressar, publicamente, nosso reconhecimento a pessoas de especial destaque, a pessoas que venceram. E venceram porque conseguiram se projetar dentro de nosso estado, usando suas conquistas para alcançar um bem maior que é o bem da coletividade.
Quando olhamos o estado de Goiás de hoje, averiguamos que o desenvolvimento e o progresso são frutos da união de pessoas que, um dia, sonharam com um Goiás melhor.
São pessoas comprometidas, não só com um presente de justiça social, de economia próspera, de saúde e educação de qualidade, de cultura de alto nível, mas, comprometidas, também, com um futuro melhor. São pessoas não só idealizadoras, mas, empreendedoras.
O estado de Goiás reflete a grandeza de seu povo, creiam, a feição de elogios com que profiro minhas palavras é a expressão do mais legítimo reconhecimento por todos os feitos de nossos homenageados.
Entregar essa comenda significa homenagear aqueles que possuem a mesma grandeza de Pedro Ludovico Teixeira. Ela é símbolo de honra. Traz, em seu bojo, o espírito visionário e lutador de quem lhe empresta o nome.
Entregar o título de cidadão goiano também não é diferente. Aqueles que o recebem são possuidores das mesmas qualidades, do mesmo espírito de luta e de solidariedade.
Cada um dos homenageados, com sua história de vida, é de especial relevância para a sociedade goiana. São políticos valorosos, gestores públicos, produtores rurais, empresários, escritores e professores, enfim, ícones da vida pública e da administração pública.
Todos esses profissionais, demonstram, em suas atividades, o preparo e a qualificação para tal. Cláudio Lembo diz que ser político é exercer uma tarefa missionária e uma ação pedagógica.
Por meio dessas palavras, concluímos que nossos homenageados possuem grandes talentos e, todos eles são aplicados na execução do bem comum.
Tarefa difícil é lograr êxito em relatar tudo o que já fizeram pela comunidade goiana. O tempo também não age em nosso favor. Mas, tentarei, pelo menos, não ser injusto. Ressalto a importância de cada um para nossa comunidade:
Adelino Serra Alves
Formado em gestão pública, exerce seu segundo mandato de prefeito de Nova Iguaçu de Goiás, imprimindo-lhe um novo ritmo de qualidade de vida e benefícios à sua população.
Cícero Romão Rodrigues
Formado em administração de empresas exerce o segundo mandato de prefeito de Minaçu, incorporando, sempre, às atividades públicas, a boa gestão dos recursos municipais. Foi um dos líderes nos movimentos contra a ditadura militar, em Itapaci, e fundador do MDB.
Denilson Severino Rosa
Nascido e criado em Formoso, é, hoje, prefeito dessa cidade, sendo comprometido com seu crescimento. Promovendo uma administração transparente e competente, seu trabalho é pautado na vontade de tornar próspero esse município, promovendo saúde e educação com qualidade.
Dásio Marques Ferreira
Advogado militante, ingressou na política em 2004, exercendo o segundo mandato de prefeito em Amaralina, e integrando, pela segunda vez, a diretoria da Associação Goiana dos Municípios, bem como da frente de mobilização municipalista.
Élio Antônio Martins
Formado em Direito e História, com especialização em gestão empresarial, atua na cadeia produtiva do amianto crisotila, desde 1975. É presidente do grupo Eternit, membro do conselho de administração, diretor de relações com investidores e diretor da Sama S/A minerações associadas. É, também, vice-presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtores de Cimento e do Sindicato da Indústria de Produtos de Cimento do estado de São Paulo. É, ainda, diretor do Instituto Brasileiro de Crisotila, membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do estado de São Paulo e do grupo de líderes empresariais.
Geraldo Coelho Vaz
Formado em Direito, é professor, em diversos estabelecimentos de ensino, inclusive na escola dos oficiais da Polícia Militar do estado de Goiás. Foi repórter, por muitos anos, bem como colaborador de diversos jornais da capital e do interior, autor de inúmeros livros que encantam a literatura goiana.
Foi, também, presidente, por três vezes, da união brasileira de escritores em Goiás, da Academia Goiana de Letras, bem como de outras entidades culturais brasileiras. Foi, ainda, um dos fundadores do grupo de escritores novos, movimento literário que polemizou a literatura goiana.
Foi secretário de estado da Cultura de Goiás, tendo sido agraciado com vários troféus, medalhas, comendas e prêmios.
Herculano Pinto Sirqueira
Engenheiro químico, exerceu por vários anos, suas atividades profissionais, na capital paulista.
Mudando-se para Porangatu, abriu a concessionária Wolksvagen, a primeira concessionária de veículos da cidade e da região. É um grande pioneiro dessa cidade, legando às novas gerações, um exemplo de homem íntegro, que sempre se pautou pela ética, em todas as suas relações.
José Osvaldo da Silva
Mineiro de Lagoa Formosa, reside em nosso estado, desde 1964. Na seqüência, foi presidente, coordenador regional e coordenador distrital do Cerea de Porangatu. Foi, também, diretor da associação comercial, presidente do Porangatu Atlético Clube e diretor regional da Celg de Porangatu. Exerce, hoje, o segundo mandato de prefeito de Porangatu, tendo empreendido esforços para transformar essa cidade em lugar próspero, que ofereça qualidade de vida aos seus moradores.
Josemar Gonçalves dos Reis
É servidor concursado da Agetop, mas, na vida política, além de exercer um excelente trabalho como secretário municipal de transportes da prefeitura municipal de Santa Tereza de Goiás, devido a seu carisma e alto grau de competência profissional, elegeu-se prefeito dessa cidade, em 2008, levando, a todos os munícipes, a melhoria da qualidade de vida.
Jurandir Amaral da Silva
Tendo começado a trabalhar na prefeitura municipal de Formoso aos 15 anos, desempenhou outras atividades profissionais como escriturário do agrobanco, gerente administrativo do Beg, tendo sido, também, tesoureiro da prefeitura municipal de Montividiu do Norte, de 2001/2004. Atualmente, é prefeito dessa cidade, estando sempre em busca de melhor estrutura econômica, de saúde e de educação para esse município.
Luiz Martins de Oliveira
Possuindo longa trajetória na vida pública, que abraçou para lutar por conquistas sociais e melhoria de vida para seus conterrâneos, foi diretor geral do colégio estadual João Teodoro de oliveira, e exerce o terceiro mandato de prefeito de Mutunópolis. É, hoje, o 2º vice-presidente da Amunorte.
Luiz Borges da Cruz
Foi vereador, no município de Alto Horizonte, onde exerce o segundo mandato de prefeito, primando, sempre, pelo interesse público e pelo desenvolvimento dessa cidade, que cresce a cada dia.
Orcino dos Reis Braga
Iniciou sua militância política em 1980. Em 2007, filiou-se ao PSDB, sendo eleito prefeito de Estrela do Norte. Além da ilibada postura, mantida à frente da atividade pública, desenvolve, também, as atividades de produtor rural e empresário no ramo de agronegócios.
Ronan Rosa Batista
Na vida política, exerce o segundo mandato de prefeito de Niquelândia, imprimindo-lhe, de modo eficiente, uma nova face, mantendo as contas da prefeitura em dia, tendo iniciado e concluído quase 100 obras, incluindo reforma de escolas e de hospitais. Investiu, também, nos eventos turísticos.
Wander Antunes Borges
Acompanhando a trajetória política de seu pai, que foi prefeito de Campinorte, por três mandatos, Wander Borges, desde cedo, já demonstrava sua vocação para as atividades políticas, por meio de liderança nos meios estudantis.
Aos 25 anos, foi eleito vice-prefeito e, aos 28 anos, consagrou sua trajetória de liderança, tornando-se o prefeito mais jovem da história política de Campinorte e do norte goiano. Nesse cargo, tem buscado uma administração pública de excelência, primando, sempre, pelo interesse da coletividade.
Weliton Fernandes Rodrigues
Muito querido pelo povo de Campinaçu e, demonstrando vocação política, foi eleito, em 2008, prefeito dessa cidade. Em quase oito meses de administração, já realizou um grande trabalho no município, tendo construído duas pontes, reestruturado a iluminação pública, adquirido duas ambulâncias, laboratório hospitalar, reformado creche, entre outros. Nosso homenageado é uma pessoa predestinada ao sucesso e bem visto por muitos políticos.
Waldomiro Bariani Ortêncio
Tendo exercido diversas atividades profissionais, atualmente, dedica-se à literatura e à música. Já teve cerca de 28 livros publicados, tendo sido agraciado com vários prêmios, inclusive no âmbito nacional. Foi, também, finalista em alguns concursos e pertence a várias entidades empresariais e culturais, entre elas, a academia goiana de letras. Além disso, empresta seu nome para várias bibliotecas e possui livros escritos em sua homenagem.
Caros homenageados, a Assembleia Legislativa do estado de Goiás, com admiração e gratidão, lhes rende essa homenagem.
Saibam que essa medalha e o título de cidadania são as principais honrarias do poder legislativo estadual e só são concedidas a pessoas que forem delas reconhecidas como merecedoras, por relevantes serviços prestados ao estado de Goiás.
O nome dos senhores passa a ser escrito, com grande satisfação e admiração, nos anais de homenageados desta casa.
Não é preciso dizer que, quando cada um dos homenageados lutou pelo desenvolvimento de sua cidade, lutou, por via de conseqüência, pelo desenvolvimento do estado.
Mas saibam, Goiás ainda precisa muito de cada um dos senhores. Usando as palavras do jornalista Márcio Canuto, “a medalha é um documento de compromisso do cidadão com a terra que ama”.
Peço vênia ao eminente jornalista para estender essas considerações ao título de cidadania e concluo, dizendo que todos os senhores já demonstraram, cristalinamente, o amor que sentem por nossa terra.
O que os senhores semearam está produzindo frutos.
Parabéns a todos os senhores.
Parabéns à Goiás por tê-los como cidadãos.
Muito obrigado.