Honor Cruvinel representa o Legislativo em evento em Acreúna
Senhoras e Senhores,
A Câmara Municipal de Acreúna, numa feliz, justa e oportuna iniciativa de seus dignos integrantes, entrega hoje o título de Cidadania deste operoso e rico município a um jovem político que muito fez e, com certeza, ainda muito fará pelo Brasil e, sobretudo, pelo Estado de Goiás.
Falo do senador Marconi Ferreira Perillo Júnior, vice-presidente do Senado da República, a quem rendo aqui as minhas homenagens como presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Goiás.
Pela sua rica trajetória política, sempre movida pela energia cívica e pautada pela defesa da democracia e dos ideais republicanos, não tenho a menor dúvida em afirmar que Marconi Perillo é um estadista.
Líder de grande dimensão humana, visão larga e elevado espírito público, Marconi encarnou um projeto de transformação que não só modernizou como projetou Goiás no ranking dos principais e mais pujantes Estados brasileiros.
O senador Marconi Perillo presidiu até há pouco tempo a Comissão de Infraestrutura do Senado Federal e se tornou uma das vozes mais respeitadas da política nacional, destacando-se no PSDB ao lado de figuras do porte de Fernando Henrique Cardoso, Aécio Neves, José Serra e Tasso Jereissati.
Ele, sem dúvida alguma, presta em Brasília um inestimável serviço ao nosso Estado e ao nosso País.
Seu gabinete está sempre de portas abertas aos goianos. Atencioso e amigo, tornou-se referência como um dos senadores mais produtivos do Congresso Nacional.
Como amigo leal, parceiro político e companheiro de primeira hora, dou o meu testemunho do esforço empreendido por Marconi ao longo de sua vida pública para o desenvolvimento de Goiás, particularmente em favor da melhoria da qualidade de vida das parcelas mais carentes do povo goiano.
Posso dizer que a sua capacidade de trabalho é inesgotável, assim como irrestrito é o seu amor por Goiás e pela nossa gente. O nosso Estado ganhou muito com a presença de Marconi na sua representação no Senado da República.
O menino humilde da infância pobre em Palmeiras de Goiás, o filho amoroso e dedicado de “seu” Marconi e dona Maria, que desde pequeno madrugava para estudar e ainda trabalhar para ajudar no sustento da família, sempre trouxe nos olhos o brilho de quem acredita no futuro, enfrenta desafios e jamais desiste da luta.
Este é o moço da camisa azul: um homem de bom caráter, sensível, trabalhador, solidário, vigoroso na sua paixão por Goiás, mas, acima de tudo, um semeador de sonhos. Porque os sonhos, como escreveu Bernardo Élis, o maior de todos os escritores goianos, são o que existe de mais verdadeiro nas nossas vidas.
E Marconi sonhou, ousou sonhar para concretizar a utopia de um Goiás melhor, menos injusto, livre da miséria e da pobreza, mais digno e igual em oportunidades para todos os goianos.
Trata-se, evidentemente, de um político de perfil diferenciado, que construiu tijolo por tijolo uma carreira irretocável. Foi ainda menino o principal colaborador do então governador Henrique Santillo no Palácio das Esmeraldas, revelando precocemente talento e extrema habilidade nas missões que lhe eram confiadas.
Eleito deputado estadual, deixou o seu nome inscrito como um dos parlamentares mais atuantes com passagem no Palácio Alfredo Nasser. O desempenho brilhante o credenciou à Câmara Federal com votação consagradora. Em Brasília, destacou-se pela qualidade dos projetos que apresentou e pela inteligência de suas intervenções nos debates do plenário e das comissões.
Depois da bem sucedida experiência parlamentar, onde alcançou notoriedade pelo discurso combativo e bem articulado, Marconi levantou com audácia a bandeira do Tempo Novo e sucessivamente colheu nas urnas de 1998, 2002 e 2006 as mais expressivas e calorosas manifestações de apoio popular já vistas em Goiás.
Seus dois governos transformaram a face de Goiás, que experimentou um grande salto socioeconômico e cresceu acima da média nacional, alcançando a aprovação da maioria esmagadora do povo goiano.
Os avanços nos diversos setores são inquestionáveis, especialmente na Educação, com a criação Universidade Estadual de Goiás, a nossa UEG, sem contar os programas sociais que contemplaram milhares de famílias humildes por esse Estado afora.
Não há dúvidas: a história de Goiás é hoje marcada por duas fases: antes e depois dos governos de Marconi Perillo.
Por tudo que fez e que ainda fará pelo nosso querido Estado de Goiás, Marconi tem o nosso apoio e crédito de confiança para voltar a governar o nosso querido Estado com a inteligência e a determinação que lhe são peculiares.
Parabéns, senador Marconi, pelo título de Cidadão de Acreúna, iniciativa inteligente do vereador Leandro Alves Felismino, o Leandro Profeta, que recebeu o apoio unânime desta casa. Tenho certeza, de que este título de Cidadania reforça o compromisso de Marconi Perillo com o desenvolvimento deste município progressista que cresce mais e mais a cada dia mais e mais pela grandeza de sua gente e pelo volume de riquezas que produz, notadamente no universo do agronegócio.
Que Deus continue protegendo e iluminando os caminhos de Acreúna e de Goiás.
Um abraço a todos e muito obrigado.