Honor Cruvinel representa o Legislativo em evento em Acreúna

14 de Setembro de 2009 às 14:59
Pronunciamento feito pelo presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Honor Cruvinel, por ocasião da entrega de título de Cidadão de Acreúna ao senador Marconi Perillo, em 11 de setembro de 2009.

Senhoras e Senhores,

A Câmara Municipal de Acreúna, numa feliz, justa e oportuna iniciativa de seus dignos integrantes, entrega hoje o título de Cidadania deste operoso e rico município a um jovem político que muito fez e, com certeza, ainda muito fará pelo Brasil e, sobretudo, pelo Estado de Goiás.

Falo do senador Marconi Ferreira Perillo Júnior, vice-presidente do Senado da República, a quem rendo aqui as minhas homenagens como presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Goiás.

Pela sua rica trajetória política, sempre movida pela energia cívica e pautada pela defesa da democracia e dos ideais republicanos, não tenho a menor dúvida em afirmar que Marconi Perillo é um estadista.

Líder de grande dimensão humana, visão larga e elevado espírito público, Marconi encarnou um projeto de transformação que não só modernizou como projetou Goiás no ranking dos principais e mais pujantes Estados brasileiros.

O senador Marconi Perillo presidiu até há pouco tempo a Comissão de Infraestrutura do Senado Federal e se tornou uma das vozes mais respeitadas da política nacional, destacando-se no PSDB ao lado de figuras do porte de Fernando Henrique Cardoso, Aécio Neves, José Serra e Tasso Jereissati.

Ele, sem dúvida alguma, presta em Brasília um inestimável serviço ao nosso Estado e ao nosso País.

Seu gabinete está sempre de portas abertas aos goianos. Atencioso e amigo, tornou-se referência como um dos senadores mais produtivos do Congresso Nacional.

Como amigo leal, parceiro político e companheiro de primeira hora, dou o meu testemunho do esforço empreendido por Marconi ao longo de sua vida pública para o desenvolvimento de Goiás, particularmente em favor da melhoria da qualidade de vida das parcelas mais carentes do povo goiano.

Posso dizer que a sua capacidade de trabalho é inesgotável, assim como irrestrito é o seu amor por Goiás e pela nossa gente. O nosso Estado ganhou muito com a presença de Marconi na sua representação no Senado da República.

O menino humilde da infância pobre em Palmeiras de Goiás, o filho amoroso e dedicado de “seu” Marconi e dona Maria, que desde pequeno madrugava para estudar e ainda trabalhar para ajudar no sustento da família, sempre trouxe nos olhos o brilho de quem acredita no futuro, enfrenta desafios e jamais desiste da luta.

Este é o moço da camisa azul: um homem de bom caráter, sensível, trabalhador, solidário, vigoroso na sua paixão por Goiás, mas, acima de tudo, um semeador de sonhos. Porque os sonhos, como escreveu Bernardo Élis, o maior de todos os escritores goianos, são o que existe de mais verdadeiro nas nossas vidas.

E Marconi sonhou, ousou sonhar para concretizar a utopia de um Goiás melhor, menos injusto, livre da miséria e da pobreza, mais digno e igual em oportunidades para todos os goianos.

Trata-se, evidentemente, de um político de perfil diferenciado, que construiu tijolo por tijolo uma carreira irretocável. Foi ainda menino o principal colaborador do então governador Henrique Santillo no Palácio das Esmeraldas, revelando precocemente talento e extrema habilidade nas missões que lhe eram confiadas.

Eleito deputado estadual, deixou o seu nome inscrito como um dos parlamentares mais atuantes com passagem no Palácio Alfredo Nasser. O desempenho brilhante o credenciou à Câmara Federal com votação consagradora. Em Brasília, destacou-se pela qualidade dos projetos que apresentou e pela inteligência de suas intervenções nos debates do plenário e das comissões.

Depois da bem sucedida experiência parlamentar, onde alcançou notoriedade pelo discurso combativo e bem articulado, Marconi levantou com audácia a bandeira do Tempo Novo e sucessivamente colheu nas urnas de 1998, 2002 e 2006 as mais expressivas e calorosas manifestações de apoio popular já vistas em Goiás.

Seus dois governos transformaram a face de Goiás, que experimentou um grande salto socioeconômico e cresceu acima da média nacional, alcançando a aprovação da maioria esmagadora do povo goiano.

Os avanços nos diversos setores são inquestionáveis, especialmente na Educação, com a criação Universidade Estadual de Goiás, a nossa UEG, sem contar os programas sociais que contemplaram milhares de famílias humildes por esse Estado afora.

Não há dúvidas: a história de Goiás é hoje marcada por duas fases: antes e depois dos governos de Marconi Perillo.

Por tudo que fez e que ainda fará pelo nosso querido Estado de Goiás, Marconi tem o nosso apoio e crédito de confiança para voltar a governar o nosso querido Estado com a inteligência e a determinação que lhe são peculiares.

Parabéns, senador Marconi, pelo título de Cidadão de Acreúna, iniciativa inteligente do vereador Leandro Alves Felismino, o Leandro Profeta, que recebeu o apoio unânime desta casa. Tenho certeza, de que este título de Cidadania reforça o compromisso de Marconi Perillo com o desenvolvimento deste município progressista que cresce mais e mais a cada dia mais e mais pela grandeza de sua gente e pelo volume de riquezas que produz, notadamente no universo do agronegócio.

Que Deus continue protegendo e iluminando os caminhos de Acreúna e de Goiás.

Um abraço a todos e muito obrigado.