Helder Valin enfoca transparência do Legislativo na abertura do Intercâmaras

29 de Setembro de 2009 às 23:28
Pronunciamento feito pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Helder Valin, por ocasião do Seminário de Aperfeiçoamento do Poder Legislativo, realizado na cidade de Porangatu, em 30 de setembro de 2009.

Senhoras, senhores,

Nas duas últimas décadas o Brasil e o mundo experimentaram mudanças profundas na cultura, na economia, e também na prática política. O acesso às novas tecnologias e a universalização do ensino são os agentes catalisadores de toda esta revolução. Através do rádio, da TV, da internet, os cidadãos têm acesso à informação quase instantaneamente.

Não há mais segredos. Nem mesmo os regimes autoritários conseguem esconder informações importantes da população. Os meios de comunicação reduzem as distâncias. As redes sociais permitem a troca simultânea de informações e experiências. O cidadão deixou de lado o papel passivo de consumidor de informações e passou a ser também produtor de conteúdo.

Se por um lado temos cidadãos mais conscientes, que conhecem seus deveres e sabem brigar por seus direitos, por outro vemos crescer o desencanto com a política. As pesquisas de opinião pública revelam que a credibilidade dos políticos nunca esteve tão baixa. Bombardeada por freqüentes escândalos envolvendo a classe política, a população passa a acreditar que todos são iguais.

Passam a nivelar por baixo todos nós que abraçamos a vida pública como missão, que escolhemos servir a comunidade, dedicar nossas vidas à luta pelo bem comum.

Como não acompanham o dia a dia de seus representantes e diante de uma sequência de escândalos envolvendo quem tem mandato, as pessoas começam a acreditar que a atividade política é supérflua e que todos os políticos são desonestos.

O caminho para a recuperação da nossa imagem e para a consolidação da nossa democracia passa, necessariamente, pela busca incessante por união, transparência e eficiência. Temos de aprender a prestar contas do nosso trabalho à sociedade. A trabalhar sempre em parceria e sintonia profunda com a comunidade.

Eficiência e transparência já estão incorporadas ao cotidiano da iniciativa privada. Temos de fazer o mesmo em nossos gabinetes. Prestar sempre o melhor serviço à sociedade, da forma mais ágil e respeitosa possível.

Quem escolhe a vida pública não pode ter medo do diálogo, do contato com as pessoas, do olho no olho. As novas tecnologias podem facilitar o acesso a um número muito maior de cidadãos e, portanto, não podem ser ignoradas.

Costumo repetir que o Intercâmaras foi criado para transformar nossa união em força. Não tenho dúvidas de que unidos, trocando informações e experiências vamos aprimorar nosso trabalho, resgatar nossa imagem e fortalecer a democracia.

Comecei minha carreira política como vereador em Goiânia. Digo com conhecimento de causa que o vereador é o líder político mais próximo do cidadão, o que melhor conhece os anseios e demandas da sociedade.

Todo este conhecimento acumulado por vocês será fundamental para que a Assembleia Legislativa possa prestar um serviço à altura dos goianos. Conhecendo melhor os desejos e anseios da sociedade, vamos poder votar de acordo com os interesses dos municípios, a fiscalizar com mais propriedade o trabalho do Executivo.

A Assembleia Legislativa se propõe a partilhar seu patrimônio humano e sua estrutura administrativa. Já avançamos muito na transparência e queremos dividir esta experiência com vocês. A sociedade só terá a ganhar.

Sabemos que todo o conhecimento que vocês adquirirem vai se reverter em benefícios para a população. O vereador precisa ser valorizado e contar com instrumentos modernos para fazer bem o seu trabalho. Um vereador atuante e bem preparado pode fazer a diferença na vida de toda uma comunidade.

Todos nós aqui reunidos compartilhamos o desejo sincero de contribuir para o desenvolvimento de Goiás e de garantir mais qualidade de vida para todos os goianos. Goiás é um Estado abençoado, pleno de potencialidades, reconhecido em todo o Mundo pela sua competitividade.

Pude reforçar esta visão participando da missão comercial realizada no início do mês, quando ao lado de empresários e do governador Alcides Rodrigues visitamos China e Rússia. Precisamos nos unir e nos aperfeiçoar para podermos realizar um trabalho cada vez melhor e mais digno da nossa gente.

Antes de encerrar estas palavras, quero agradecer a todos os 41 deputados desta legislatura e especialmente aos demais membros da mesa diretora, que tem dado todo o respaldo ao Projeto Intercâmaras. Quero fazer uma saudação especial aos deputados.... aqui presentes.

Orgulho-me profundamente por fazer parte desta legislatura, inquestionavelmente uma das mais produtivas da história do Legislativo goiano.  Juntos, com seriedade, espírito público e maturidade política, temos conquistado o respeito da sociedade e realizado muito por Goiás.

Que Deus nos abençoe a todos para que possamos continuar trabalhando por Goiás e garantindo mais dignidade e cidadania à nossa gente.

Muito obrigado, um grande abraço.