Paulo Cézar presta homenagem a policiais goianos

06 de Novembro de 2009 às 10:35
Discurso proferido pelo deputado Paulo Cézar Martins (PMDB) durante sessão especial que prestou homenagem a vários policiais militares do Estado, com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. (06.11.2009).

É motivo de orgulho para mim, estar, nesta manhã, registrando, na ata legislativa desta Casa, a honrosa homenagem a cidadãos que, por seus relevantes feitos, por ajudarem na luta por uma sociedade justa e igualitária, são de grande notoriedade, em nosso Estado.

Registra-se, nos anais desta Casa, os nomes de profissionais que porfiam na conquista, para o povo goiano, da dignidade humana e da cidadania, e, por isso, conquistaram a admiração, o respeito e o reconhecimento desse mesmo povo, que estão expressos na Medalha Pedro Ludovico Teixeira, que hoje recebem.

Essa medalha é a maior honraria dessa Casa Legislativa e, sobremodo, importante, pois consagra, em nosso Estado, aqueles que lhe prestam relevantes serviços. É o que os dignos homenageados têm feito, ao longo de seu tempo de trabalho.

Homenageio policiais militares e um Delegado de Polícia, Dr. JOAQUIM FILHO ADORNO DOS SANTOS. Todos se evidenciam pelo profissionalismo, pela solidariedade, pela honradez, pelo compromisso com a coletividade, pelo idealismo, pela ética e probidade, bem como pela vontade de vencer e de oferecer à comunidade em que vivem, a segurança tão necessária.

São profissionais que se destacam por oferecerem parte de suas vidas para a conquista de um direito fundamental do cidadão, que é a segurança pública.

As carreiras de Policial Militar, bem como a de Delegado de Polícia, são, sobremaneira, espinhosas. São, muitas vezes, alvos de críticas ou são incompreendidas, mas, se sobressaem por serem representadas por profissionais que possuem o ideal de preservar e defender a ordem pública e a paz social.

A sociedade moderna exige, cada vez mais, para a efetivação de sua segurança, profissionais corajosos, ousados, que não se curvam aos desafios. E esses atributos são, fartamente, encontrados naqueles que, hoje, homenageio.

Todos eles têm abnegado o comodismo, o conforto de seus lares para conviver, dia-a-dia, com o stress, com as dificuldades e os perigos advindos do crime, que saem para trabalhar sem saber o que os espera. Saem, porém, com as certezas de que parte da segurança da sociedade, a quem protegem, está depositada em suas mãos, e de que esse é seu ideal: oferecer proteção e socorro a cada cidadão. Bem por isso, não são apenas competentes, mas, verdadeiros heróis.

Os senhores têm demonstrado, no labor diário, serem modelos de lealdade, de honestidade e de aptidão para sua missão.

Os policiais militares, bem como o Delegado de Polícia, hoje, homenageados, são motivo de muito orgulho. Gostaria de ter tempo suficiente para falar um pouquinho de cada um dos senhores. Como isso não é possível, gostaria de mencionar, representando a todos, a Tenente - Coronel HELENA APARECIDA DAMÁSIO, por ser a primeira mulher a assumir esse posto. Bacharel em Direito, pela Universidade Federal de Goiás, realizou vários cursos profissionalizantes, além de dois cursos de especialização, entre eles, o curso de especialização em Segurança Pública.

Em menos de 05 anos, foi promovida, sempre por merecimento, ao posto de Major e, depois, ao posto de Tenente-Coronel.

A competência da Tenente-Coronel, hoje homenageada, é demonstrada, também, pelos cargos que ocupou, sendo que os mais recentes são: Comandante/Diretora do CPMG – Unidade Carlos Cunha Filho; Corregedoria da Polícia Militar, na elaboração de procedimentos, e Comandante da 1ª Companhia do Batalhão Escolar.

Por todo seu trabalho e suas conquistas, Tenente-Coronel HELENA, a senhora representa, com excelência, a Polícia Militar do nosso Estado, não só por ser a primeira mulher a ocupar esse cargo, mas, por representar a coragem, a tenacidade e a competência para atuar nesse órgão e para enfrentar desafios.

Para finalizar, dirijo-me, agora, a todos os homenageados para dizer-lhes que a sociedade goiana lhes deve todo o respeito e gratidão pelo excelente trabalho que têm realizado. Os senhores enaltecem as Polícias Militar e Civil do Estado de Goiás.

Parabéns,
Muito obrigado.