Ícone alego digital Ícone alego digital

Tiãozinho promove debate com estudantes

18 de Novembro de 2009 às 11:13
Discurso proferido pelo deputado Tiãozinho Costa (PTdoB) durante audiência pública com estudantes da PUC-GO. (18.11.2009).
Prezados senhores,
Prezadas senhoras,

Caríssimos professores, queridos alunos dos cursos de Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Saneamento Ambiental e Técnico em Controle Ambiental do Instituto Federal de Goiás.  É um prazer recebê-los nesta Casa de Leis, que mais uma vez abre as portas para ouvir as Universidades. É gratificante ver cidadãos como vocês que se interessam pelo futuro da sociedade em que vivem e contribuem para sua melhoria. Obrigado pela presença!

Nesta manhã, a Procuradoria da Casa, representada pela nossa parceira incondicional, Drª Regiane Dias Meira, repassa a vocês orientações sobre as sugestões apresentadas após o nosso primeiro encontro. Temos a honra de ver resultados altamente significativos no trabalho que desenvolvemos em parceria com Universidades como: Uni-Anhanguera, Faculdades Alfa e queremos que esses resultados possam ser comemorados também por vocês, acadêmicos da PUC Goiás e do IFG. Temos convicção de que estamos no caminho certo e o trabalho de vocês, que começa a tomar forma agora, iluminará ainda mais esse caminho.

O projeto Integrando o Legislativo com as Universidades amplia a possibilidade de participação efetiva no processo Legislativo do Estado de Goiás. Somos pioneiros na integração com a sociedade, cumprindo com uma das funções que compete a um parlamentar: dar voz à população, abrir as portas da Assembleia a professores, gestores e alunos nos aproxima de um ideal de tornar a política um espaço legítimo de discussão e transformação social.

Agradecemos sobremaneira a presença e participação de cada um de vocês. Acreditem na possibilidade de exercerem sua cidadania de forma democrática e efetiva.

Compartilhamos aqui um pouco da experiência que tivemos com a Uni-Anhanguera. Naquela instituição, acadêmicos de Gestão Ambiental e Biologia, apresentaram suas propostas e duas delas já foram aprovadas. Um requerimento sugerido pelos alunos e que  apresentamos nesta Casa, foi à inclusão do cargo de Gestor Ambiental no Concurso Público da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Vale ressaltar que este requerimento foi aprovado pelo executivo estadual e está na Secretaria da Fazenda para análise do impacto na Folha de Pagamento.

Acompanhamos de forma sistemática todo o percurso do processo, porque pela primeira vez, nós gestores ambientais, seremos reconhecidos pelo trabalho que desenvolvemos e teremos a oportunidade de sermos incluídos no quadro efetivo estadual por meio deste importante concurso.Uma grande vitória para a categoria.

Outra sugestão enviada por acadêmicos da Uni-Anhanguera é a inclusão na grade das mídias públicas do programa Momento Ambiental. Na TV Assembleia e na TV Brasil Central a programação está em fase de estudos e deve ir ao ar em breve. Esta, sem dúvida, é uma importante ferramenta de transmissão de informação e de conscientização, o que é mais importante quando nos referimos a meio ambiente.

Hoje, nesta manhã, temos a honra de receber valiosas sugestões de vocês e que apresentaremos em forma de requerimentos ou projetos de lei que serão formulados com o apoio jurídico da Procuradoria desta Casa e assessoria parlamentar de nosso gabinete.

Lembramos aqui o educador Pedro Demo que afirma: “O aluno que pesquisa não só aprende melhor a reconstruir conhecimento, como principalmente arquiteta sua autonomia, no sentido da cidadania ativa cientificamente bem fundamentada.” Muito obrigado pela valorosa contribuição e afirmamos que o interesse e o comprometimento demonstrado por vocês foram primordiais para os resultados alcançados até aqui e que poderão sentir realização ainda maior quando verem uma idéia que partiu de vocês, acatada pelo poder público e beneficiando a sociedade. É preciso apenas acreditar que é possível e batalhar para tanto.

Nossa legislatura se caracteriza pela ação, pois acreditamos que fazer política significa agir de modo a atender aos interesses da sociedade alicerçados numa concepção que defenda a vida e envolva as pessoas em causas que sejam realmente nobres. O estabelecimento de vínculos com a sociedade e as parcerias celebradas com as instituições nos dará elementos para realizar um mandato que tem resultado em benefício para nossa população.

Contamos com vocês para que a sociedade seja ainda melhor representada aqui na Assembleia! Que essa reunião seja altamente produtiva. Participem efetivamente do debate.

Muito Obrigado!
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.