Ícone alego digital Ícone alego digital

Helder Valin garante Legislativo cada vez mais independente

18 de Fevereiro de 2010 às 20:02
Discurso proferido pelo presidente da Assembleia, deputado Helder Valin (PSDB) na sessão solene de abertura dos trabalhos do 4º Período da 16ª Legislatura. (18.02.2010).

Senhor presidente, senhoras, senhores,

 

2009 foi um ano muito positivo para o Legislativo goiano. Colhemos os bons frutos da maturidade política, do trabalho dedicado em favor das causas maiores do nosso Estado, da convicção de que os interesses da nossa gente estão muito acima de qualquer paixão partidária.

Hoje, podemos dizer que o Legislativo goiano é um Poder altivo, autônomo e que se faz respeitar. Importante ressaltar que não estamos falando de um respeito imposto pela força, por ameaças. Mas de um respeito conquistado pela nossa postura democrática que tem garantido a governabilidade em nosso Estado.

Todas estas importantes conquistas são fruto do trabalho coletivo dos senhores deputados e senhoras deputadas desta Legislatura. Não me canso de repetir que esta Legislatura irá entrar para a História como uma das melhores, senão a melhor de nosso Estado.

Aqui nesta Casa, talentos individuais se somam em favor do bem comum.  Temos aqui alguns dos melhores quadros políticos de nosso Estado. Homens e mulheres de grande valor que não se deixam guiar pela vaidade e preferem apostar no trabalho em grupo. Cada qual, sem abrir mão de suas ideologias e convicções, contribui para que a Assembleia seja uma instituição cada vez mais respeitada e independente.

Quero neste momento agradecer a cada colega parlamentar, especialmente aos demais membros da Mesa Diretora, pelo suporte irrestrito a cada iniciativa da atual gestão. Graças às sugestões e ao apoio de todos os deputados e deputadas, implementamos projetos como o Intercâmaras, programa da Assembleia Legislativa que está proporcionando uma perfeita e produtiva integração institucional entre esta Casa e as câmaras municipais.

Nos três últimos meses de 2009, promovemos 13 seminários regionais e qualificamos aproximadamente 3 mil agentes políticos, entre vereadores e assessores de câmaras municipais.  Numa iniciativa ousada e pioneira, estamos garantindo as condições para que, até o final deste ano, todas as 246 câmaras municipais de Goiás tenham suas páginas na rede mundial de computadores. Em São Paulo, Estado mais rico e industrializado do Brasil, menos de 30% dos legislativos municipais mantêm sites na internet.

O apoio de todos os parlamentares também está sendo decisivo para que a Assembleia esteja inserida no contexto da internet 2.0. Usando softwares livres, que não representarão custos elevados para o Poder, vamos permitir muito em breve que os cidadãos assistam, quando desejarem, às sessões do parlamento goiano ou que participem, on-line e em tempo real, das audiências públicas promovidas pelo Poder.

Se 2009 foi o ano de grandes conquistas para o Legislativo, 2010 se revela um ano que demanda grandes responsabilidades. Caberá a nós, enquanto parlamentares, garantir a governabilidade e o equilíbrio institucional do Estado nos momentos de instabilidade trazidos pela campanha eleitoral.

Caberá a nós, enquanto políticos, principalmente, criar as condições para que as eleições ocorram dentro da normalidade democrática, num clima propositivo, respeitoso, inteligente, de altíssimo nível. Nesse particular, faço um cumprimento especial ao senador Marconi Perillo pela iniciativa de propor para a campanha deste ano um debate sério e elevado de idéias, fugindo do denuncismo, das baixarias e dos ataques pessoais e agressivos à honra alheia.

Que todos nós, independentemente de posicionamento partidário, saibamos nos inspirar nas palavras do senador Marconi Perillo, promovendo uma campanha à altura dos goianos. Uma campanha com os pés no chão, sem frases vazias de efeito, sem promessas mentirosas e impossíveis de serem cumpridas, sem ataques de baixo nível. Goiás experimentou grandes avanços nos últimos 11 anos, tornou-se uma potência econômica, conquistou respeito intelectual e cultural.

Deixamos de ser, há muito, uma terra de coronéis. Por isso, não podemos aceitar a volta do denuncismo, dos ataques pessoais e improdutivos, das mentiras que de tanto repetidas se tornam verdade.

Defendo mais uma vez a união dos homens e mulheres de bem que amam este Estado. Defendo o restabelecimento das forças que criaram o sustentaram o desenvolvimento econômico e o crescimento social ao longo da última década. Em parceria com os goianos, usando a força da união construímos um tempo de paz e conquistas.

O bom nível do debate político, que deve ser pautado por ideias e propostas, é a garantia para que a nossa gente possa democraticamente fazer a melhor escolha nas eleições de outubro.

Não podemos decepcionar a sociedade e mergulhar o processo eleitoral no mar de lama da baixaria. Goiás quer discutir os dias que virão de modo civilizado e respeitoso. 

E esse é compromisso que devemos firmar aqui com o povo goiano: vamos fazer uma campanha de alto nível com a apresentação de ideias e projetos para o desenvolvimento do Estado.

Agradeço a presença do senador Marconi Perillo, cuja participação nessa sessão demonstra o apreço que tem pela Assembleia Legislativa de Goiás. O senador Marconi faz um grande trabalho em defesa do nosso Estado no Senado, onde é vice-presidente e uma das vozes mais respeitadas. Pode ter certeza, senador, que Goiás o admira muito por tudo que fez, faz e, com certeza, ainda fará pelo bem do nosso Estado. 

Quero homenagear, por fim,  a figura do governador em exercício, Ademir Menezes, cuja conduta discreta e operosa à frente do Governo de Goiás é alvo do respeito e da admiração do povo goiano. Trata-se de um homem humilde e trabalhador, que faz do diálogo um instrumento poderoso de sua ação política, sempre voltada para o entendimento e a construção de consensos.

Mesmo ausente, por se encontrar em missão do interesse de Goiás no exterior, o governador Alcides Rodrigues aqui está presente, através da sua base parlamentar, através dos seus amigos e apoiadores. Ao governador Alcides, nossos agradecimentos pelo apoio irrestrito que tem prestado a todas as iniciativas da Assembléia Legislativa, na atual gestão.

Ao concluir, quero reafirmar a nossa crença de que a paz voltará a reinar na base aliada e que todos estaremos juntos para prosseguir o trabalho de modernização que vem transformando a face de Goiás.

Muito obrigado.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.