Helio de Sousa presta homenagem à diretora do Juarez Barbosa
Prezadas senhoras,
Gostaria de aproveitar esta oportunidade para dizer que deixarei o meu improviso e partirei para o sentimento. Com certeza, todos nós temos um motivo muito especial para estarmos aqui, e, por isso, cumprimento a todos, porque todos os segmentos que dizem respeito à profissionais da saúde do Estado, especificamente o Juarez Barbosa, associações de portadoras de várias patologias que são atendidas pelo Juarez Barbosa, familiares, amigos, enfim, diria que aqui está o povo de Deus. Sou uma pessoa que acredita que uma mulher no desempenho de uma função tão gratificante tenha as bênçãos de Deus para que possa exercer com toda a felicidade a sua ação.
Eu, pela vontade de Deus, já participei, melhor dizendo, de várias ações, já ocupei vários cargos e quando menos esperava fui convidado pelo nosso Governador Alcides Rodrigues Filho para ser Secretário de Estado da Saúde e entendi que aquilo seria uma missão, e dentro dessa missão, entendia e hoje muito mais, que deveria participar de momentos importantes do povo de Goiás, em questões muitas vezes de vida ou morte dentro das ações que podemos delinear.
Desde o dia em que assumi, 3 de julho de 2008, até o dia 17 de fevereiro de 2009, foram 7 meses que para mim foram os momentos que ouso dizer, gratificantes, pois, pude, num prazo tão pequeno, estar numa escola tão grande de pessoas que trabalham com o coração.
Cheguei à Secretaria apenas indicando o meu Chefe de Gabinete, Doutor Carlos Alberto Dias, e acreditando que a equipe era uma equipe preparada, hoje não tenho dúvidas disso, inclusive nas minhas saudações gostaria de fazer uma sudação especial a uma pessoa que talvez tenha sido a que mais conviveu as nossas dificuldades do dia a dia, o Doutor Antônio Ricardo que está aqui e que na hora que eu o cumprimentei ele expressou o sentimento que acho que é o da maioria que está aqui, ele merece.
Doutora Lilia merece esta homenagem, porque ela é mais do que uma Diretora, é uma mulher inspirada por Deus para fazer ações concretas no seu trabalho, e o que é importante, eu gostaria de expressar é que essa homenagem aqui para a Lilia Cileide, não é uma homenagem para ela, é uma homenagem para a Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa, porque ela mesma se expressa que ela não faria nada se não tivesse o respaldo de todos os segmentos, de todos os funcionários que entendem e compreendem quais são as suas ações, e com isto ela deu conta de fazer o sentimento de equipe que é aquilo que é fundamental para que a gente possa alcançar os objetivos, hoje mais do que nunca nós temos essa certeza.
Essa experiência que eu pude passar e pude entender as dificuldades que vem no dia a dia, eu pude compartilhar com todos aqueles que de uma maneira muito gratificante, e nós temos aqui presente o Doutor Silvio, em especial a nossa Secretária de Estado da Saúde, Doutora Irani, que a exemplo da Lilia também está cumprindo uma missão, ela tem uma determinação e o Governador Alcides Rodrigues com certeza está feliz por ela desempenhar o seu mandato como Secretária com tanta competência, mas especificamente no caso da Doutora Lilia Cileide, e eu tenho a convicção de que a presença de todos os senhores representa o que ela traduz para todos nós.
Eu, ao chegar à Secretaria de Estado da Saúde, no dia 3, poucos minutos depois de eu sentar na cadeira fui comunicado que uma pessoa do Ministério Público estava ali para me entregar uma intimação para que eu desse um prazo para entregar o prédio que está na Avenida Tocantins, porque lá não teria condições de trabalho e eu teria que assinar um TAC, para que em 90 dias se concretizasse a transferência. Ali fiquei conhecendo o começo de uma história que eu iria passar, mas consegui convencer que não adiantava eu querer, precisava que acontecesse, porque a vontade do Governador Alcides Rodrigues, do nosso Secretário Jorcelino Braga, era que a gente adquirisse, mas o Estado é lento, é moroso. E agora, passado dois anos, a Doutora Irani conseguiu viabilizar esta realidade.
Estou dizendo isso para mostrar para vocês que é tão difícil a gestão, mas que com paciência, com determinação e com boa vontade a gente consegue concretizar as nossas ações.
Minha segunda experiência foi receber logo, no dia imediato, uma senhora que se apresentava como Diretora-Geral do Juarez Barbosa. E a maneira com que ela se expressava me deixou perplexo, porque naquele momento eu não conseguia entender o que ela dizia, hoje sim.
Ela dizia que se não viabilizássemos a compra desse medicamento que estava num processo moroso iríamos perder vidas, os transplantados iriam perder a sequência de tratamento. E ela com um pacote debaixo dos braços chamou-me para ajudá-la a carregar esse pacote.
A cada dia que tive a oportunidade de servir entendi que essa missão era muito mais gratificante do que eu pensava. Para o Estado que representamos e, com certeza, para o nosso Governador Alcides Rodrigues, é muito gratificante saber que as manchetes negativas do passado hoje representam manchetes positivas do presente com expectativa de futuro. E isso é notório pela conquista administrativa que a Doutora Lilia, em dois anos, iniciada no dia 28 de abril, no dia de seu aniversário, como gestora, daquela unidade. E com certeza o reconhecimento, o que é mais importante, que comove e talvez ela deva se expressar aqui hoje, ao ver um telegrama que foi endereçado a ela, que dizia mais ou menos assim: "Agradecia a Deus por ela ter salvado a vida de seu filho, é que a eterna gratidão que esse sentimento que existe pessoas que na nossa língua nós chamamos de anjo". Hoje, a Doutora Lilia mais do que uma Diretora é um anjo da guarda de mais de 30 mil cidadãos goianos, que precisam e têm os medicamentos de alto custo no Juarez Barbosa. Eu acho que só esse telegrama traduz tudo que cada um que está aqui gostaria de dizer para a Doutora Lilia. Mas eu diria muito mais, eu diria que a sua gestão, por sua vontade, pela sua determinação, pelo seu compromisso ela passou a ser enxergada pelo próprio Ministério da Saúde.
Numa reportagem recente da "Revista IstoÉ", faz uma comparação do absurdo que é o Brasil, onde o Governo gasta bilhões na compra de medicamentos. E fez uma comparação e citou que enquanto um Estado da Federação gasta um determinado valor para comprar medicamentos que custam milhões, em Goiás, pela Central, por vocês que são do Juarez Barbosa, compram pela metade do preço. Por isso, Deputado Wagner Guimarães, Deputado Honor Cruvinel que aqui eu entendia que esta homenagem, quero insistir, não é apenas para a Doutora Lilia Cileide, e para o Juarez Barbosa por tudo o que a equipe faz. Enquanto a gente entende que é justo, e a Nara sabe o que estou dizendo, a cobrança para a equiparação das cargas horárias. Lá no Juarez Barbosa trabalhando aquilo que está além de algumas unidades nossa, da saúde, se trabalha muito mais e não se cobra nada, porque talvez a partir de um determinado momento se sente voluntário, e compromissados com aquela função que está desempenhando. Isso acontece porque temos liderança, isso acontece porque temos exemplos, e que fazem, então, que no Juarez Barbosa o orgulho de servir é a marca maior.
Deputado Wagner Guimarães, Deputado Honor Cruvinel, demais autoridades aqui presentes, não é só isso, é muito mais. E hoje o que o Juarez Barbosa gasta em compras, da uma economia para o Governo Federal, através do Ministério da Saúde; para o Governo Estadual, e a Doutora Irani Ribeiro sabe muito bem o que estou dizendo, de cifras em torno de 5 milhões de reais/mês. Esta é a economia que essa equipe do Juarez Barbosa está fazendo para todos nós, para todo o povo goiano. E só isso representa que o Estado é viável, que nós somos viáveis, e que uma gestão faz a diferença. E nesta noite, então, essa diferença fez com que esta Casa fizesse esta homenagem para a nossa querida Doutora Lilia Cileide, com certeza, orgulho para todos nós e o anjo da guarda de mais de 30 mil cidadãos goianos que precisam desses medicamentos.
E por isso quero, neste momento, agradecê-los pela presença, agradecê-los pela solidariedade desse compromisso de mostrar que admiramos, gostamos e, com certeza, usamos um português que é para mim tão gratificante - vejo aqui a Claudinha, que trabalha na saúde, que o avô dela foi quem me ensinou um pouco de português -, dizer que nós amamos a Doutora Lilia. Amamos da maneira mais pura que existe, porque esse é o sentimento de uma população que tem a certeza da sua presença todos os dias na sua casa.
Em nome desse amor e desse respeito que temos por uma profissional, quero então agradecê-los por tudo, pela atenção e, ao terminar, gostaria apenas de fazer um pedido, para mostrar esse amor que tempos pela Lilia, gostaria de pedir a todos uma salva de palmas.
Muito obrigado.