Vanuza Valadares ressalta ações de homenageados com Prêmio Altamiro de Moura Pachedo
Sr. Presidente,
Prezados senhores e senhoras,
É com muita alegria que damos início a mais uma solenidade de entrega do prêmio Altamiro de Moura Pacheco.
Sempre, antecedendo a solenidade aproveito a oportunidade para lembrar um pouco da história e o significado do nome desta premiação.
O nome deste prêmio é uma homenagem ao Sr. Altamiro de Moura Pacheco que vendeu a Fazenda Dois Irmãos para o Governo do Estado de Goiás para que fosse transformada em unidade de conservação estadual de proteção integral.
Com esta atitude, foi possível preservar um dos últimos vestígios da vegetação caracterizada como mata seca - remanescente da Mata Atlântica - no Estado de Goiás.
O Parque foi criado em 03 de Julho de 1992, possui uma área de mais de 3 mil hectares e está localizado às margens da BR-060/153, a 22 Km de Goiânia e 25 Km de Anápolis, nos municípios de Goianápolis, Goiânia, Nerópolis e Terezópolis de Goiás.
Esta premiação acontece há 14 anos, e a cada oportunidade aproveitamos para conhecer as pessoas que trabalham pelo meio ambiente em Goiás. Estas dedicadas pessoas, fazem a gente acreditar que o planeta ao qual habitamos vai se tornar melhor.
Tenho muita satisfação em presidir a Comissão do Meio Ambiente e poder desenvolver trabalhos e atividades que divulgam e debatem o que está acontecendo com os recursos naturais em Goiás.
Nestes dois anos e meio, vivenciamos situações polêmicas como a explosão da indústria sucroalcooleira e o surto da dengue.
Com determinação e transparência pudemos aproximar a população das autoridades responsáveis pela adoção de políticas referentes aos recursos naturais, e discutir o reflexo disso na condição humana.
Entre os vários assuntos que abordamos em audiências públicas destaco os debates sobre as queimadas, a proteção das nascentes, a construção de hidrelétricas.
Também debatemos as condições de vida do homem no campo, incluindo aí discussões sobre a erradicação do trabalho escravo, o descarte de embalagens de agrotóxicos, a eletrificação rural, a explosão da cana de açúcar, a dengue, o uso de material reciclado, os resíduos sólidos, questão extremamente importante!
Com a Comissão conheci a luta de talentosos artesãos para manter o Parque da criança como mais uma opção de lazer dos goianos. Nesse caso, a Comissão promoveu audiência pública em luta da defesa do Parque. A Comissão vistoriou ainda as obras da barragem do córrego João Leite em Goiânia, e foi uma das opositoras da manutenção das dragas instaladas no nosso Rio Araguaia. Além disso, promoveu uma infinidade de trabalhos comunitários e conheceu pessoas valorosas, que trabalham em prol da Mãe natureza.
Aos amigos, familiares e as crianças aqui presentes gostaria de propor um ideal de vida.
A partir deste dia Mundial do Meio Ambiente vamos combater o pessimismo.
Quem disse que alguma coisa é impossível?
Olhe ao seu redor. Este plenário está repleto de pessoas que fazem a diferença.
E o mundo está cheio de fatos que segundo os pessimistas nunca teriam acontecido.
Mesmo ouvindo as palavras como: "isso é impossível" ou que "isso é impraticável", Santos Dumont inventou o avião, o homem chegou à lua e continua desvendado o universo.
O Brasil desenvolveu o biocombustível, os cientistas continuam trabalhando para encontrar a cura de diversas doenças e quem diria; as pesquisas com células - tronco se tornaram uma realidade.
Assim são os agraciados deste ano.
Os senhores e as senhoras são a prova de que as transformações do não em sim são a grande revolução que teremos que passar.
Parabéns aos homenageados e o que pretendemos com esta homenagem é que o Estado de Goiás reconheça vocês muito mais do que defensores e protetores da natureza.
Desejo que os goianos os tenham como símbolos de que nada é impossível.
Aos presentes quero esclarecer que a escolha dos homenageados foi feita através de uma comissão formada pelas seguintes pessoas: Deputados Álvaro Guimarães, José Nelto e Vanuza Valadares; representante da PUC-Goiás Dra. Sandra de Faria; representante da UFG Dr.Tasso Leite; Presidente da UBE Edival de Oliveira; Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás Márcio Senna e também o Secretário de Meio Ambiente Roberto Freire.
Os agraciados são divididos em categorias e por isso, a necessidade das distintas premiações:
O Troféu Aroeira é concedido à empresa, entidade ou pessoa que mais tenha se destacado na defesa do meio ambiente em Goiás;
Os agraciados são:
Lívia Maria Dias, indicação deputada Vanuza;
A Lívia é engenheira Civil, graduada pela UCG, com especialização em Saúde Pública e disposição e Tratamento de resíduos Sólidos e Líquidos. Presta consultoria técnica e perícias nas áreas de saneamento e meio ambiente.
Parabéns Lívia e obrigada pelo seu nobre trabalho no Conselho de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Também receberá o Troféu Aroeira o Senhor:
Pasqualetto é do Departamento de Engenharia Ambiental da PUC.-Goiás. Formado em Agronomia pela Universidade federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Especializou-se em manejo de solos e culturas e em tecnologia, saneamento e gestão ambiental.
Parabéns Antônio Pasqualetto !
É um órgão vinculado a Pró-Retoria de Pós-graduação e Pesquisa da PUC de Goiás destinado a coordenar, desenvolver, orientar e realizar pesquisas por meio de seus núcleos de antropologia, arqueologia, meio ambiente, documentação áudio visual e Centro Cultural Jeso Puttkamer. Tem ainda como objetivo a realização de atividades acadêmicas e de docência. Gostaria de convidar o professor Júlio César Rubin de Rubin. que representará nesta ocasião o Instituto.
Parabéns professor Júlio César.
Os agraciados são:
Dorisney Costa, indicação do deputado Tiãozinho Costa;
Muito querida e respeitada no meio jornalístico, atuando como assessora de imprensa há 19 anos, Dorisney Costa adquiriu sólida experiência em relacionamento com a imprensa local. Atua ainda como assessora do CREA em Goiás, responsável pela divulgação do prêmio CREA do Meio ambiente, realizado há 08 anos, destacando profissionais e sociedade organizada que mais contribuem para a causa ambiental.
Parabéns, Dorisney Costa.
Maura Lázara Leão, indicação da deputada Mara Naves.
Analista Ambiental do Ibama, Maura Lázara Leão é uma das fundadoras do Simpósio Ambiental Brasileiro no Cerrado, que já se encontra na sua décima sexta edição.
Parabéns, senhora Maura Leão!
O objetivo do Programa Agrinho é fornecer às crianças em seu ambiente escolar, as informações em relação a temas diversos como meio ambiente, saúde, ética, cidadania entre outros, proporcionando o desenvolvimento de um conceito de ensino diferente abordando os conteúdos propostos de forma transversal às disciplinas obrigatórias, atendendo às necessidades de cada comunidade.
Eu convido para receber a Comenda dos Ipês, representando o Programa Agrinho, o senhor José Mario Schreiner.
A Comenda Araguaia - será entregue à empresa, entidade ou pessoa que, nacionalmente tenha dado maior contribuição para a preservação do meio ambiente do Estado de Goiás.
Os agraciados são:
MILKA SORVETES Frutos do Cerrado, indicação da deputada Vanuza Valadares.
Há 13 anos atuando no mercado de picolés e sorvetes à base de poupa de frutas despertando na sociedade, um interesse maior para a riqueza da nossa região. Conquistou um lugar de destaque entre as empresas que exploram a natureza de forma sustentável, utilizando materiais reciclados na confecção de seus produtos e embalagens.
Convido para receber a Comenda Araguaia em nome da Milka-sorvetes Frutos do Cerrado, o senhor Clóvis José de Almeida, proprietário da empresa. Gostaria de parabenizar também sua esposa e sócia a sra. Milca Lourenço, seus filhos e todos os colaboradores que trabalham ali.
Também receberá a Comenda Araguaia o senhor:
Geólogo e mestre pela UNB, Especialista em Sensoriamento Remoto pela UNESP - Rio Claro, Phd em Ciência do Solo e Sensoriamento Remoto pela Universidade do Arizona (Estados Unidos). Alguns de seus projetos de pesquisa são: Mapeamento e Caracterização Biofísica de Áreas de Pastagens Cultivadas no Bioma Cerrado e também Monitoramento Sistemático dos desmatamentos no Bioma Cerrado.
Parabéns, Laerte Guimarães Ferreira Júnior.
Mais um agraciado com a Comenda Araguaia, gostaria de anunciar o Senhor:
Emiliano Lôbo de Godói, uma indicação do deputado Wagner Guimarães;
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. O Doutor em Agronomia, Emiliano Lôbo é Consultor Ambiental do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, além de consultor Sênior do Sebrae, da Cooperativa COMIGO e da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso. Coordena também, diversos Programas na Área Ambiental.
Parabéns, Senhor Emiliano Lôbo.
Também receberá a Comenda Araguaia o senhor:
Edward Madureira Brasil, indicação do deputado Mauro Ruben;
O Professor Edward Madureira Brasil, é Reitor da Universidade fFderal de Goiás. Formou em Agronomia e também cursou mestrado e doutorado nessa mesma Unidade Acadêmica. À frente da Administração Superior da Universidade federal de Goiás, tem procurado apoiar, incentivar e implementar projetos que contribuam para consolidar a instituição como referência de qualidade no ensino, na pesquisa e extensão.
Gostaria de ressaltar que além dos troféus e comendas todos os agraciados receberão um Diploma de Honra ao Mérito como certificado da premiação.
Parabéns a todos os escolhidos e que o trabalho de vocês continue sendo referência para o Estado de Goiás e um exemplo para o Brasil.
Meus amigos de luta para a preservação do meio ambiente, se olharmos com mais atenção o planeta terra, vamos constatar que todos os seus elementos minerais, vegetais ou animais estão intimamente interligados, em verdadeira harmonia. Isto inclui os seres humanos. Mas não temos percebido isso, salvo pessoas como nós que somos honrosas exceções. Assim, caminhamos como se fossemos os mais importantes seres terrestres, impingindo aos demais, violenta agressão, desrespeito e extermínio implacáveis, para satisfazer nossos interesses nem sempre nobres. Portanto, vivemos em uma mesma comunidade e estamos em um momento decisivo, ante o alto nível de degradação ambiental. Cabe ao homem decidir agora seu caminho. Sua opção não terá volta, ante a situação crítica que se apresenta. Assim, meus amigos, uma coisa é certa: Vivemos todos nós e os demais seres na mesma nave mãe, teremos o mesmo futuro e partilharemos do mesmo destino.
Parabéns a todos os homenageados e que o trabalho de vocês continue sendo referência para o Estado de Goiás e um exemplo para o Brasil.
E obrigada a todos os presentes, desejando muita saúde e sabedoria para continuarmos essa incessante luta por um respeito maior do ser humano ao nosso querido meio-ambiente!